Psicomotricidade na Educação Infantil


Psicomotricidade é a “educação do movimento com atuação sobre o intelecto, numa relação entre pensamento e ação, englobando funções neurofisiológicas e psíquicas”.



Psicomotricidade palavra derivada do conceito Psiché e do latim Motore.
Tenho para mim que esta é uma das áreas  mais encantadoras, fascinantes e  desafiadoras  da educação .
Termos a oportunidade de  estarmos diante dos alunos  em um dos momentos mais mágicos da vida , a infância...
Onde "tudo"  se inícia...
Fascinante porque  professores  de educação infantil são instigados a adentrar neste mundo lúdico e  de forma harmonica , planejada , unir o movimento  e a alma  numa conexão contagiante, onde cada atividade é observada, avaliada, com propósitos próprios em toda sua complexidade.
Uma união que irá contribuir diretamente para a formação da criança   em todas as etapas da vida. 
 Psicomotricidade nada mais é que interagir ao meio através do movimento deixar o corpo expressar os sentimentos e vontades, já que está diretamente ligada a afetividade e à personalidade
A Educação Infantil tem como objetivo a busca por experiências corporais, para a formação de conceitos corporais e de caráter organizando assim, idéias e paradigmas que serão fundamentos de uma filosofia de vida.
A Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço .

   Os movimentos expressam o que sentimos em nossos pensamentos e atitudes que muitas vezes estão arquivadas em nosso inconsciente.
A importância das atividades motoras na educação, pois elas contribuem para o desenvolvimento global das crianças. Entretanto, as crianças passam por fases diferentes uma das outras e cada fase exige atividades propicias para cada determinada faixa etária.
A psicomotricidade precisa ser vista com bons olhos pelo profissional da educação, pois ela vem auxiliar o desenvolvimento motor e intelectual do aluno, sendo que o corpo e a mente são elementos integrados da sua formação.





Pesquisar este blog

Em Destaque

Atividade de Páscoa para Download e imprimir

Atividade pedagógica BNCC para IMPRIMIR e DOWNLOAD

Pesquisar Atividade

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores