Pesquisar este blog

Movimento Habit Planeta

Olá meninas !

Coloco nesta postagem o nome de

**Movimento Habit Planeta**

algo deve ser feito , alertar , divulgar, comentar ,mostrar, falar, enfim...

Estamos no lugar certo , ainda é o momento para mostrar um caminho para nossos pequenos e que ainda pode haver um futuro diferente para eles e para o futuro do planeta ...

******
Estes dias estive participando com as crianças da escola de uma excursão para o Aquário aqui em Santos Litoral Paulista.
Um passeio enriquecedor devido ao grande número de aquários cada um com uma espécie em especial.
Ali admiramos toda a beleza , a maravilha destes lindos animais
Fiquei observando o rostinho de cada criança que estava ali, encantados , felizes por estarem presenciando a rotina destes animais...
Ali observamos, conversamos, tiramos fotos ( sem flash) é claro até o momento que me deparei com um banner imenso.

Passamos por ele as crianças estavam entusiasmadas com tanta mágia e eu derepente me calei .
Meus olhos ficaram fixados no banner.
Apesar de sabermos todo o mal que a poluição causa a natureza quando nos deparamos com as imagens do que isso acarreta chega a doer.
Num pude deixar aquele banner passar por nós sem dar a devida atenção a ele.
E após as crianças já terem visto todos os aquários chamei a atenção deles para o banner.
Até então eles nao tinham percebido o que tinha ali até que eles começaram a prestar a atenção e um por um foi sentando ali mesmo pertinho dele .
Trouxe as fotos aqui do que fazemos com a natureza a todo o instante.
Eu moro aqui na baixada santista e é muito triste observar o que acontece após um lindo dia de sol e praias lotadas; o que fica na praia após a saída dos turistas ...

Não estou generalizando , mas com certeza muitas , muitas pessoas , adultos que deveriam dar o EXEMPLO não o fazem e largam tudo pela areia .
Este tudo, em muitos momentos chegam ao mar...
As latinhas de cerveja e refrigerantes até que tem sido recolhidas devido ao seu comércio, mas, sacos plásticos, enfim , não vou aqui ficar citando item por item, com certeza vocês deve imaginar...
Meu ano escolar começa na próxima semana pois estou de férias , mas, com certeza , irei trabalhar juntinho com meus pequenos o amor , o carinho e o respeito com o meu planeta o meio onde vivo!

[sacola_tartaruga.jpg]

Durabilidade, estabilidade e resistência a desintegração. As propriedades que fazem do plástico um dos produtos com maiores aplicações e utilidades ao consumidor final, também o tornam um dos maiores vilões ambientais. São produzidos anualmente cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e cerca de 10% deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta fração vem de terra firme.

Vortex de plástico no oceano atlântico

Foto do vórtex


No oceano pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extensão, vai da costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros . Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos.
Pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas , bonecas, patos de borracha, tênis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo exemplar possível de ser feito com plástico. Segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos.

Plástico no Oceano Pacífico

Plástico no Oceano Pacífico

O oceanógrafo Curtis Ebbesmeyer, que pesquisa esta mancha há 15 anos compara este vórtex a uma entidade viva, um grande animal se movimentando livremente pelo pacifico. E quando passa perto do continente, você tem praias cobertas de lixo plástico de ponta a ponta.

Tartaruga deformada por anel de plástico

Tartaruga deformada por aro plástico


A bolha plástica atualmente está em duas grandes áreas ligadas por uma parte estreita. Referem-se a elas como bolha oriental e bolha ocidental. Um marinheiro que navegou pela área no final dos anos 90 disse que ficou atordoado com a visão do oceano de lixo plástico a sua frente. 'Como foi possível fazermos isso?' - 'Naveguei por mais de uma semana sobre todo esse lixo'.
Pesquisadores alertam para o fato de que toda peça plástica que foi manufaturada desde que descobrimos este material, e que não foram recicladas, ainda estão em algum lugar. E ainda há o problema das partículas decompostas deste plástico. Segundo dados de Curtis Ebbesmeyer, em algumas áreas do oceano pacifico podem se encontrar uma concentração de polímeros de até seis vezes mais do que o fitoplâncton, base da cadeia alimentar marinha.

Aves morrem porque comem nosso lixo

Aves morrem porque comem nosso lixo

Segundo PNUMA, o programa das nações unidas para o meio ambiente, este plástico é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinha todos os anos. Sem contar toda a outra fauna que vive nesta área, como tartarugas marinhas, tubarões, e centenas de espécies de peixes.

Ave morta com o estômago cheio de pedaços de plástico

Ave morta com o estômago cheio de pedaços de plástico

E para piorar essa sopa plástica pode funcionar como uma esponja, que concentraria todo tipo de poluentes persistentes, ou seja, qualquer animal que se alimentar nestas regiões estará ingerindo altos índices de venenos, que podem ser introduzidos, através da pesca, na cadeia alimentar humana, fechando-se o ciclo, na mais pura verdade de que o que fazemos à terra retorna à nós, seres humanos.

Fontes: The Independent, Greenpeace e Mindfully

“Tartarugas marinhas confundem sacos plásticos com seu alimento. Mortes são

Não deixe que isso aconteça!

Não deixe que isso aconteça!





“Evite levar sacolas para casa. Tenha sempre uma alternativa para transportar suas compras.”

Menos de 1% das bolsas é reciclada.

Custa mais reciclar uma sacola plástica do que produzir uma
nova.

“Uma informação da Agência de Proteção Ambiental dos EUA revela que
se consomem aproximadamente a cada ano no mundo entre 500
bilhões e um trilhão de sacos plásticos.”

“Recicla o seu lixo? Ótimo, mas saiba que isto ainda é pouco…”

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores

Em Destaque

Recurso em PDF Pedagógico SSR - NUMERAIS DE 1/10