Pesquisar este blog

Conhecendo meu corpo, minha família, minha casa







Tema: "Conhecendo meu corpo, minha família, minha casa..."
Disciplinas: Português, Matemática, História e Geografia, Ciências e demais disciplinas que integrarão este projeto e serão aplicadas por outros professores.
Duração: Setembro a Dezembro
Temas Transversais: Pluralidade cultural, Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania.




Apresentação do projeto:


Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando- se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.
Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar , enfim, a sociedade.
O grupo não só integrará trabalhos no contexto da alfabetização propriamente dita, mas seguirá o caminho da interdisciplinaridade e dos temas transversais propostos.


Justificativa:

Nesta fase da idade pré escolar é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas a sua história.
Conhecendo- se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar- se como ser modificador, crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento, seja ele, biológico, afetivo, social, familiar.
Portanto, este projeto é uma extensão do que iniciamos no 1º semestre e será mais um caminho para ampliação de vários campos do conhecimento, enfatizando e enfocando sempre a leitura, a escrita, o raciocínio, a lógica, a reflexão e a ação.



Objetivos:
. Reconhecer a importância e a necessidade de se Ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
. Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
. Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida , seu meio social e ambiental;
. Estabelecer uma relação com a sociedade;
. Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
. Conhecer seus antepassados;
. Identificar tipos de moradia e formas de construções;
. Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.



Conceitos:

Conhecer partes do corpo e órgãos do sentido;
Nomear as partes do corpo e os órgãos do sentido;
Reconhecer a existência de diferentes formas, quantidades, tamanhos e funções dos órgãos do nosso corpo;
Ampliar o vocabulário;
Ler e interpretar textos e imagens;
Classificar pares e ímpares;
Relacionar quantidades e números;
Resolver problemas;
Desenvolver o conceito das quatro operações fundamentais;
Ordenar partes para a formação de um todo;
Estabelecer relações de família e moradia;
Reconhecer as organizações familiares das sociedades;

Conhecer as relações entre o homem, sua saúde e todo seu ambiente.


Procedimentos:

Elaborar textos a partir do auto- conhecimento;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Ler diferentes tipos de textos;
Realizar atividades diárias de higiene;
Entender o papel da escovação dentária;
Organizar rotinas de práticas de conservação da saúde;
Montar painéis;
Construir cartazes;
Confeccionar bonecos, fantoches, dedotes;
Elaborar com os alunos regras de higiene;
Desenvolver atividades lúdicas;
Dramatizar histórias;
Organizar entrevistas e pesquisas;
Registrar experiências vividas pelo grupo.


Atitudes:

Desenvolver hábitos e costumes de higiene e saúde;
Aprender a usar e proteger os órgãos do sentidos;
Valorizar a escovação diária dos dentes;
Respeitar e valorizar seu corpo, sua saúde , sua família, seu lar e todas as diferenças;
Preservar o corpo e a sua saúde;
Identificar todas as partes do corpo;
Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente;
Trocar efetiva experiências onde se estabelecerá características diferentes em termos de cor, raça, físico, pessoal, cultural, social;
Favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la;
Compreender que é um ser único e que há diferenças mesmo sendo membros de uma mesma família;
Desenvolver o auto - conceito.

Matemática

Seqüência numérica;
Ordem crescente e decrescente;
Situações- problemas;
Formas geométricas;
Altura, peso, maior, menor
Sucessor e antecessor

Ciências
Partes do corpo;
Cuidados com o corpo ;
Órgãos do sentido e suas utilidades;
Cuidados ao meio ambiente;
Limpeza e conservação do meio onde vivem.

História e Geografia

Árvore genealógica;
Membros Integrante da família;
Localização da moradia;
Partes da casa;
Diferenças da formação familiar e das moradias do outros grupos sociais;
Localização do seu espaço físico (casa, bairro, escola, rua, cidade, país);
Atividades

Textos informativos
Músicas relacionadas ao tema
Pesquisas
Jogos
Conversas e debates
Preparação de palestras e /ou entrevistas
Confecção de murais e cartazes
Recorte e colagem de gravuras
Cartazes com regras de higiene
Quebra-cabeça
Bonecos
Calendários
Literatura infantil
Atividades Matemáticas
Dobraduras
Seqüência de figuras (ordenação)
Reprodução de histórias
Recontos
Desenhos


Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores

Em Destaque

Recurso em PDF Pedagógico SSR - NUMERAIS DE 1/10