O Portal Pró-Menino é uma iniciativa da Fundação Telefônica que busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes por meio da disseminação da informação, do apoio das organizações que lidam com esta temática e da sensibilização da população em geral. Os objetivos do portal são conscientizar e responsabilizar o cidadão em relação aos direitos da criança e do adolescente, fortalecer os atores do Sistema da Garantia de Direitos para que desempenhem seu papel de forma mais eficaz e eficiente e utilizar as tecnologias da infomração e comunicação (TICs) em prol da causa dos direitos da criança e do adolescente. O portal contem conteúdos qualificados aos que atuam tanto na promoção como na defesa dos direitos. Oferece contéudos para os temas do combate ao trabalho infantil, medidas sócio-educativas e trabalho em rede, temas estes prioritários para o portal. O público-alvo do portal inclui os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares e demais organizações que fazem atendimento direto ou indireto a crianças e adolescentes, além da população em geral. No Brasil, o projeto nasceu de uma parceria com o Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (CEATS/FIA), foi lançado em novembro de 2003. Confira a animação do Portal Pró-Menino! |
A Fundação Telefônica (www.fundacaotelefonica.org.br) foi criada no Brasil em março de 1999 com o objetivo de apoiar os projetos e atividades de responsabilidade social do Grupo Telefônica no Brasil e, desde então, já investiu e apoiou cerca de sessenta projetos. Sua missão é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos segmentos menos favorecidos da sociedade através de projetos de educação e de desenvolvimento social dirigidos, prioritariamente, a crianças e jovens e, se possível, por meio da aplicação de tecnologias de telecomunicação e informação.
A exemplo de suas congêneres na Argentina, Chile, Espanha, Marrocos, México, Peru e Venezuela, a Fundação Telefônica desenvolve programas de sua própria iniciativa, executados por entidades sem fins lucrativos de reconhecida competência, bem como financia projetos da comunidade que se enquadram em suas diretrizes de desenvolvimento social. Além dessas áreas, a Fundação é responsável pela preservação do acervo histórico de telecomunicações, com peças de até 125 anos.
O Portal Pró-Menino, desenvolvido pela Fundação Telefônica em parceria com o Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (CEATS), programa da Fundação Instituto de Administração (FIA), entidade sem fins lucrativos conveniada à Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) , demonstra a preocupação da Fundação Telefônica em trabalhar com os universos das organizações sociais e das escolas a questão dos direitos da criança e do adolescente.
O Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (CEATS) é um programa da Fundação Instituto de Administração (FIA) que estuda as empresas, comunidade e governo em suas ações pelo bem comum e que realiza pesquisas e projetos de consultoria e divulga esse conhecimento em cursos, eventos e publicações. Suas atividades são ligadas a temas do empreendedorismo social sob a forma de pesquisas, projetos de consultoria, além de cursos e publicações. Foi criado em 1998, com suporte da FIA e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).
O CEATS (www.ceats.org.br) desenvolve pesquisas e análises acerca do empreendedorismo social, da responsabilidade socioambiental, da avaliação de programas e projetos sociais e das formas de atuação e parcerias, publicando suas conclusões no Brasil e no exterior.
Na área de ensino, mantém disciplinas sobre Terceiro Setor, Empreendedorismo e Responsabilidade Social nos cursos de graduação e pós-graduação da FEA/USP, além de disciplinas nos cursos de MBA integrantes do Programa de Educação Continuada em Administração para Executivos - PECAE, da FIA.
Em 2003, lançou o MBA Gestão e Empreendedorismo Social, único curso brasileiro orientado para a especialização de gestores de empresas, de organizações do Terceiro Setor e de órgãos públicos, que visa desenvolver suas competências empreendedoras. Também desenvolve programas de treinamento e capacitação, seminários e simpósios modelados.
Missão e objetivos
Nossa missão é a de contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, disseminando informações e apoiando organizações do governo e da comunidade que lidem com esta temática, tendo a rede de atendimento como foco prioritário de atenção.
O Pró-menino busca tornar organizações que lidam com crianças e adolescentes aptas a atuar na garantia dos direitos do público infanto-juvenil.
Para cumprir essa tarefa, procura:
1. Ampliar o conhecimento e a compreensão do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e demais normas aplicáveis, de forma prática e objetiva;
2. Promover o conhecimento e a compreensão da importância das redes locais de proteção à criança e ao adolescente;
3. Incentivar a formação e fortalecer redes de proteção integral à criança e ao adolescente;
4. Contribuir para que os atores da política de proteção integral à criança e ao adolescente aperfeiçoem suas práticas, por meio da troca de experiências e do aporte conceitual e ferramental;
5. Aprimorar a gestão das organizações da sociedade civil.