Pesquisar este blog

Como evitar doenças na infância


Como evitar doenças na infância
Cada pai e mãe sonha em ter filhos saudáveis. Cada família busca uma qualidade de vida que proporcione dias tranquilos e alegres. Muitas doenças que conhecemos podem ser evitadas através de atitudes diárias e vigilância.
As crianças são mais vulneráveis porque ainda não tem uma consciência esclarecida sobre a consequência de certas atitudes, por isso é fundamental os pais serem os condutores e exemplos do que é uma vida saudável, longe de vícios negativos e na prática do bem.
A visita ao médico é básica, cada criança em sua fase de desenvolvimento precisa avaliação médica periódica - tamanho, peso, taxas devem ser analisadas e comparadas de acordo com a idade. As vacinas também são aliadas na prevenção e no fortalecimento do corpo contra algumas doenças, o pediatra será o profissional certo para tirar as dúvidas refentes ao assunto. É possível evitar situações desagradáveis fazendo exames regulares através do plano de saúde ou em clínicas particulares.
Cuide da alimentação de sua criança
É lugar comum dizer que alimentação saudável traz benefícios, não tem outra saída a não ser seguir uma alimentação balanceada desde a infância. O exemplo dos pais pode ser um fator decisivo em alguns hábitos dos filhos, portanto o que é escolhido como refeições dentro de casa provoca uma grande diferença nas escolhas futuras.
Desde do aleitamento materno até os primeiros sabores que a criança será exposta farão diferença. As verduras e frutas devem ser introduzidas em forma de papinhas e sopas para que o paladar do bebê se abra e tenha uma aceitação mais fácil para diferentes características.
Invista em exercícios físicos
A era dos games e eletrônicos em geral provoca um das piores formas de viver, o sedentarismo. Infelizmente já não é mais comum ver crianças correndo pela rua, brincando pela vizinhança e gastando a energia ao ar livre. A violência urbana faz as famílias se fecharem dentro das casas.
A saída é procurar parques arborizados, clubes e locais propícios às brincadeiras de antigamente. Buscar a prática de alguns exercícios como capoeira, judô, natação ou outro esporte fará muito bem à criança que além de movimentar o corpo conhecerá novos amigos.
Respeite o sono da criança
Criança dorme muito e isso não significa preguiça. Cada fase é diferente, porém o desenvolvimento do corpo exige descanso e o sono é obrigatório. Se a criança estuda pela manhã, um soninho após as aulas pode ajudar até no rendimento, por isso faz-se necessário respeitar.

O que você acha importante para manter a saúde da criança?

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores

Em Destaque

Recurso em PDF Pedagógico SSR - NUMERAIS DE 1/10