Fazer uma escola voltada para a construção de uma sociedade
democrática implica em vivenciar no dia a dia escolar a prática da democracia.
Sabemos que é
[...] de extrema importância que os princípios gerais que regem este
país já estejam formulados atualmente na direção da democracia,
mas ao observar as atitudes e relações que se desenvolvem nas
diversas instâncias da sociedade, pode-se perceber o fosso que
separa a legislação e o comportamento dos indivíduos, qualquer que
seja sua classe social, sua categoria profissional ou sua localização
geográfica.
Se a lei maior brasileira preconiza a inclusão e a
Se a lei maior brasileira preconiza a inclusão e a
equalização de direitos, as práticas sociais, políticas e econômicas
ainda produzem exclusão e desigualdades, seja por meio da
estrutura socioeconômica e pelo modelo de desenvolvimento, seja
pelos valores, concepções e preconceitos produzidos e
reproduzidos na cultura
.
Percebe-se uma mentalidade de "salve-se quem puder", um esforço
em "levar vantagem", como sinônimo de "passar sobre os outros"
para conseguir seus objetivos.
Zomba-se da lei, na medida em que
Zomba-se da lei, na medida em que
esta parece perder sua essência, quando é desprezada ou
interpretada de maneira equivocada, favorecendo interesses
escusos e colocada, paradoxalmente, a serviço dos privilégios e da
discriminação
. A atitude discutível daqueles que deveriam fazer
. A atitude discutível daqueles que deveriam fazer
valer os preceitos e zelar por sua concretização no contexto social
revela, com freqüência, o cinismo, a indiferença diante dos valores.
Em decorrência do cinismo e da indiferença diante da lei, instala-se
um "relativismo moral", entendido como "cada um é livre para eleger
todos os valores que quer".
Tal atitude provoca uma desintegração
Tal atitude provoca uma desintegração
nas relações de convivência.
Mais ainda, desemboca numa
Mais ainda, desemboca numa
desesperança, numa negação da utopia.
. E sem esperança, sem
. E sem esperança, sem
uma visão utópica, que acredita que a sociedade do futuro está no
presente, perde-se o sentido da construção conjunta da democracia.
A esperança transita num espaço em que se coloca aos homens o
desafio de construir o possível, criando uma sociedade na qual a
questão da moralidade deve ser uma questão de todos e de cada
um.
É este o desafio maior que se apresenta à sociedade, mais
particularmente, à escola, espaço de socialização e criação de
conhecimentos e valores.
Trabalhar com crianças e adolescentes de
Trabalhar com crianças e adolescentes de
maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético,
significa proporcionar as aprendizagens de conteúdos e
desenvolvimento de capacidades para que possam intervir e
transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o
princípio da dignidade e criando espaços de possibilidade para a
construção de projetos de felicidade. (PCNs, 1998)
Esta citação resume o que o que acreditamos ser a tarefa da
escola e, acima de qualquer coisa, a tarefa de educadores seja qual a/for a nomenclatura que lhes é atribuia.educadores omprometidos com a
constituição do bem comum em nossa sociedade, identificando-se bem-comum com
dignidade de vida para todos e para cada um dos cidadãos brasileiros.