Pesquisar este blog

DEPUTADOS APROVAM ALTERAÇÕES NO CÓDIGO FLORESTAL





Brasília – Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão extraordinária destinada a votação do projeto de lei do novo Código Florestal. Foto de Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Câmara aprova emenda ao Código Florestal que permite que estados possam legislar sobre meio ambiente

A Emenda 164, de autoria do deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que libera plantações e pastos feitos em áreas de preservação permanente (APPs) até julho de 2008, foi aprovada pela Câmara, no começo da madrugada de hoje (25), por 273 votos favoráveis, 182 contrários e 2 abstenções. Na prática ela anistia quem desmatou, o que não é aceito pelo governo.
Publicado em maio 25, 2011 - ECODEBATE
Além disso, a emenda transfere para estados e o Distrito Federal, em conjunto com a União, o direito de também legislar sobre meio ambiente. A 164 foi negociada com o PMDB e a oposição na semana passada em troca da emenda 183 apresentada pela oposição no último dia 11.
A Emenda 164 altera o Artigo 8º da texto do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) que estabelece que a intervenção ou supressão de vegetação em APPs, e a manutenção de atividades consolidadas até 22 de julho de 2008, ocorrerá nas hipóteses de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental previstas em lei, bem como nas atividades agrossilvopastoris, ecoturismo e turismo rural.
Após a votação, os deputados também aprovaram a redação final do novo Código Florestal que agora seguirá para apreciação do Senado, onde o governo tentará mudar o texto do relator, inclusive suprimindo a Emenda 164.
Reportagem Iolando Lourenço e Ivan Richard, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 25/05/2011
por João Suassuna — Última modificação 25/05/2011 08:07

CONHEÇA (E ANOTE) OS DEPUTADOS QUE VOTARAM CONTRA NOSSAS FLORESTAS E  RIOS 

Votação do Código Florestal




Código Florestal: saiba quem votou contra o relatório de Aldo Rebelo


Portal TerraClaudia Andrade




Um total de 63 parlamentares votaram contra o texto principal do Código Florestal, que, entre outros pontos, deixava para um decreto presidencial indicar quais atividades poderiam ou não ser mantidas nas Áreas de Preservação Permanente (APPs).

Os 12 integrantes do PV votaram 'não' ao texto do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Os outros votos contrários foram os seguintes:


PV 
Alfredo Sirkis  RJ Não 
Antônio Roberto  MG Não 
Dr. Aluizio  RJ Não 
Fábio Ramalho  MG Não 
Guilherme Mussi  SP Não 
Lindomar Garçon  RO Não 
Paulo Wagner  RN Não 
Ricardo Izar  SP Não 
Roberto de Lucena  SP Não 
Roberto Santiago  SP Não 
Rosane Ferreira  PR Não 
Sarney Filho  MA Não 


Brizola Neto (PDT-RJ) 
Teixeira (PDT-RJ) 
Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) 
Reguffe (PDT-DF) 
Vieira da Cunha (PDT-RS) 
Arnaldo Jordy (PPS-PA) 
Roberto Freire (PPS-SP) 
Dr. Paulo César (PR-RJ) 
Liliam Sá (PR-RJ) 
Audifax (PSB-ES) 
Glauber Braga (PSB-RJ) 
Luiza Erundina (PSB-SP) 
Deley (PSC-RJ) 
Ricardo Tripoli (PSDB-SP) 
Chico Alencar (Psol-RJ) 
Ivan Valente (Psol-SP) 
Alessandro Molon (PT-RJ) 
Amauri Teixeira (PT-BA) 
Antônio Carlos Biffi (PT-MS) 
Artur Bruno (PT-CE) 
Chico D'Angelo (PT-RJ) 
Cláudio Puty (PT-PA) 
Domingos Dutra (PT-MA) 
Dr. Rosinha (PT-PR) 
Erika Kokay (PT-DF) 
Eudes Xavier (PT-CE) 
Fátima Bezerra (PT-RN) 
Fernando Ferro (PT-PE) 
Fernando Marroni (PT-RS) 
Francisco Praciano (PT-AM) 
Henrique Fontana (PT-RS) 
Janete Rocha Pietá (PT-SP) 
Jesus Rodrigues (PT-PI) 
Jilmar Tatto (PT-SP) 
João Paulo Lima (PT-PE) 
Leonardo Monteiro (PT-MG) 
Luiz Alberto (PT-BA) 
Márcio Macêdo (PT-SE) 
Marcon (PT-RS) 
Marina Santanna (PT-GO) 
Nazareno Fonteles (PT-PI) 
Newton Lima (PT-SP) 
Padre João (PT-MG) 
Padre Ton (PT-RO) 
Paulo Pimenta (PT-RS) 
Pedro Uczai (PT-SC) 
Professora Marcivania (PT-AP) 
Rogério Carvalho (PT-SE) 
Sibá Machado (PT-AC) 
Valmir Assunção (PT-BA) 
Waldenor Pereira (PT-BA)
Votaram 'sim' ao texto do relator os deputados do PTdoB, PTC, PTB, PSL, PRTB, PRP, PRB, PP, PMN, PMDB, PHS, PSDB, PCdoB e DEM. Fonte: JORNAL DO BRASIL ONLINE
Aldo Rebelo o grande líder do "Bancadão da Motossera"
ANOTEM BEM OS DEPUTADOS QUE "DECRETARAM O FIM DAS MATAS CILIARES, APPs, RESERVAS LEGAIS E ASSIM, FACILITANDO O FIM DE NOSSAS FLORESTAS E RIOS DO BRASIL. LAMENTAMOS TER VOTADO EM VOCÊS, 410 DEPUTADOS QUE TOMARAM ESSA ATITUDE...ESPERAMOS BANÍ-LOS DA POLÍTICA NA PRÓXIMA ELEIÇÃO! 

Aprovada a destruição. Que fazer? 

artigo de Elaine Tavares

"Dos 63 votos contra o Novo Código, apenas 4 deputados são de Minas Gerais - 2 do PT (Padre João e Leonardo Monteiro) e 2 do PV (Antonio Roberto e Fabio Ramalho). Veja quem votou a favor e quem votou contra aí no seu Estado. Parabéns aos 63 deputados que votaram contra, pois representaram o povo brasileiro e nossos pêsames aos 410 que votaram a favor, pois agiram como Judas Iscariotes (por dinheiro entregaram a biodiversidade que é sagrada), representaram os interesses do grande capital, do agronegócio. Assim legalizaram a continuidade e o aprofundamento da destruição da biodiversidade. As próximas gerações, inclusive os filhos e filhas de vocês, sofrerão as consequências da devastação do meio ambiente que com a autorização de vocês crescerá em progressão geométrica. Os filhos de vocês perguntarão futuramente: O que fizeram nossos pais para nos oferecer um território desolado assim? Por que foram tão capitalistas? Decretaram a nossa morte ao devastar o meio ambiente." Abraço na luta. Gilvander Moreira, frei Carmelita.
25 de maio de 2011
Vivemos um eterno retorno quando se trata da proteção aos latifundiários e grandes empresas internacionais. No Brasil contemporâneo, pós-ditadura, nunca houve um governo sequer que buscasse, de verdade, uma outra práxis no campo. Todos os dias, nas correntes ideológicas do poder, disseminadas pela mídia comercial – capaz de atingir quase todo o país via televisão  – podemos ver, fragmentadas, as notícias sobre a feroz e desigual queda de braço entre os destruidores capitalistas e as gentes que querem garantir vida boa e plena aos que hoje estão oprimidos e explorados.                     
Nestes dias de debate sobre o novo Código Florestal, então, foi um festival. As bocas alugadas falavam da votação e dos que são contra o código como se fossem pessoas completamente desequilibradas, que buscam impedir o progresso e o desenvolvimento do país. Não contentes com todo o apoio que recebem da usina ideológica midiática, os latifundiários e os capatazes das grandes transnacionais que já dominam boa parte das terras brasileiras, ainda se dão ao luxo de usar velhos expedientes, como o frio assassinato, para fazer valer aquilo que consideram como seu direito: destruir tudo para auferir lucros privados.

Assim, nos exatos dias de votação do novo código, jagunços fuzilam Zé Claudio, conhecido defensor da floresta amazônica. Matam ele e a mulher, porque os dois incomodavam demais com esse papo verde de preservar as árvores. Discursos tolo, dizem, de quem emperra a distribuição da riqueza, deles próprios, é claro. E o assassinato acontece, sem pejo, no mesmo dia em que os deputados discutem como fazer valer – para eles – os seus 30 dinheiros sujos de sangue.

Imagens diferentes, mas igualmente desoladoras. De um lado, a floresta devastada e as vidas ceifadas à bala, do outro a tal da “casa do povo”, repleta de gente que representa, no mais das vezes, os interesses escusos de quem lhes enche o bolso. Pátria? País? Desenvolvimento? Progresso? Bobagem! A máxima que impera é do conhecido personagem de Chico Anísio, o deputado Justo Veríssimo: eu quero é me arrumar!

No projeto construído pelo agronegócio só o que se contempla é o lucro dos donos das terras, dos grileiros, dos latifundiários. Menos mata preservada, legalização da destruição, perdão de todas as dívidas e multas dos grandes fazendeiros. Assim é bom falar de progresso. Progresso de quem, cara pálida? Ao mesmo tempo, os “empresários” do campo, incapazes de mostrar a cara, lotam as galerias com a massa de manobra. Pequenos produtores que acreditam estar defendendo o seu progresso. De que lhes valerá alguns metros a mais de terra na beira de um rio se na primeira grande chuva, o rio, sem a proteção da mata ciliar, transborda e destrói tudo? Que lógica tacanha é essa que impede de ver que o homem não está descolado da natureza, que o homem é natureza.

Que tamanha descarga de ideologia os graúdos conseguem produzir que leva os pequenos produtores a pensar que é possível dominar a natureza, como se ao fazer isso não estivessem colocando grilhões em si mesmo? Desde há muito tempo – e gente como Chico Mendes, irmã Doroty e Zé Claudio já sabia -  que o ser humano só consegue seguir em frente nesta terra se fizer pactos com as outras forças da natureza. E que nestes pactos há que se respeitar o que estas forças precisam sob pena de ele mesmo (o humano) sucumbir.

O novo código florestal foi negociado dentro das formas mais rasteiras da política. Por ali, na grande casa de Brasília, muito pouca gente estava interessada em meio ambiente, floresta, árvore, rio, pátria, desenvolvimento. O negócio era conseguir cargo, verba, poder. Que se danem no inferno pessoas como Zé Cláudio, que ficam por aí a atrapalhar as negociatas.  Para os que ali estavam no plenário da Câmara gente como o Zé e sua esposa Maria não existem. São absolutamente invisíveis e desnecessárias. Haverão de descobrir seus assassinos, talvez prendê-los por algum tempo, mas, nas internas comemorarão: menos um, menos um.

Assim, por 410 x 63, venceram os destruidores. Poderão desmatar a vontade num tempo em que o planeta inteiro clama por cuidado. Furacões, tsunamis, alagamentos, mortes. Quem se importa? Eles estarão protegidos nas mansões. Não moram em beiras de rio. Dos 16 deputados federais de Santa Catarina apenas Pedro Uczai votou não. Até a deputada Luci Choinacki, de origem camponesa votou sim, contrariando tudo o que sempre defendeu.

Então, na mesma hora em que a floresta chorava por dois de seus filhos abatidos a tiros, os deputados celebravam aos gritos uma “vitória” sobre o governo e sobre os ecologistas. Daqui a alguns dias se verá o tipo de vitória que foi. Mas, estes, não se importarão. Não até que lhes toque uma desgraça qualquer.

O cacique Seatlle, da etnia Suquamish, já compreendera, em 1855,  o quanto o capitalismo nascente era incapaz de viver sem matar: “Sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um torrão de terra é igual ao outro. Porque ele é um estranho, que vem de noite e rouba da terra tudo quanto necessita. A terra não é sua irmã, nem sua amiga, e depois de exaurí-la, ele vai embora. Deixa para trás o túmulo de seu pai sem remorsos. Rouba a terra de seus filhos, nada respeita. Esquece os antepassados e os direitos dos filhos. Sua ganância empobrece a terra e deixa atrás de si os desertos. Suas cidades são um tormento para os olhos do homem vermelho, mas talvez seja assim por ser o homem vermelho um selvagem que nada compreende”.

Zé Claudio e Maria eram assim, vistos como “selvagens que nada compreendem”. Mas, bem cedo se verá que não. Eles eram os profetas. Os que conseguiam ver para além da ganância. Os que conseguiam estabelecer uma relação amorosa com a terra e com as forças da natureza. Eles caíram à bala. E os deputados vende-pátria, quando cairão?

Já os que gritam e clamam por justiça, não precisam esmorecer. Perdeu-se uma batalha. A luta vai continuar. Pois, se sabe: quem luta também faz a lei. Mas a luta não pode ser apenas o grito impotente. Tem de haver ação, organização, informação, rebelião. Não só na proteção do verde, mas na destruição definitiva deste sistema capitalista dependente, que superexplora o trabalho e a terra. É chegada a hora de uma nova forma de organizar a vida. Mas ela só virá se as gentes voltarem a trabalhar em cada vereda deste país, denunciando o que nos mata e anunciando a boa nova.



Abraço João Suassuna - Rema Atlântico
Não deixem de acessar o Portal da Rede Marinho Costeira e Hídrica do Brasil, para terem informações sobre a realidade nordestina.
http://www.remaatlantico.org/sul/author/suassuna




PRESTEM MUITA ATENÇÃO NESTES NOMES

O relatório de Aldo Rebelo foi aprovado por uma maioria arrasadora. No fim das contas, 86% dos parlamentares votaram 'Sim', ou 410 dos 475 presentes.
Números absolutos da votação
Sim:410
Não:63
Abstenção:1
Total da Votação:474
Art. 17:1
Total Quorum:475
Obstrução:1
Orientação de voto da liderança partidária
PT:Sim
PMDB:Sim
Psb Ptb Pcdob:Sim
Pr Prb Ptdob Prtb Prp Phs Ptc Psl:Sim
PSDB:Sim
DEM:Sim
PP:Sim
PDT:Sim
Pv Pps:Não
PSC:Sim
Repr. PMN:Sim
PSOL:Não
Minoria:Sim
GOV.:Sim

Com exceção do PV (12 votos) e do PSOL (2 votos), que votaram em bloco 'Não', a maioria absoluta dos parlamentares dos demais partidos votou a favor do relatório. Surpreendeu o número de 'Nãos' do PT. Foram 29. Isso não impediu que os outros 51 membros do partido votassem 'Sim', o equivalente a 63% do total (tabela da esquerda abaixo).
Votos e % de 'Sim' por partido
PartidoSimNãoTotal% Sim
DEM38038100%
PCdoB14014100%
PDT2151 Obstrução2778%
PHS202100%
PMDB74074100%
PMN404100%
PP39039100%
PPS1021283%
PR3123394%
PRB11011100%
PRP101100%
PRTB202100%
PSB2733090%
PSC1711894%
PSDB4711 Abstenção4996%
PSL202100%
PSOL0220%
PT51291 Art. 178163%
PTB21021100%
PTC101100%
PTdoB303100%
PV012120%
Total416573476
476
Votos e % de 'Sim' por estado
UFSimNãoEspecialTotal% Sim
AC61786%
AL808100%
AM71888%
AP51Obstrução771%
BA3543990%
CE1822090%
DF62875%
ES911090%
GO1511694%
MA1221486%
MG414Abstenção4689%
MS51683%
MT808100%
PA1521788%
PB11011100%
PE1932286%
PI72978%
PR2722993%
RJ34114576%
RN62875%
RO62875%
RR606100%
RS225Art. 172879%
SC1511694%
SE62875%
SP54116583%
TO707100%
Total41063476
Com exceção do Amapá, com 71% de 'Sim', em todos os outros estados 75% ou mais dos seus deputados votaram a favor do relatório. Os campeões, com 100% de votos a favor foram: Alagoas, Mato Grosso, Paraíba, Roraima e Tocantins. Entretanto, eles não se destacaram tanto assim dos demais. Em 17 estados o percentual de 'sim' superou 86% (tabela da direita acima).


Abaixo, verifique o voto de cada parlamentar, agrupados por partido. Por fim, há uma tabela com os nomes de todos os que compuseram o bloco do 'Não', que votou contra o relatório.
Voto de cada deputado
ParlamentarUFVoto
DEM
Abelardo LupionPRSim
Alexandre LeiteSPSim
Antonio Carlos Magalhães NetoBASim
Arolde de OliveiraRJSim
Augusto CoutinhoPESim
Claudio CajadoBASim
Davi AlcolumbreAPSim
Eduardo SciarraPRSim
Efraim FilhoPBSim
Eleuses PaivaSPSim
Eli Correa FilhoSPSim
Fábio SoutoBASim
Felipe MaiaRNSim
Fernando TorresBASim
Guilherme CamposSPSim
Heuler CruvinelGOSim
Hugo NapoleãoPISim
Irajá AbreuTOSim
Jairo AtaideMGSim
Jorge Tadeu MudalenSPSim
José NunesBASim
Júlio CamposMTSim
Júlio CesarPISim
Junji AbeSPSim
Lira MaiaPASim
Luiz Carlos SetimPRSim
MandettaMSSim
Marcos MontesMGSim
Mendonça PradoSESim
Onofre Santo AgostiniSCSim
Pauderney AvelinoAMSim
Paulo Cesar QuartieroRRSim
Paulo MagalhãesBASim
Professora Dorinha Seabra RezendeTOSim
Rodrigo MaiaRJSim
Ronaldo CaiadoGOSim
Vitor PenidoMGSim
Walter IhoshiSPSim
Total DEM: 38
PHS
Felipe BornierRJSim
José HumbertoMGSim
Total PHS: 2
PMDB
AdrianRJSim
Alberto FilhoMASim
Alceu MoreiraRSSim
Alexandre SantosRJSim
Almeida LimaSESim
André ZacharowPRSim
Aníbal GomesCESim
Antônio AndradeMGSim
Artdur Oliveira MaiaBASim
Átila LinsAMSim
Benjamin MaranhãoPBSim
Camilo ColaESSim
Carlos BezerraMTSim
Celso MaldanerSCSim
Danilo ForteCESim
Darcísio PerondiRSSim
Edinho AraújoSPSim
Edinho BezSCSim
Edio LopesRRSim
Edson EzequielRJSim
Eduardo CunhaRJSim
Elcione BarbalhoPASim
Fabio TradMSSim
Fátima PelaesAPSim
Fernando JordãoRJSim
Flaviano MeloACSim
Francisco EscórcioMASim
Gastão VieiraMASim
Gean LoureiroSCSim
Genecias NoronhaCESim
Geraldo ResendeMSSim
Henrique Eduardo AlvesRNSim
Hermes ParcianelloPRSim
Hugo MottaPBSim
Íris de AraújoGOSim
João ArrudaPRSim
João MagalhãesMGSim
Joaquim BeltrãoALSim
José PriantePASim
Júnior CoimbraTOSim
Leandro VilelaGOSim
Lelo CoimbraESSim
Luciano MoreiraMASim
Lucio Vieira LimaBASim
Luiz OtávioPASim
Manoel JuniorPBSim
Marcelo CastroPISim
Marinha RauppROSim
Marllos SampaioPISim
Mauro BenevidesCESim
Mauro MarianiSCSim
Mendes Ribeiro FilhoRSSim
Moacir MichelettoPRSim
Natan DonadonROSim
Nelson BornierRJSim
Newton CardosoMGSim
Nilda GondimPBSim
Osmar SerraglioPRSim
Osmar TerraRSSim
Paulo PiauMGSim
Pedro ChavesGOSim
Professor SetimoMASim
RaimundãoCESim
Raul HenryPESim
Reinhold StephanesPRSim
Renan FilhoALSim
Rogério Peninha MendonçaSCSim
Ronaldo BenedetSCSim
Rose de FreitasESSim
Saraiva FelipeMGSim
Solange AlmeidaRJSim
Valdir ColattoSCSim
Washington ReisRJSim
Wladimir CostaPASim
Total PMDB: 74
PRB
Acelino PopóBASim
Antonio BulhõesSPSim
George HiltonMGSim
Heleno SilvaSESim
Jhonatan de JesusRRSim
Jorge PinheiroGOSim
Márcio MarinhoBASim
Otoniel LimaSPSim
Ricardo QuirinoDFSim
VilalbaPESim
Vitor PauloRJSim
Total PRB: 11
PRP
Jânio NatalBASim
Total PRP: 1
PRTB
AureoRJSim
Vinicius GurgelAPSim
Total PRTB: 2
PSB
Abelardo CamarinhaSPSim
Ana ArraesPESim
Antonio BalhmannCESim
Ariosto HolandaCESim
AudifaxESNão
Domingos NetoCESim
Dr. UbialiSPSim
Edson SilvaCESim
Fernando Coelho FilhoPESim
Gabriel ChalitaSPSim
Givaldo CarimbãoALSim
Glauber BragaRJNão
Gonzaga PatriotaPESim
Jefferson CamposSPSim
Jonas DonizetteSPSim
José StédileRSSim
Júlio DelgadoMGSim
Keiko OtaSPSim
Laurez MoreiraTOSim
Leopoldo MeyerPRSim
Luiz NoéRSSim
Luiza ErundinaSPNão
Mauro NazifROSim
Pastor EuricoPESim
Paulo FolettoESSim
Ribamar AlvesMASim
RomárioRJSim
Sandra RosadoRNSim
Valadares FilhoSESim
Valtenir PereiraMTSim
Total PSB: 30
PSL
Dr. Francisco AraújoRRSim
Dr. GriloMGSim
Total PSL: 2
PSOL
Chico AlencarRJNão
Ivan ValenteSPNão
Total PSOL: 2
PT
Alessandro MolonRJNão
Amauri TeixeiraBANão
André VargasPRSim
Angelo VanhoniPRSim
Antônio Carlos BiffiMSNão
Arlindo ChinagliaSPSim
Artur BrunoCENão
Assis do CoutoPRSim
Benedita da SilvaRJSim
Beto FaroPASim
Bohn GassRSSim
Cândido VaccarezzaSPSim
Carlinhos AlmeidaSPSim
Carlos ZarattiniSPSim
Chico D`AngeloRJNão
Cláudio PutyPANão
Décio LimaSCSim
Devanir RibeiroSPSim
Domingos DutraMANão
Dr. RosinhaPRNão
Edson SantosRJSim
Eliane RolimRJSim
Emiliano JoséBASim
Erika KokayDFNão
Eudes XavierCENão
Fátima BezerraRNNão
Fernando FerroPENão
Fernando MarroniRSNão
Francisco PracianoAMNão
Gabriel GuimarãesMGSim
Geraldo SimõesBASim
Gilmar MachadoMGSim
Henrique FontanaRSNão
Janete Rocha PietáSPNão
Jesus RodriguesPINão
Jilmar TattoSPNão
João Paulo LimaPENão
João Paulo CunhaSPSim
Jorge BoeiraSCSim
José De FilippiSPSim
José GuimarãesCESim
José MentorSPSim
Joseph BandeiraBASim
Josias GomesBASim
Leonardo MonteiroMGNão
Luci ChoinackiSCSim
Luiz AlbertoBANão
Luiz CoutoPBSim
Márcio MacêdoSENão
Marco MaiaRSArt. 17
MarconRSNão
Marina SantannaGONão
Miriquinho BatistaPASim
Nazareno FontelesPINão
Nelson PellegrinoBASim
Newton LimaSPNão
Odair CunhaMGSim
Padre JoãoMGNão
Padre TonRONão
Paulo PimentaRSNão
Paulo TeixeiraSPSim
Pedro EugênioPESim
Pedro UczaiSCNão
PolicarpoDFSim
Professora MarcivaniaAPNão
Reginaldo LopesMGSim
Ricardo BerzoiniSPSim
Rogério CarvalhoSENão
Ronaldo ZulkeRSSim
Rui CostaBASim
Ságuas MoraesMTSim
Sérgio Barradas CarneiroBASim
Sibá MachadoACNão
Taumaturgo LimaACSim
Valmir AssunçãoBANão
Vicente CandidoSPSim
VicentinhoSPSim
Waldenor PereiraBANão
Weliton PradoMGSim
Zé GeraldoPASim
Zeca DirceuPRSim
Total PT: 81
ParlamentarUFVoto
PCdoB
Aldo RebeloSPSim
Alice PortugalBASim
Assis MeloRSSim
Chico LopesCESim
Daniel AlmeidaBASim
Delegado ProtógenesSPSim
Edson PimentaBASim
Evandro MilhomenAPSim
Jandira FeghaliRJSim
Jô MoraesMGSim
Luciana SantosPESim
Manuela D`ávilaRSSim
Osmar JúniorPISim
Perpétua AlmeidaACSim
Total PCdoB: 14
PDT
Ademir CamiloMGSim
André FigueiredoCESim
Ângelo AgnolinTOSim
Brizola NetoRJNão
Damião FelicianoPBSim
Dr. Jorge SilvaESSim
Enio BacciRSSim
Felix Mendonça JúniorBASim
Flávia MoraisGOSim
Giovani CheriniRSSim
Giovanni QueirozPASim
João DadoSPSim
José Carlos AraújoBASim
ManatoESSim
Marcelo MatosRJSim
Marcos MedradoBASim
Miro TeixeiraRJNão
Oziel OliveiraBASim
Paulo Pereira da SilvaSPSim
Paulo Rubem SantiagoPENão
ReguffeDFNão
Salvador ZimbaldiSPSim
Sebastião Bala RochaAPObstrução
Sueli VidigalESSim
Vieira da CunhaRSNão
Wolney QueirozPESim
Zé SilvaMGSim
Total PDT: 27
PMN
Dr. Carlos AlbertoRJSim
Fábio FariaRNSim
Jaqueline RorizDFSim
Walter TostaMGSim
Total PMN: 4
PP
Afonso HammRSSim
Aguinaldo RibeiroPBSim
Artdur LiraALSim
Beto MansurSPSim
Carlos MagnoROSim
Carlos SouzaAMSim
Cida BorghettiPRSim
Dilceu SperaficoPRSim
Dimas FabianoMGSim
Eduardo da FontePESim
Esperidião AminSCSim
Gladson CameliACSim
Iracema PortellaPISim
Jair BolsonaroRJSim
Jeronimo GoergenRSSim
José LinharesCESim
José Otávio GermanoRSSim
Lázaro BotelhoTOSim
Luis Carlos HeinzeRSSim
Luiz ArgôloBASim
Luiz Fernando FariaMGSim
Márcio Reinaldo MoreiraMGSim
Missionário José OlimpioSPSim
Nelson MeurerPRSim
Neri GellerMTSim
Paulo MalufSPSim
Raul LimaRRSim
Rebecca GarciaAMSim
Renato MollingRSSim
Roberto BalestraGOSim
Roberto BrittoBASim
Roberto DornerMTSim
Roberto TeixeiraPESim
Sandes JúniorGOSim
Simão SessimRJSim
Toninho PinheiroMGSim
Vilson CovattiRSSim
Waldir MaranhãoMASim
ZontaSCSim
Total PP: 39
PPS
Arnaldo JardimSPSim
Arnaldo JordyPANão
Augusto CarvalhoDFSim
Carmen ZanottoSCSim
César HalumTOSim
Dimas RamalhoSPSim
Geraldo tdadeuMGSim
Moreira MendesROSim
Roberto FreireSPNão
Rubens BuenoPRSim
Sandro AlexPRSim
Stepan NercessianRJSim
Total PPS: 12
PR
Aelton FreitasMGSim
Antdony GarotinhoRJSim
Aracely de PaulaMGSim
Bernardo Santana de VasconcellosMGSim
Diego AndradeMGSim
Dr. Adilson SoaresRJSim
Dr. Paulo CésarRJNão
Francisco FlorianoRJSim
GiacoboPRSim
GirotoMSSim
Gorete PereiraCESim
Henrique OliveiraAMSim
Homero PereiraMTSim
Inocêncio OliveiraPESim
IzalciDFSim
João Carlos BacelarBASim
João MaiaRNSim
José RochaBASim
Laercio OliveiraSESim
Liliam SáRJNão
Lincoln PortelaMGSim
Lúcio ValePASim
Maurício Quintella LessaALSim
Maurício TrindadeBASim
Neilton MulimRJSim
Paulo FreireSPSim
Ronaldo FonsecaDFSim
Sandro MabelGOSim
TiriricaSPSim
Vicente ArrudaCESim
Wellington FagundesMTSim
Wellington RobertoPBSim
ZoinhoRJSim
Total PR: 33
PSC
Andre MouraSESim
Antônia LúciaACSim
Carlos Eduardo CadocaPESim
DeleyRJNão
Edmar ArrudaPRSim
Erivelton SantanaBASim
Filipe PereiraRJSim
Hugo LealRJSim
LaurieteESSim
Marcelo AguiarSPSim
Nelson PadovaniPRSim
Pastor Marco FelicianoSPSim
Ratinho JuniorPRSim
Sérgio BritoBASim
Silas CâmaraAMSim
Stefano AguiarMGSim
TakayamaPRSim
Zequinha MarinhoPASim
Total PSC: 18
PSDB
Alfredo KaeferPRSim
André DiasPASim
Andreia ZitoRJSim
Antonio Carlos Mendes tdameSPSim
Antonio ImbassahyBASim
Berinho BantimRRSim
Bonifácio de AndradaMGSim
Bruna FurlanSPSim
Bruno AraújoPESim
Carlaile PedrosaMGSim
Carlos Alberto LeréiaGOSim
Carlos BrandãoMASim
Carlos RobertoSPSim
Carlos SampaioSPSim
Cesar ColnagoESSim
Delegado WaldirGOSim
Domingos SávioMGSim
Duarte NogueiraSPSim
Dudimar PaxiúbaPASim
Eduardo AzeredoMGSim
Eduardo BarbosaMGSim
Hélio SantosMASim
João CamposGOSim
Jorginho MelloSCSim
Jutahy JuniorBASim
Luiz CarlosAPSim
Luiz Fernando MachadoSPSim
Luiz NishimoriPRSim
Manoel SalvianoCESim
Mara GabrilliSPSim
Marcio BittarACSim
Marcus PestanaMGSim
Nelson Marchezan JuniorRSSim
Otavio LeiteRJSim
Paulo Abi-AckelMGSim
Pinto ItamaratyMASim
Raimundo Gomes de MatosCESim
Reinaldo AzambujaMSSim
Ricardo TripoliSPNão
Rodrigo de CastroMGAbstenção
Rogério MarinhoRNSim
Romero RodriguesPBSim
Rui PalmeiraALSim
Ruy CarneiroPBSim
Valdivino de OliveiraGOSim
Vanderlei MacrisSPSim
Vaz de LimaSPSim
Wandenkolk GonçalvesPASim
William DibSPSim
Total PSDB: 49
PTB
Alex CanzianiPRSim
Antonio BritoBASim
Arnaldo Faria de SáSPSim
Arnon BezerraCESim
Celia RochaALSim
Danrlei De Deus HinterholzRSSim
Eros BiondiniMGSim
João LyraALSim
Jorge Corte RealPESim
José Augusto MaiaPESim
José ChavesPESim
Josué BengtsonPASim
Jovair ArantesGOSim
Nelson MarquezelliSPSim
Nilton CapixabaROSim
Paes LandimPISim
Ronaldo NogueiraRSSim
Sabino Castelo BrancoAMSim
Sérgio MoraesRSSim
Silvio CostaPESim
Walney RochaRJSim
Total PTB: 21
PTC
Edivaldo Holanda JuniorMASim
Total PTC: 1
PTdoB
CristianoRJSim
Lourival MendesMASim
Luis TibéMGSim
Total PTdoB: 3
PV
Alfredo SirkisRJNão
Antônio RobertoMGNão
Dr. AluizioRJNão
Fábio RamalhoMGNão
Guilherme MussiSPNão
Lindomar GarçonRONão
Paulo WagnerRNNão
Ricardo IzarSPNão
Roberto de LucenaSPNão
Roberto SantiagoSPNão
Rosane FerreiraPRNão
Sarney FilhoMANão
Total PV: 12


Lista dos 63 deputados que votaram contra a aprovação do relatório Aldo Rebelo
DeputadoEstadoPartido
Alessandro Molon RJ PT
Alfredo Sirkis RJ PV
Amauri Teixeira BA PT
Antônio Carlos Biffi MS PT
Antônio Roberto MG PV
Arnaldo Jordy PA PPS
Artur Bruno CE PT
Audifax ES PSB
Brizola Neto RJ PDT
Chico Alencar RJ PSOL
Chico D`Angelo RJ PT
Cláudio Puty PA PT
Deley RJ PSC
Domingos Dutra MA PT
Dr. Aluizio RJ PV
Dr. Paulo César RJ PR
Dr. Rosinha PR PT
Erika Kokay DF PT
Eudes Xavier CE PT
Fábio Ramalho MG PV
Fátima Bezerra RN PT
Fernando Ferro PE PT
Fernando Marroni RS PT
Francisco Praciano AM PT
Glauber Braga RJ PSB
Guilherme Mussi SP PV
Henrique Fontana RS PT
Ivan Valente SP PSOL
Janete Rocha Pietá SP PT
Jesus Rodrigues PI PT
Jilmar Tatto SP PT
João Paulo Lima PE PT
Leonardo Monteiro MG PT
Liliam Sá RJ PR
Lindomar Garçon RO PV
Luiz Alberto BA PT
Luiza Erundina SP PSB
Márcio Macêdo SE PT
Marcon RS PT
Marina Santanna GO PT
Miro Teixeira RJ PDT
Nazareno Fonteles PI PT
Newton Lima SP PT
Padre João MG PT
Padre Ton RO PT
Paulo Pimenta RS PT
Paulo Rubem Santiago PE PDT
Paulo Wagner RN PV
Pedro Uczai SC PT
Professora Marcivania AP PT
Reguffe DF PDT
Ricardo Izar SP PV
Ricardo Tripoli SP PSDB
Roberto de Lucena SP PV
Roberto Freire SP PPS
Roberto Santiago SP PV
Rogério Carvalho SE PT
Rosane Ferreira PR PV
Sarney Filho MA PV
Sibá Machado AC PT
Valmir Assunção BA PT
Vieira da Cunha RS PDT
Waldenor Pereira BA PT

creditos: http://sosriosdobrasil.blogspot.com/2011/05/vergonha-nacional-deputados-aprovam.html

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores

Em Destaque

Recurso em PDF Pedagógico SSR - NUMERAIS DE 1/10