Pesquisar este blog

Fantoches A ARTE DE ENSINAR BRINCANDO!

FANTOCHES
A ARTE DE ENSINAR BRINCANDO
Nesta data fomos presenteamos com uma Reunião de Orientação Pedagógica – ROP , lúdica e prazerosa onde foram abordadas as experiências da palestrante Profª Sueli que atua a anos na rede Municipal de Ensino.
Reflexões do dia-a-dia escolar, papéis a preencher, conteúdos a transmitir, datas a serem observadas e compridas, horários ,enfim.
Sabemos de toda a dificuldade existente o que acaba de certa forma nos motivando ainda mais no sentido de nos tornarmos mediadores que vão além dos conteúdos a serem transmitidos , construindo, reconstruímos a todo o momento a educação.
Neste sentido a professora Sueli disposta a trazer de volta a emoção da descoberta idealizou o projeto a turma do “Smilingüido” que nasce para resgatar valores, criar e recriar a educação, transmitir saberes de forma prazerosa e dinâmica, onde voluntariamente apresenta nas escolas as histórias encantadas com sua turma.
Os fantoches em toda a sua essência tem este poder de encantar, cativar, acariciar corações e emoções escondidas sejam pequenos ou adultos; todos acabam se entregando a este mundo mágico do faz-de-conta onde as crianças se envolvem mental e emocionalmente nas histórias com fantoches, por isso é um ótimo instrumento para inserir poderosas lições que ficarão para sempre gravadas em seus corações e em sua memória..
A criança é o público mais exigente é preciso respeito, humildade e zelo no trabalho com os mesmos.
Ao manipularmos os fantoches nos tornamos invisíveis aos olhos do nosso público sendo eles os personagens principais com o poder e o dom de transmitir emoções resgatando valores tão esquecidos e por que não dizer perdidos pelo tempo.
Foi realizado em sala uma vivência com os fantoches onde pude participar e sentir a emoção de manipulá-los o que realmente e enriquecedor.
A Profª Sueli nos proporcionou momentos agradáveis e nos transportou rumo a uma viagem a nossa criança interior a qual nunca deveria deixar de existir.
Ao iniciarmos um trabalho com os fantoches devemos observar alguns fatores importantes:
1. Local adequado
A visibilidade do local onde será realizada a apresentação é de suma importância para que todos acompanhem a história;
2.Isolamento
Para que não ocorra a possibilidade de uma das crianças tocarem os fantoches;O ambiente deve ser atentamente escolhido visando ser um ambiente limpo, espaçoso e arejado.
3. Criação de personagem
Desenvolva um perfil adote um comportamento;
Mantenha a voz do personagem;
Dê a ele um nome interessante
4. Cuidado com a voz
Procurar usar a voz numa região confortável;
Ter cuidado com a dicção;
Evitar gelo antes e depois da apresentação;
Os limites de extensão da voz devem ser respeitados
5. Cuidado com o fantoche
O braço do manipulador do fantoche não pode aparecer;
O boneco deve olhar para o público;
Tomar cuidado para que os cabelos do boneco não atrapalhem a perfomance;
Movimentar sempre o boneco mesmo quando não estiver falando;
Sincronizar as palavras com o movimento da boca do fantoche;
6. Cuidados com o fantoche
Cuidar do fantoche;
Não mudar sua identidade;
Não permitir que ele seja visto antes ou depois da perfomance;
Não troque a voz do fantoche ( as crianças são muito detalhistas e observam desde o perfil do fantoche até o tom voz);
Cuidados com a história;
Conheça a história antes da perfomance ( conhecer os detalhes da história , seus intervalos e segredos e primordial para que seu desenrolar aconteça de modo harmônico ).
Não faça histórias com mais de 15 minutos;
A história escolhida deve ser clara, simples e objetiva;
Não desconsiderar a faixa etária do seu público.
Silvia Rossine

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores

Em Destaque

Recurso em PDF Pedagógico SSR - NUMERAIS DE 1/10