Contar , brincar histórias ...
Este foi um lindo projeto , uma idéia que deu muito certo , simplesmente , porque estavamos todos envolvidos , em parceria, comprometidos a contar e brincar com nossos pequenos.
Adentrando neste lúdico mundo das histórias que encantam e ensinam ...
Sandra, Adriana, Susana, Patricia,Mayra, Camila,Fátima, Edna , Mari, Raquel, Mira, Silvia .
A história da Chapeuzinho , encontra outros personagens pelo caminho da casa da vovó.
Os trés porquinhos acabam invadindo a história da chapeuzinha , devido a perseguição do lobo mau que não os deixa em paz .
Pedem ajuda ao caçador e até a bruxinha Keka , que voava
fora do seu espaço aeréo, da sua história.
Todos se unem para dar uma lição no lobo mau, que sem saber de nada , cai direitinho na armadilha de todos .
E terá uma lição que jamis esquecerá...
Entre os clássicos infantis , escolhemos a história de Chapeuzinho Vermelho, os trés Porquinhos e a bruxinha Keka , para trabalharmos uma adaptação, á uma nova versão . onde os personagens se encontrariam para conversarem ,procurando todos solucionar seus problemas com o personagem central
"o lobo mau" ,que vive perturbando á todos.
Após , as histórias anteriores terem sido contados em outras atividades e as crianças já conhecerem o enredo de cada uma delas .
Apresentamos á eles, esta nova versão, bem humorada ,da
história da Chapeuzinho Vermelho ás avessas.
Justificativa
Proporcionar as crianças vivências signicativas e prazerosas .
Onde os personagens de contos clássicos, saem dos livros e se tornam reais , encantando, refletindo juntos , sobre suas ações , ensinando e aprendendo, construindo pontes de significações do mundo exterior para seu mundo interior, apredendendo valores , desenvolvendo seu senso - critíco, sua expressão e linguagem.
Objetivo Geral:
Permitir ao aluno que construía novos significados sobre os conteúdos de aprendizagem sempre intermediados por uma posição ética. Oportunizar reflexões e/ou discussões sobre o papel de cada educando no seu contexto social. Elaborar textos, inserido figuras sobre o tema abordado. Proporcionar momentos reflexivos, estimulando-os a perceber o valor e a capacidade que possuem.
Objetivos Conceituais:
· Identificar personagens do conto chapeuzinho vermelho, os trés poruinhos, como: lobo, caçador, a menina, a avó, a mamãe;
· Identificar letras e palavras conhecidas presentes no título da história e nomes de personagens.
Objetivos Atitudinais:
· Possibilitar um instrumento onde as crianças coloquem suas emoções e necessidades;
· Sistematizar situações problema, a partir de contos, para as crianças refletirem criando alternativas de acordo com seus pensamentos
· Buscar no mundo da fantasia possíveis soluções para os problemas de mundo real;
· Resgatar a importância do “contar histórias”, no contexto familiar;
· Valorizar o conto como parte da tradição dos povos;
· Aprender valores; Desenvolver o senso crítico e a criatividade.
Objetivos Procedimentais:
· Ampliar as possibilidades de movimentos;
· Expressar-se por meio de desenhos, pinturas e colagens;
· Desenvolver a linguagem oral;
· Ler, ainda que de forma não convencional;
· Dramatizar história, por meio de expressões orais e dança;
· Descrever cenários e personagens;
· Continuar histórias a partir de um determinado ponto;
· Produzir textos, tendo o professor como escriba.
Metas:
Desenvolver noções de valores e incentivar a leitura.
Metodologia:
- Leitura do conto de fadas:
· Criar situações de fantasia e encantamento;
· Transportar a imaginação para o reino do maravilhoso;
· Trabalhar as emoções que a história transmite;
· Dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
· Apreciação da leitura feita pela professora;
· Identificação de valores encontrados nas personagens da história.
Conteúdos:
- Artes: imaginação, criatividade, ilustração do livro, pinturas e desenhos;
· Linguagem Oral e escrita: leitura e escrita dos nomes dos personagens, organizar as tarjas com seqüência da historia, associar imagem ao som, quebra cabeça;
· Matemática: contagem, ligue-ligue.
· Formação pessoal, identidade e autonomia: trabalhar a auto-confiança e os valores ;
· Movimento: Expressões corporal e facial, dança, movimentos espontâneos e programados;
· Música: Narração, músicas, colocação de voz;
· Meio ambiente: conscientização e preservação das florestas;