PUBLICIDADE

Silylandia | Ad / Publicidade:

SEJA DA FAMÍLIA

INSCREVA-SE NO MEU CANAL !!

Trânsito na Educação Infantil

TRÂNSITO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



"A criança no trânsito", tem como objetivo principal proporcionar momentos de aprendizagem que possibilitam o envolvimento no trabalho preventivo sobre o trânsito, compreendendo sua utilidade, funcionamento e importância na coletividade. A melhor maneira de aprender as regras de trânsito é na prática.
Brincando. Durante este período em que o projeto é realizado, as crianças tem a oportunidade de participar de diversas atividades que contribui para o seu desenvolvimento cognitivo e social, tais como:
Construção de painéis; Jogos matemáticos envolvendo seqüenciação, contagem, relação número/quantidade, escritas numéricas e resolução de situações problema; Construção de um gráfico demonstrando o tipo de transporte utilizado pelas crianças para virem à escola; Construção de texto cooperativo, com o título "Meu papel no trânsito"; Confecção de vários tipos de veículos utilizando material reciclável (rolinhos, caixas, tampinhas...); Observação do trânsito nas proximidades da Escola; Visita de um agente de trânsito para falar sobre as regras do trânsito; Rodas de conversa e reflexões sobre o tema; DVD: "Educação no Trânsito", produzido pela Ford Veículos; Decoração dos corredores da Escola com sinais de transito e marcação da pista em duas vias. Momento de Espiritualidade: a VIDA como presente de Deus; Atividade de letramento envolvendo os nomes dos veículos; Atividades de psicomotricidade envolvendo o apito do guarda de transito, que também se constitui um sinal, e as cores da sinaleira, entre outras; As crianças também podem confeccionar a sua própria carteira de habilitação, nas categorias “motoca”, “bicicleta com/sem rodas auxiliares”, “patinete” e outros “veículos“ autorizados para crianças. O projeto pode terminar com a entrega solene das carteiras de habilitação.
em uma linda comemoração.
Como bons motoristas, todos receberam a habilitação para dirigir Durante a realização das atividades as crianças evidenciam muitos conhecimentos sobre o trânsito e as regras pertinentes, demonstrando que estão no caminho certo para se tornarem cidadãos conscientes de suas responsabilidades.
Os objetivos do projeto são totalmente alcançados, uma vez que as crianças envolvem-se
com entusiasmo na realização das atividades, ajudando, inclusive, a modificar o comportamento dos pais no trânsito. Esta constatação mostra a importância do trabalho desenvolvido na Educação Infantil, que, de forma lúdica, proporciona às nossas crianças os saberes necessários para a vida.
Postar um comentário

Obrigada pelo carinho!

Amigos Silylandia!