Luz emitida por monitor de computadores pode prejudicar a pele

Primeiro post sobre Ciência, Tecnologia, Saúde e Qualidade de Vida.



Um estudo produzido pela Sociedade Americana de Fotobiologia nos Estados Unidos concluiu que a luz emitida de telas de computador pode causar manchas à pele humana.

O estudo, publicado na revista científica Photochemistry and Photobiology, afirma que a luz artificial emitida por telas LCD e lâmpadas fluorescentes usadas em escritórios têm o poder de agredir a pele e causar pequenas manchas com o passar do tempo.

A revista lembra que há um consenso científico em torno da agressividade dos raios UVA e UVB emitidos pelo sol, mas poucas análises sobre o feito da luz visível (termo técnico para definir a luz de monitores e lâmpadas) sobre a pele humana.

Segundo o estudo, a luz de monitores tem baixa agressividade, mas a exposição contínua das mãos, braço e rosto a luminosidade do computador tem consequências ruins para nossa pele.

A análise diz que ficar oito horas por dia na frente do computador equivale a tomar sol por 1 minuto e vinte segundos. É um agravante o fato de ficarmos muito próximos do monitor durante o trabalho.


Uma forma de bloquear os efeitos ruins da luz visível é o uso de protetores solares. O estudo adverte, no entanto, para o fato de que há poucos protetores e cremes disponíveis no mercado que protegem também contra a luz visível. A maior parte deles tem fator de proteção apenas contra os raios solares

pronto para imprimir / download

Em Destaque

Atividade de Páscoa para Download e imprimir

Atividade pedagógica BNCC para IMPRIMIR e DOWNLOAD

Pesquisar Atividade

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores