Projeto Drogas

DROGAS: FIQUE FORA!

Justificativa:
Os jovens estão cada vez mais usando tóxicos e colocando em risco sua saúde e seu futuro.
Desde o "inocente" copo de cerveja, muitas vezes, em reuniões familiares, até o contato com drogas mais pesadas, o caminho pode não ser longo.

Como impedir que esse quadro se torne mais e mais dramático?
A prevenção é um caminho seguro. Uma educação específica sobre o assunto se faz imprescindível nas escolas; é preciso conscientizar jovens e adolescentes, pais e educadores, enfim, unirmos a comunidade, para discutirmos o assunto com coragem, decisão e espírito reflexivo.
Toda a sociedade se organiza para enfrentar tão grave problema, e a história mostra que das crises é que surgiram as grandes soluções.
Acreditamos que quando alguém usa drogas, não imagina a extensão dos vícios e as conseqüências desastrosas que futuramente poderão lhe advir.
Precisamos cuidar dos nossos jovens. Orientar e direcioná-los num caminho seguro, é nosso dever como educadores e cidadãos conscientes.
Queremos lembrar a sábia advertência gravada nas páginas do evangelho: "Conheceis a verdade e a verdade vos libertará!"
Tema Transversal: Saúde - Vida familiar e social - Trabalho - Ética
Projeto:
O tema sobre drogas será abordado a partir da área de Ciências tendo outras áreas de conhecimento como apoio. A informática será utilizada sempre que possível como suporte nas atividades do Projeto.
Ciências - Português - Matemática - História - Geografia
Educação Física - Educação Religiosa
2-ObjetivoObjetivoPedagógicoGeral:

Possibilitar aos alunos através de pesquisas, análises, discussões, reflexões, a conscientização dos perigos e males que as drogas podem trazer às sus vidas.
3 - Objetivos Pedagógicos Específicos:
A – Áreas Disciplinares:
1. Ciências/Química/Física:
- Elaborar conceito de drogas.
- Classificar tipos de drogas e relatar conseqüências.
- Conhecer e relatar os primeiros socorros para usuários de drogas em crise.
- Apresentar propostas para a cura do viciado.
2. Língua Portuguesa:
- Desenvolver habilidades de leitura, interpretação, linguagem oral e produção de textos através de livros literários e textos diversos.
- Desenvolver habilidades artísticas através de apresentação de poemas, paródias e dramatizações.
- Analisar propaganda de TV, rádio e jornal alusivas ao tema.
- Construir slogans e cartaz propaganda para conscientização sobre os malefícios da droga.
3. Matemática:
- Coletar dados estatísticos sobre as drogas.
- Construir gráficos com os dados levantados.
- Analisar e construir tabelas.
- Interpretar e sintetizar os dados estudados.
- Resolver problemas operatórios utilizando os dados obtidos.
4. História:
- Pesquisar a origem da droga e discutir o consumo na sociedade atual.
- Conhecer a legislação brasileira que dispõe da lei anti-tóxicos.
- Discutir sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente em relação às drogas.
5. Geografia:
- Localizar em mapas os principais países produtores e consumidores de drogas.
- Analisar tabelas de distribuição territorial do narcotráfico.
- Discutir sobre o que diferencia os países que produzem e os que consomem drogas ( economia, questão social e climática).
6. Educação Física:
- Fazer o levantamento dos detectores utilizados para comprovar o uso da droga pelos esportistas e outros.
- Discutir fatos atuais que envolvem esportistas que fizeram uso de drogas.
- Promover uma campanha através de um campeonato com o lema "Quem pratica esportes, não usa drogas".
- Procurar patrocinadores para doação de camisetas.
B – Temas Transversais:
1 – Ensino Religioso:
· Discutir sobre o que leva o adolescente procurar refúgio nas drogas.
· Refletir sobre "O preço da liberdade é uma eterna vigilância".
· Discutir sobre a importância da escola (educação) como condutora de conhecimento e formadora de valores e conduta.
· Compreender através de reflexões sobre a importância da fé e solidariedade como forma de libertação, relação de vida e construção da cidadania.
· Organizar uma palestra informativa sobre "drogas" para pais ou responsáveis.
Avaliação
Avaliação do projeto Pedagógico
  • Avaliar a aprendizagem e os aspectos de interdisciplinariedade
  • Avaliar a participação de cada aluno, os grupos e a participação da escola.

Pesquisar este blog

Em Destaque

Atividade de Páscoa para Download e imprimir

Atividade pedagógica BNCC para IMPRIMIR e DOWNLOAD

Pesquisar Atividade

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores