Pesquisar este blog

Amamentação: união do amor de mãe

Amamentação: união do amor de mãe

Toda mãe sabe os benefícios da amamentação. O leite materno é conhecido como uma vacina natural que protege as crianças de doenças e alergias. Médicos recomendam que no mínimo o esse período de permanecer nos 6 primeiros meses, podendo ainda ser prolongado, mas com menos intensidade do que no início, pela introdução de outros alimentos.
A quantidade de leite produzida tem uma relação muito próxima com o exercício de dar o peito para a criança. Antes do bebê nascer e nos primeiros dias pós-parto, as mamas produzem o colostro, um líquido amarelado que é a base para a formação do leite em si. O colostro tem tudo que a criança precisa nos primeiros dias de vida pela riqueza da sua composição nutricional, é essencial para o desenvolvimento saudável da criança.
A mamãe deve ser persistente porque nem sempre é fácil fazer o bebê “aprender” a mamar. Para evitar dores ou rachaduras nos seios, é recomendável durante a gravidez levar banhos de sol nas mamas, antes das 8 da manhã por 10 minutos diariamente. O aleitamento materno é uma fase de suma importância para a mãe e para a criança, tem benefícios na saúde e até no bolso, porque não há necessidade de comprar leite industrializado para alimentação da criança nos primeiros 6 meses de vida.
 O que faz a mãe ter leite é a sucção da criança na mama, é como se fosse o “puxador” da produção de leite, porque provoca a liberação de hormônios responsáveis pela produção de leite: prolactina e ocitocina.
Ao dar de mamar, sempre tenha a região mamilar limpa, escolha lugares tranquilos em que possa se sentir à vontade com o bebê. Aproveite para apreciar o momento e relaxar com o serzinho mais esperado da sua vida.
De acordo com uma publicação na JAMA Pediatrics, revista científica, a amamentação está associada a um menor risco de desenvolvimento de excesso de peso em crianças na idade escolar, serve como um fortalecedor no sistema imunológico da criança, e previne doenças alérgicas.
Amamentar também ajuda a mãe a voltar ao peso normal que tinha antes da gravidez. O imprescindível é o uso do sutiã, muito recomendável o específico para o exercício da amamentação, a volta do tamanho da mama será de forma natural após o período de amamentação. Em alguns casos, compressas de água morna ou massagens ajuda nesta fase.
Quando a mãe tem que voltar a trabalhar, para não interromper o aleitamento materno, pode-se armazenar o leite do peito em frascos de vidro com tampa de plástico para congelamento. Os vidros devem ser fervidos durante 10 minutos antes do armazenamento. Ao dar para criança o leite já descongelado, prefira as colher ou copinhos, evite mamadeiras.
Por quando tempo você amamentou seu filhinho(a)?


Em Destaque

Atividade de Páscoa para Download e imprimir

Atividade pedagógica BNCC para IMPRIMIR e DOWNLOAD

Pesquisar Atividade

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores