...procura se mostrar atento ...
A palavra educação tem o poder de gerar caminhos, muitas vezes , atalhos obscuros onde nos deparamos assistindo á uma novela sem fim, de cenas incoerentes, improvisações inconsequentes , promessas quase sempre esquecidas e que muitas vezes se arrastam por anos...
Objetivamente nada se concretiza, ao contrário , os que realmente deveriam desempenhar seu papel com louvor mostrando ser merecedores de estarem nos cargos que ocupam caminham na contramão do bem comum ,se .esquecendo agora de seus ideais de outrora...
Neste caminho fica sozinho o professor , esquecido na jornada , abandonado por quem deveria ser a ponte , ser a flecha ; que direciona , que abre caminhos para o entendimento ...
Enquanto isso nossa infância esta crescendo e o descompromentimento com o verdo educar só se faz brilhar, mais perto das eleições...
Onde os holofotes se viram na direção do momento oportuno ...
Ainda na antiguidade Platão cita Sócrates apontando como " imprescindível" a presença de guardiões que eduquem as crianças,tornando-as adultos mais justos.
Defendia um curriculo que contemplasse a ginástica para o corpo e a música para a alma.
Além disso, boas fábulas e relatos deviam ser ouvidos pelas crianças desde a mais tenra idade.
Nos jogos infantis eram valorizados como forma de apego à disciplinas e às leis.
Nessa perspectiva "a infância é um degrau fundador na vida humana , a base sobre a qual se constituíra o resto [...] a educação da infância tem projeções políticas : uma boa educação garante um cidadão prudente"
Metodologicamente vamos descobrindo ,analisando, tirando os pós e os contras desta ou daquele método,vamos misturando , criando , colocando em prática o conhecido e se capacitando para o novo .
O tempo passou, o mundo mudou as pessoas , as famílias mudaram...
Passamos por longos processos de reconhecimento da área da educação, do período medieval onde não havia consciência de infância; ao surgimento das creches na revolução industrial , o reconhecimento da mais bem sucedida instituição o "jardim de infância" vistos por alguns a única proposta detentora de uma concepção pedagógica onde Froebel pretendia não apenas reformular a educação pré-escolar,mas,por meio dela , observar a estrutura familiar e os cuidados à infância , envolvendo as relações entre as esferas pública e privada.
Autores como: Comênio, Rousseau, Pestalozzi, Decroly, Froebele, Montessori que contribuiram para a nova visão de infância .
Movimento da Escola Nova ou Escolavismo nos trouxe significativas contribuições no sentido de orientar as práticas pedagógicas voltadas para a infância .
Vygotky , psicólogo russo , que reconheceu a importância da introdução da criança na cultura por parceiros mais experientes, desenvolvendo a memória , atenção é pensamento , linguagem ,etc. por meio desta interação.
Wallon , neuropsiquiatra francês foi o primeiro a levar não só o corpo da criança , mas também suas emoções , para dentro da sala de aula.
Piaget , biólogo suíço estudioso da evolução do pensamento até a adolescência , procurando entender os mecanismos mentais que o individuo utiliza para captar o mundo .
Após a Segunda Guerra Mundial o mundo ficou imbuído de forte sentimento de justiça social. Propiciando a promulgação da Declaração dos Direitos da Criança em 1959.
Perceber a grandiosidade de suas propostas, atentar ao passado procurando continuar o que nele foi desenvolvido e também evitando os equívocos cometidos.
Continuar o caminho ...
Uma coisa é certa ,a educação infantil deste os primórdios tempos caminha lentamente rumo ao seu reconhecimento , ao seu real entendimento e valor.
Enquanto nossa infância esta crescendo , enquanto se é discutido tantos e tantos projetos , meios , saídas, caminhos, articulando meios, maneiras, possibilidades a infância do menino vai perdendo seu encanto...
Vai perdendo seu sorriso maroto, suas histórias tão mágicas vão ficando no esquecimento do som de sua voz...
Todo este processo , longo é interminável de se reconhecer o real valor da educação desde o ensino básico chega a ser surreal...
Enquanto isso educadores de todo o Brasil assistem perplexos a lenta e desgastante fala da educação...
Onde deveria haver o entendimento e o reconhecimento se tem a "pauta arquivada do dia",ou, outras prioridades ,afinal de contas , o relógio da infância pode esperar e a valorização dos seus profissionais também...
É claro que não podemos generalizar ,que existe pessoas empenhadas , projetos maravilhosos sendo colocados em ação, mas, fazemos todos sem exceção parte deste processo educacional, desta caminhada onde nossa intenção não é ,e nunca foi medir forças.
Ao contrário, nossa intenção sempre foi procurar o diálogo e apenas fazer valer o que aprendemos durante anos de: estudos , capacitações e experiências trabalhando com nossos pequenos .
Exercermos nossa cidadania com respeito ao outro e a nós mesmos.
Uma Prática Educativa de Qualidade Educa
Cuidando e Cuida Educando...
SOMOS O ESPAÇO QUE HABITAMOS
E O TEMPO QUE VIVEMOS.
DESEJOS SÃO FLECHAS DE LUZ !!!
Vygotky , psicólogo russo , que reconheceu a importância da introdução da criança na cultura por parceiros mais experientes, desenvolvendo a memória , atenção é pensamento , linguagem ,etc. por meio desta interação.
Wallon , neuropsiquiatra francês foi o primeiro a levar não só o corpo da criança , mas também suas emoções , para dentro da sala de aula.
Piaget , biólogo suíço estudioso da evolução do pensamento até a adolescência , procurando entender os mecanismos mentais que o individuo utiliza para captar o mundo .
Após a Segunda Guerra Mundial o mundo ficou imbuído de forte sentimento de justiça social. Propiciando a promulgação da Declaração dos Direitos da Criança em 1959.
Perceber a grandiosidade de suas propostas, atentar ao passado procurando continuar o que nele foi desenvolvido e também evitando os equívocos cometidos.
Continuar o caminho ...
Uma coisa é certa ,a educação infantil deste os primórdios tempos caminha lentamente rumo ao seu reconhecimento , ao seu real entendimento e valor.
Enquanto nossa infância esta crescendo , enquanto se é discutido tantos e tantos projetos , meios , saídas, caminhos, articulando meios, maneiras, possibilidades a infância do menino vai perdendo seu encanto...
Vai perdendo seu sorriso maroto, suas histórias tão mágicas vão ficando no esquecimento do som de sua voz...
Todo este processo , longo é interminável de se reconhecer o real valor da educação desde o ensino básico chega a ser surreal...
Enquanto isso educadores de todo o Brasil assistem perplexos a lenta e desgastante fala da educação...
Onde deveria haver o entendimento e o reconhecimento se tem a "pauta arquivada do dia",ou, outras prioridades ,afinal de contas , o relógio da infância pode esperar e a valorização dos seus profissionais também...
É claro que não podemos generalizar ,que existe pessoas empenhadas , projetos maravilhosos sendo colocados em ação, mas, fazemos todos sem exceção parte deste processo educacional, desta caminhada onde nossa intenção não é ,e nunca foi medir forças.
Ao contrário, nossa intenção sempre foi procurar o diálogo e apenas fazer valer o que aprendemos durante anos de: estudos , capacitações e experiências trabalhando com nossos pequenos .
Exercermos nossa cidadania com respeito ao outro e a nós mesmos.
Uma Prática Educativa de Qualidade Educa
Cuidando e Cuida Educando...
SOMOS O ESPAÇO QUE HABITAMOS
E O TEMPO QUE VIVEMOS.
DESEJOS SÃO FLECHAS DE LUZ !!!