Projeto alimentação

Foi entregue as crianças um texto (xerox) com o titulo “Se eu fosse um tomate”, da revista Nova Escola – editora
Abril – Ricardo Azevedo, no qual foi feita a leitura do mesmo, por um aluno voluntário e depois de relido pela
professora.
**********

Texto: Ricardo Azevedo


SE EU FOSSE UM TOMATE

Se eu fosse um tomate ia ser duro, porque, sinceramente, odeio tomate.
A pior coisa da vida, pior do que chuva nas férias, nota baixa ou ser pego em flagrante, é a gente não gostar da gente mesmo.
Se eu fosse um tomate ia detestar eu mesmo.
É gostoso comer em lanchonete, mas quando vem um cheese-salada, melhor procurar bem.Tem sempre um tomate escondido atrás da alface ou disfarçado de maionese.
Tenho certeza que eles fazem de propósito, dó pra ver a careta dos fregueses engasgados.Em lanchonete é comum, de vez em quando, ouvir uma risadinha na cozinha.
Pra falar a verdade, nem sei o que tomate é.
Se é cereal, legume, fruta, hortaliça, arbusto, tubérculo ou trepadeira.
Verdura não é, porque verdura é verde.
Talvez nasça no chão feito formiga ou minhoca.
Talvez dê em cachos.
Tudo pode ser.
Agora, a vantagem do tomate, isso ninguém descobriu.
Perguntei ao professor qual a função do tomate no mundo em que vivemos.Ele mandou calar o bico e prestar atenção na aula.
Na minha opinião, o tomate não serve para coisíssima nenhuma.
Tive dois sonhos.
No primeiro, vinha voando no céu que nem passarinho, assobiando, com aquele ventinho morno soprando no rosto.De repente me deu um treco, comecei a cair, cair, cair até me esborrachar no chão.
Quando vi, estava cheio de sangue no meio de cobras se enroscando pelo meu corpo.
Tremi.Senti o bafo manso da morte.Gritei.
Aquilo não era sangue.Era molho de tomate.Tinha caído num prato gigante de macarronada.
No outro sonho, a gente estava na classe, alguém miou imitando gato, a dona Antonieta parou a aula, jogou o giz no chão, arregalou os olhos, foi inchando, ficando vermelha, estufou e virou um tomataço enorme de óculos e rabo-de-cavalo.
Depois, puxando uma guitarra não sei de onde, começou a dançar e cantar um rock'n'roll.
Quanta maravilha a natureza nos oferece!
Sorvete crocante com cobertura de chantilly.
Maça do amor.Chocolate de pralinê.Amendoim doce em saquinhos compridos vendidos na porta dos cinemas.
Telefonei pro meu pai e perguntei quem inventou o tomate.
Ele ficou bravo, estava ocupado, mandou eu ir brincar de outra coisa.
É difícil entender o que se passa dentro de um pai.
A Marisa não acha ser tomate nada de mais.
Se ela fosse um tomate nem ia esquentar a cabeça.Ficava dependurada numa árvore ou empilhada, calmamente, numa barraca de feira.Ela disse também que ia se achar a melhor coisa da pizza.
A Marisa senta na carteira da frente.Vivo olhando os cabelos dela.Sentindo seu perfume.Quando ficar grande quero casar com ela.Vou ser milionário, comprar uma casa na Disneylândia e ficar lá beijando a Marisa o dia inteiro.
Contei pro Marcelo que eu queria ser tudo menos tomate.
Ele mandou largar a mão de ser besta.
Perguntou se eu preferia se papel higiênico.
O Marcelo é o cara mais inteligente da classe.
Ser tomate, às vezes, pode ser bem melhor.

(Ricardo Azevedo, Nova Escola)
1


************

Em um grupão, semicirculo, foi debatido o assunto alimentação saudável, onde as crianças eram
questionadas e ao mesmo tempo expuseram suas experiências e conhecimentos, todos participaram, dando exemplos,
trazendo e buscando informações para suas expectativas e um processo a qual estava começando.
Foram realizadas listas sobre os tipos de alimentos que as crianças gostam e as que não gostam e registradas e uma
tabela.
Aproveitando os dados da tabela foi feito um gráfico sobre estes dados e em um cartaz exposto para a sala e escola.
Algumas crianças da turma foram eleitas pelos demais colegas a irem até a cozinha e falar com a cozinheira
(merendeira), pedindo a ela que se fosse possível realizar na semana o dia da macarronada (com sucesso).
Trabalhando com o texto “Se eu fosse um tomate”.
Debate com o tema:
O Tomate é: legume, fruta, cereal, ou verdura?
Abre-se uma grande polêmica, pois varias crianças da turma desconhecia que o tomate é um fruto, e assim a profª
intermediária, explica que o tomate faz parte das classes dos frutos e que as pessoas utilizam-no em saladas e outros pratos
salgados com maior freqüência.
De acordo com o texto procurar significados de palavras no dicionário.
Ilustrações para colorir.
Em casa conversar com seus familiares a respeito do tomate.
Em produção coletiva, fazerem uma lista de alimentos (cesta básica), que a profª escreve no quadro, para uma
pesquisa de preço que iria ser realizada em grupo, no supermercado próximo à residência e levar na semana seguinte.
Caça–palavra
Encontrar no caça-palavras nomes de verduras, cereais e hortaliças.
Separando as silabas das palavras do caça-palavras.
Para encerrar a semana da ALIMENTAÇÂO (26 a 30 de Março) é realizados uma dramatização com fantoches
utilizando frutas, verduras e legumes com o poema:


Eu sou a LARANJA *** Eu sou a CENOURA
Meu suco faz bem *** num molho amarrada
É doce e gostoso *** Sou muito gostosa
E vitaminas contém! *** Em qualquer salada!

Eu sou a BANANA *** Eu sou o MILHO
E, bem madurinha, *** bem verde e dourado
A todos agrado, *** assim que apareço
Pois sou gostosinha! *** Já sou procurado!

Eu sou a MAÇÃ *** Eu sou a BATATA
Vermelha e cheirosa *** sou bem gorduchinha,
A casca tem ferro *** tão deliciosa
*** Cozida ou fritinha!
Eu sou a UVINHA *** Eu sou o CAQUI,
Num cacho aninhadinha,*** sou doce e saudável,
Rosada ou branquinha, *** se bem madurinho,
Muito apreciada! *** Sou apreciável!

Eu sou o ALFACE ***Eu sou o ABACATE
Tão fresca e verdinha,*** verdinho e gostoso,
Trazendo saúde ***em sorvete ou vitamina,
Em cada folhinha!** Sou tão saboroso!



Em cada folhinha! Sou tão saboroso!
O teatro de fantoches fechou a semana, todas às crianças participaram, tanto na confecção, como em sugestões,
desempenho, criatividade, autonomia, etc. na realização do teatro, que foi apresentado no palco da escola para apreciação
das demais crianças, corpo docente e funcionários do período.
Atividades realizadas na semana de 30/03/09 a 03/04/09:
Comecei a semana entregando para as crianças a letra da música “A Sobremesa” (Balão Mágico)
Cantando e ouvindo a música às crianças vão imaginando sobre uma sobremesa e através da criatividade ilustrando e
colorindo a que mais gosta, a que não gosta e uma que nunca comeu e que gostaria de experimentar.

Debate

“A importância da sobremesa para a complementação alimentar”.
Trabalhando com o texto:
Atividades:
1. Marque no texto o que se pede:
( - ) substantivos ( + ) verbos ( O ) adjetivos ( ) artigos
Escolha um verbo e conjugue-o nos três tempos: passado, presente e futuro.
TRABALHANDO EM GRUPO (4 ALUNOS).

Elabore em grupo um caderno de receitas de sobremesas.


Culinária alternativa:


Através de um texto informativo que fora entregue as crianças para que elas obtêm informações que a culinária alternativa
utiliza alimentos poucos utilizados na alimentação diária, que em muitos casos são desprezados pelas donas de casa,
movidas pelo desconhecimento do valor nutricional que possuem. Cascas, talos, sementes e folhas de vegeteis são
aproveitáveis na culinária alternativa. A multimistura ajuda a compor qualquer dieta, mantém a saúde, recupera crianças
desnutridas, aumenta o leite materno e diminui infecções.
Através de informações as crianças passam, a saber, quais os ingredientes necessários para a multimistura e quantidades
necessárias.
Passam, a saber, que pode ser feito farofa com casca de banana, maioneses de talos, patês de talos de folhas, bolinhos de
folhas de beterraba, sucos de cascas de frutas, pudins de cascas de frutas, chás, suflês ou tira gosto de sementes de
abóbora.


Elaborando cardápio

Prepare um cardápio para o café da manhã, utilizando sempre alimentos dos três grupos: (animal-vegetal-mineral) para
uma semana.

Tente variar o máximo possível.

DOMINGO: Pão com manteiga, leite com chocolate, maçã.
SEGUNDA: Chá, biscoito, mamão.
TERÇA-FEIRA: Ovo quente, torrada, suco.
QUARTA-FEIRA:
QUINTA-FEIRA:
SEXTA-FEIRA:
SÁBADO:


TRABALHANDO COM RECEITA

Pedir antecipadamente ao aluno que traga uma receita fácil de ser feita.
A turma será dividida em grupos de 4 alunos cada, para se fazer uma analise dirigida das receitas do grupo.
I. Um aluno será escolhido para copiar as receitas do grupo em folhas almaço, para realizar xerox, para passar a turma
toda posteriormente.
II. Todos os componentes do grupo deverão ler atentamente as receitas, anotando todos os ingredientes necessários na
tabela:
MODELO DA TABELA:
a professora entrega um para cada aluno.
Receita 1 – nome: _________________________________________________________________________
INGREDIENTES QUANTIDADE PREÇO

Açúcar 2 xícaras ?
Leite 2 xícaras ?
Ovos 3 unidades ?
Fermento 1 colher de sobremesa ?
Farinha de trigo 3 xícaras ?


III. Faça as outras receitas da mesma maneira.
IV. Os preços dos ingredientes deverão ser pesquisados pelos alunos em casa nos jornais, mercearias, supermercados, etc.
VI. Após esta atividade, os alunos deverão calcular o preço total de cada receita.
VII. Os alunos deverão também preencher o quadro sobre os ingredientes:


MODELO DO QUADRO:

Nome:
Origem:
Animal Vegetal
Utilização:
Unidade quilo litro
Embalagem:
Caixa garrafa unidade saco
Tempo de validade
Leite
x x x Dias
Ovos
x x x Dias
Farinha
x X x Meses
Manteiga
Açúcar
Fermento
VIII. O grupo deverá escolher um dos ingredientes para pesquisar sobre a sua origem, ilustrando.


RESGATANDO O SABER POPULAR:
O professor introduzira na aula o SABER POPULAR, onde as crianças relatarão e farão pesquisas sobre sua bagagem de
conhecimentos, de sua historia, sua vivencia e sua cultura.

PLANTAS MEDICINAIS:

DEBATE

- O Professor pedirá que os alunos relatem os conhecimentos que já tem sobre a medicina caseira.

ENTREVISTA
- Pedirá que os alunos entrevistem pessoas mais velhas sobre o tema: PLANTAS QUE CURAM.
BUSCAS
- Pedir às crianças que tragam mudas ou sementes para formarem na escola a “Hortinha Medicinal”.


ATIVIDADES INTEGRADAS SOBRE A ALIMENTAÇÃO

(geografia, português, matemática, ciências).


Produção de texto: Qual a comida que você mais gosta.


Debate:

- qual a importância dos alimentos e origem dos alimentos: animal, vegetal e mineral;
- importância da higiene dos alimentos;
- evitando o desperdício dos alimentos;
Mercadinho
- pedir aos alunos que tragam rótulos e embalagens de produtos para montagem de um mercadinho;
- utilizar o mercadinho em situações matemáticas;
1- Sou vermelha ou verde, muitos gostam de mim, fazem tortas, geléias ou suco. Meu nome só tem quatro letras. Quem
sou?
2- Tenho casca espinhenta, mas sou muito saboroso em sucos e sorvetes.Sirvo de sinônimo quando é uma tarefa chata ou
complicada de fazer. Quem sou?
3- Sou uma raiz os coelhos me adoram e minha cor é alaranjada. Quem sou?
4- Sou verdinho, o meu nome é usado para elogiar as moças bonitas. Quem sou?
5- Sou o aumentativo de pimenta, posso ser da cor verde, vermelha ou amarela. Quem sou?
6- Sou verde, pequeno e azedo, mas quando me encontro com a água e o açúcar me torno muito refrescante. Quem sou?
7- Posso ser Rubi, Itália, Roxinha, mas quando estou seca me chamam de passa. Quem sou?
8- Fico uma delicia frita com hambúrguer, mas posso virar purê, cozida ou assada. Quem sou?
9- Vivo com muita baba, por isso muitos não gostam de mim. Quem sou?
10- No dia das Bruxas, as pessoas me enfeitam, furam e colocam de noite uma vela dentro. Quem sou?

Pesquisar este blog

Em Destaque

Atividade de Páscoa para Download e imprimir

Atividade pedagógica BNCC para IMPRIMIR e DOWNLOAD

Pesquisar Atividade

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores