Sucatas
Sucata
Desafio à criatividade
Costuma-se chamar de "sucata" o material descartável, aquele que aparentemente não tem mais utilidade, mas que, com um pouco de criatividade, pode ser reaproveitado. Quem ainda não ouviu esta palavra tão falada atualmente?
Às vezes, dependendo da escola em que trabalhamos e do seu poder aquisitivo, temos que encontrar maneiras para que nossas aulas não se tornem, vamos dizer, "chatas", sem "graça", sempre iguais, enfim...
As sucatas estão à nossa disposição, são materiais de fácil acesso com um leque de oportunidades e maneiras de utilizá-los. A criação de um brinquedo de sucata é também uma proposta de mudança, um desafio à nossa capacidade e um convite para uma pequena aventura.
O processo criativo nos leva ao prazer de transformar, de tornar útil algo que até então era considerado inútil e sem beleza. Esta magia pedagógica pode ajudar o professor a construir recursos que enriquecerão e facilitarão seu trabalho, mas o importante é que ele também será transformado pelo prazer de criar.
Quando compartilhamos com uma criança a descoberta de um objeto cuja utilização pode ser reinventada, estamos também mostrando o valor e o encanto das pequenas coisas.
Essa atitude pode ser muito mais do que uma alternativa de material para brincar: é também uma alternativa para uma escala de valores. Utilizamos sucata não só por ser gratuita, mas porque nos proporciona a oportunidade de criar e nos libertar do vício do consumismo.
Sucata um desafio irresistível
Tampas: As tampas de plástico coloridas são um excelente material para crianças brincarem e explorarem inúmeras possibilidades. As tampinhas de pasta de dente servem como marcadores em jogos de bingo (em substituição aos grãos de feijão).As tampas maiores, encontradas em frascos de desodorante, xampus, sprays, etc., devido à sua variedade de cores, são utilizadas como recurso primário para inúmeros jogos diferentes. Seguem algumas sugestões para fomentar o desenvolvimento do pensamento por meio de brincadeiras com tampas.
Quantas tampas você consegue empilhar?