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EDUCAÇÃO /EDUCADORES / VALORIZAÇÃO /RESPEITO - Ponto de Vista Ético




Fazer uma escola voltada para a construção de uma sociedade 
democrática implica em vivenciar no dia a dia escolar a prática da democracia. 

Sabemos que é 

[...] de extrema importância que os princípios gerais que regem este 
país já estejam formulados atualmente na direção da democracia, 
mas ao observar as atitudes e relações que se desenvolvem nas 
diversas instâncias da sociedade, pode-se perceber o fosso que 
separa a legislação e o comportamento dos indivíduos, qualquer que 
seja sua classe social, sua categoria profissional ou sua localização 
geográfica.
 Se a lei maior brasileira preconiza a inclusão e a 
equalização de direitos, as práticas  sociais, políticas e econômicas 
ainda produzem exclusão e desigualdades, seja por meio da 
estrutura socioeconômica e pelo modelo de desenvolvimento, seja 
pelos valores, concepções e preconceitos produzidos e 
reproduzidos na cultura

 .
Percebe-se uma mentalidade de "salve-se quem puder", um esforço 
em "levar vantagem", como sinônimo de "passar sobre os outros" 
para conseguir seus objetivos.
 Zomba-se da lei, na medida em que 
esta parece perder sua essência, quando é desprezada ou 
interpretada de maneira equivocada, favorecendo interesses 
escusos e colocada, paradoxalmente, a serviço dos privilégios e da 
discriminação
. A atitude discutível daqueles que deveriam fazer 
valer os preceitos e zelar por sua concretização no contexto social 
revela, com freqüência, o cinismo, a indiferença diante dos valores. 
Em decorrência do cinismo e da indiferença diante da lei, instala-se 
um "relativismo moral", entendido como "cada um é livre para eleger 
todos os valores que quer".
Tal atitude provoca uma desintegração 
nas relações de convivência.
 Mais ainda, desemboca numa 
desesperança, numa negação da utopia.


. E sem esperança, sem 
uma visão utópica, que acredita que a sociedade do futuro está no 
presente, perde-se o sentido da construção conjunta da democracia. 
A esperança transita num espaço em que se coloca aos homens o 
desafio de construir o possível, criando uma sociedade na qual a 
questão da moralidade deve ser uma questão de todos e de cada 
um. 
É este o desafio maior que se apresenta à sociedade, mais 
particularmente, à escola, espaço de socialização e criação de 
conhecimentos e valores. 


Trabalhar com crianças e adolescentes de 
maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético, 
significa proporcionar as aprendizagens de conteúdos e 
desenvolvimento de capacidades para que possam intervir e 
transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o 
princípio da dignidade e criando espaços de possibilidade para a 
construção de projetos de felicidade. (PCNs, 1998) 

Esta citação resume o que  o que acreditamos ser a tarefa da 
escola e, acima de qualquer coisa, a tarefa de educadores  seja qual a/for a nomenclatura que lhes é atribuia.educadores omprometidos com a 
constituição do bem comum em nossa sociedade, identificando-se bem-comum com 
dignidade de vida para todos e para cada um dos cidadãos brasileiros.













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