Jogos e brincadeiras pedagógicas

JOGOS E BRINCADEIRAS


Brincando com as cores:



Vamos brincar de "Explorando as Cores"!

Divida a turma em equipes de quatro participantes;
  1. Atribua um número a cada membro de cada equipe;
  2. Distribua diferentes cores para cada equipe, como vermelho, verde, amarelo, azul, etc;
  3. Peça para cada membro da equipe registrar suas impressões sobre a cor atribuída em uma folha de papel que circulará entre os participantes;
  4. Solicite que cada equipe leia em voz alta as impressões registradas por seus membros.

Observação: Você também pode realizar a mesma atividade sem distribuir cores específicas para as equipes. Nesse caso, cada equipe deve produzir um pequeno texto sobre uma cor, sem nomeá-la, mas dando pistas para que os colegas possam descobrir qual é. Algumas equipes podem ler seus textos e, se a cor não for descoberta, você pode organizar uma discussão sobre os fatores que dificultaram a identificação.

Outra atividade que você pode fazer é a dramatização por meio de gestos ou mímica de uma cor escolhida pela(s) equipe(s).

1) dividir a classe em equipes de 4 elementos; 2) numerar os participantes de cada uma; 3) distribuir, entre elas, as cores: atribuir uma cor (vermelho, verde, amarelo, azul, etc.) a cada uma das equipes ou grupos; 4) pedir que cada um dos elementos de cada uma das equipes registre, numa folha de papel que circulará entre os participantes, suas impressões a respeito da cor recebida; 5) solicitar das equipes a leitura das impressões registradas.

Observações: a mesma atividade poderá ser realizada, mas sem a entrega de cores às equipes. Neste caso, cada um dos grupos deverá produzir um pequeno texto sobre uma cor, sem nomeá-la, mas procurando “dar pistas” a respeito da mesma, a fim de que os colegas possam descobri-la. 

Algumas equipes poderão ler seus textos e, se a cor não for descoberta, o professor poderá organizar uma discussão sobre esse fato, apontando, alguns fatores que talvez tenham dificultado a não identificação. Outra atividade com cores poderá ser a dramatização por meio de gestos, ou mímica, de uma cor escolhida pela(s) equipe(s).

Compondo um belo texto-poema


1) dividir os alunos em equipes ou grupos; 2) indicar a cada uma três substantivos - chave do poema: mar, onda, coqueiro; 3) marcar, no relógio, 10 (dez) minutos para a composição dos poemas; 5) expor, no mural de classe, os textos produzidos pelas equipes.


Cinema imaginário


1) dividir a sala em equipes ou grupos; 2) apresentar às equipes três ou quatro trechos (curtos) de trilhas sonoras de filmes; 3) solicitar que os alunos imaginem cenas cinematográficas referente às trilhas ouvidas; 4) interrogar os alunos sobre o que há de semelhante e o que há de diferente nas cenas imaginadas por eles.
“A partir das respostas a essas perguntas, o professor discutirá, com os alunos, o papel do conhecimento prévio e o das experiências pessoais e culturais que compartilhamos, para que possamos compreender textos (verbais, não-verbais, musicados, ...)

Pesquisar este blog

Em Destaque

Atividade de Páscoa para Download e imprimir

Atividade pedagógica BNCC para IMPRIMIR e DOWNLOAD

Pesquisar Atividade

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores