Como trabalhar
Para preservar o sentido do conteúdo, evitar sua fragmentação e distribuir os temas em função do tempo de aprendizagem, o trabalho na pré-escola pode ser organizado de acordo com as chamadas modalidades organizativas.
- Plano de trabalho Forma de organizar o dia na pré-escola com foco numa atividade específica (leitura exploratória de um texto, resolução de um tipo de um tipo de problema matemático etc.). Como dura apenas um dia, costuma ser usado para apresentar um conteúdo ou explorar um detalhe dele.
Atenção Não se esqueça de incluir uma atividade diagnóstica inicial (para verificar os alunos sabem sobre o assunto) e uma avaliação final (para indicar o que aprenderam).
- Atividade permanente Também chamada de atividade habitual, é realizada regularmente (todo dia, uma vez por semana ou a cada 15 dias). Ela serve para construir hábitos e familiarizar os alunos com determinados conteúdos. Por exemplo: a leitura diária em voz alta faz com que os estudantes aprendam mais sobre a linguagem e desenvolvam comportamentos leitores.
Atenção Ao planejar esse tipo de tarefa, é essencial saber o que se quer alcançar, que materiais usar e quanto tempo tudo vai durar. Vale sempre contar para as crianças que a atividade em questão será recorrente.
- Sequência de atividades Conjunto de propostas com ordem crescente de dificuldade. O objetivo é focar conteúdos particulares (por exemplo, a regularidade ortográfica) numa ordenação com começo, meio e fim. Em sua organização, é preciso prever esse tempo e como distribuir as sequências em meio às atividades permanentes e aos projetos.
Atenção É comum confundir essa modalidade com o trabalho do dia a dia. A questão é: há continuidade? Se a resposta for não, você está usando uma coleção de atividades com a cara de sequência.
- Projeto institucional Reunião de atividades que se articulam para a elaboração de um produto final forte, em que podem ser observados os processos de aprendizagem e os conteúdos aprendidos pelas crianças. Costuma partir de um desafio ou situação-problema. Trabalhados com uma frequência diária ou semanal, podem estender-se por períodos relativamente prolongados (um ou dois meses, por exemplo), tornando as crianças especialistas em um determinado tema.
Atenção O erro mais comum é um certo descaso pelo processo de aprendizagem, com um excessivo cuidado em relação à chamada culminância (a elaboração do produto final).
Conheça alguns sites que disponibilizam planos de aula e/ou projetos para educadores.
Nova Escola: diversos planos de aula organizados por área: Alfabetização, Matemática, Língua Portuguesa, História,Geografia, Ciências Naturais, Artes, Língua Estrangeira, Educação Física.
O site também disponibiliza os planos de aula publicados no Jornal da Tarde de domingo.
E-Aprender – O site disponibiliza planos de aulas organizados em disciplinas.
Há também dicas para elaboração de planos.
Yahoo Educação – Diversas atividades sugeridas utilizando as tecnologias de comunicação e informação.
Sabesp – Esta área do site é dedicada a educadores e apresenta propostas para trabalhar assuntos relacionados a água e saneamento.
NetEducação – O site disponibiliza planos e planejamento para diversas séries e disciplinas, inclusive educação especial.
Veja on-line – A maior parte do conteúdo é para assinantes, mas toda semana é possível acessar gratuitamente uma das aulas em destaque.
Microsoft Educação – Diversos projetos que utilizam as TICs, todos organizados por ciclos.
Site de dicas – Dicas de atividades para desenvolver com crianças. Dicas Vivência
Pedagógica - Seção do site com idéias de recursos e estratégias que podem ser utilizadas na escola. Projetos – Também faz parte do site de dicas uma seção com idéias de projetos para desenvolver na escola.
Turbine sua aula – propostas publicadas no portal Educarede.
Arte na Escola – O site apresenta riquíssimo material para o trabalho com Arte na Escola.
Veja também WebQuests eWebGincanas: propostas interessantes para trabalhar com os recursos da Web. Neteducação com muitos planos de aula.