MEC oferece curso EAD “BNCC NA EDUCAÇÃO INFANTIL” com certificação

Carga horária 30 horas Ementa O curso prevê a apresentação da Base Nacional Comum Curricular – seus princípios e estrutura. Há um aprofundamento sobre as áreas e respectivos componentes curriculares, tomando algumas habilidades previstas para os anos iniciais como referência. Por fim, será abordada a reformulação de projetos pedagógicos e a implementação de currículos da educação infantil, norteados pela BNCC.



Objetivos Ao final, espera-se que o cursista:
• Conheça em profundidade a BNCC e suas premissas pedagógicas; • Perceba como a BNCC contribui para a promoção das aprendizagens de todos os estudantes – crianças, jovens e adultos; • Conheça as aprendizagens previstas para os alunos da educação infantil; • Identifique mudanças que a BNCC imprime nas práticas pedagógicas e acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento.

Metodologia
O curso se organiza para apresentar conceitos e princípios fundamentais e propor reflexões sobre as implicações da BNCC para a prática pedagógica. Em cada módulo, o conteúdo será apresentado, principalmente, por meio de videoaulas que esclarecerão princípios, discutirão práticas pedagógicas e abordarão exemplos.


Demais recursos – textos, imagens, animações, objetos digitais – servirão como elementos de apoio para a compreensão dos vídeos, trazendo conceitos, dados complementares e outras informações necessárias.

Ao final de cada módulo, o cursista é convidado a realizar um conjunto de atividades não avaliativas: questões fechadas com feedback automático em diferentes formatos – verdadeiro ou falso, múltipla escolha, associação – e questões abertas e reflexivas, sem resposta certa ou errada, com comentário para consideração do cursista.

O intuito das atividades é tanto o de permitir ao cursista que verifique seu entendimento do conteúdo abordado quanto o de sensibilizar e provocar reflexões a respeito de suas práticas. Ainda ao final de cada módulo também, há tópicos para discussão no fórum, disponível no ambiente virtual de aprendizagem.

Por se tratar de um curso autoinstrucional, a participação no fórum é opcional e não avaliativa, entretanto, assume-se que o espaço para troca de experiências e reflexões entre os cursistas amplia as oportunidades de aprendizagens dos cursistas.

A partir das inscrições, o início do curso será automaticamente liberado e o prazo máximo de 120 dias para conclusão do curso começará a contar assim que o cursista receber um e-mail confirmando sua inscrição. O curso é realizado 100% online.

 A declaração é emitida pelo ambiente virtual de aprendizagem do Ministério da Educação – AVAMEC, tão logo finalizado o curso. Por isso, é importante que os dados pessoais estejam corretamente preenchidos no cadastro.

Público alvo Professores de Educação Infantil LINK PARA INSCRIÇÃO: http://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/2771/informacoes?open-subscribe=true


Pesquisar este blog

Em Destaque

Atividade de Páscoa para Download e imprimir

Atividade pedagógica BNCC para IMPRIMIR e DOWNLOAD

Pesquisar Atividade

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores