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Literatura Infantil


Literatura Infantil

O que deve existir?
üDramatismo, movimentação
Por quê?
Criança irrequieta / incapaz de atenção demorada
gosto por fatos novos, com peripécias e situações imprevistas

üpela ação das personagens
üpela técnica narrativa
ü evitar descrições
ü longas digressões
“As narrativas precisa correr a galope, sem nenhum efeito literário.”
(Monteiro Lobato)
“Não se trata do que pensaram as pessoas, ou do que sentiram, mas do que fizeram.”
(Sara Bryant)

AS PERSONAGENS______________________________

üAs personagens devem ser planas, ou seja, devem apresentar as mesmas características durante toda a narrativa (boas ou más).


üOposição entre as personagens (ética maniqueísta → Bem x Mal)

ÉTICA MANIQUEÍSTA

üÉ aquela que diz que o mundo é formado por duas forças antagônicas (Bem x Mal).

üÉtica relativista → que considera que em um mesmo ser coexistem o bem e o mal.


A ética deve ser a Maniqueísta, pois as crianças se identificam com as personagens do bem, que sempre vencem.
Isto fortalece psicologicamente as crianças e as ajuda a formar valores.



Deve ser através do discurso direto → uso do travessão, fala da personagem, em 1ª pessoa).
Ex.: E o lobo disse:
- Eu vou assoprar e a casa derrubar.
O diálogo (linguagem oral) dá realismo à cena, presentifica os fatos


No discurso indireto, o narrador

se apropria da fala da personagem, apresentando-a em 3ª pessoa.
Ex.: E o lobo disse que (ele) ia assoprar e a casa derrubar.

ü linear
ücom tempo cronológico (e não psicológico)
üsem flash-back ou cenas paralelas
üpreferência por conto e romance de ação
üdesfecho feliz
üpara entretenimento

Adequação á idade da criança


Consideraremos três fases:
ü a do mito;
ü a do conhecimento da realidade;
ü a do pensamento racional.



Criança na fase do mito
üdos 3/4 a 7/8 anos

→ predomínio da fantasia
→ “animismo” ( dar vida a seres inanimados)
→ realidade e fantasia se misturam
Literatura adequada: a literatura das maravilhas: contos maravilhosos e de fadas, lendas, mitos e fábulas.

Criança na fase do conhecimento da verdade

üdos 7/8 a 11/12 anos
ü fase do robinsonismo (referente a Robinson Crusoé, de Daniel Defoe)
-narrativas com “verossimilhança” (que mantêm em tom verídico) → relatos mais próximos da realidade que os contos de fadas)
Literatura adequada:
-romances de aventuras;
-relatos mitológicos, heróicos, de viagens


Criança na fase do pensamento racional

üdos 11/12 à adolescência

-domínio das noções abstratas
- 2ª fase egocêntrica (de caráter social) – preocupa-se consigo, porém em relação aos outros
-
Literatura adequada:
-romances em geral
-“literatura realista”


Literatura Infantil

ücomo projeto educativo (“sob encomenda”)

ou
ücomo literatura (arte)


Contato com a realidade via imaginação e fantasia


Propiciar aos alunos o contato com bons livros e boas revistas”

CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil – Teoria e Prática. 5º capítulo. 16ed. São Paulo: Ática, 1997.



“Se queres vencer na vida,
progredir e prosperar.
procura sempre os bons livros.
Quem lê, aprende a pensar”.
(autoria desconhecida)

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