Facebook fora do ar é lição para microempreendedores

Você pensa que está sem sinal, que seu roteador parou de funcionar ou que o seu vizinho roubou o wi-fi.. 
Mas é apenas Facebook saindo do ar.
Como se não bastasse, WhatsApp, Messenger e o Instagram também caem.  

As pessoas endoidam, saem na rua, começam a se ver, a olhar umas para as outras... iniciam uma conversa que antes não aconteceria, mas o assunto ainda sim é WhatsApp: "E aí, teu WhatsApp também caiu?"

Até aquele vizinho que nunca te dá oi ou bom dia surge do NADA no seu portão puxando assunto e dizendo: "Sem WhatsApp fica difícil né, nem sei mais como faz para ligar."

As pessoas aderem totalmente aos aplicativos mensageiros e se ancoram à diferentes redes sociais administrada por uma única empresa. 

Vantagens
A vantagem de usar esses aplicativos é óbvia, a velocidade impressionante e também a interconexão entre eles. 

Desvantagens 
Para estabelecimentos comerciais, micro empresas e micro empreendedores individuais a desvantagem em caso de uma pane como essa é enorme, se não for monumental.
Alguns comerciantes tiveram 99% das vendas paralisadas gerando um prejuízo forte.

Pois é
 A dedicação total e única à um leque de serviços e plataformas de uma mesma empresa é perigoso do ponto de vista estratégico. A dependência e ancoragem do empreendedor ao serviço vira uma coisa só, se tudo do Facebook cai, todos os negócios param.

Diversifique
Diversificar os canais de comunicação e sempre manter atualizado os canais tradicionais hoje considerados arcaicos é fundamental, afinal uma campanha de marketing via SMS, TELEFONE ou EMAIL quando ninguém tem status online nas redes sociais faz e sempre fará toda a diferença.





Pesquisar este blog

Em Destaque

Atividade de Páscoa para Download e imprimir

Atividade pedagógica BNCC para IMPRIMIR e DOWNLOAD

Pesquisar Atividade

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores