Resultado do Enem 2022 já está disponível para consulta

O resultado do Enem 2022 já está disponível para consulta antes da data prevista inicialmente. O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a mudança durante a divulgação dos dados do Censo Escolar da Educação Básica. Os resultados podem ser acessados na Página do Participante digitando o CPF e a senha cadastrados no sistema. 

As notas do Enem são usadas para aplicação em programas como Sisu, Prouni, Fies, instituições privadas e universidades internacionais.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para as universidades públicas do país. O aluno pode mudar suas opções de curso quantas vezes quiser durante o período de inscrição, com base nas notas de corte parciais divulgadas diariamente. 

Para se inscrever, o candidato precisa ter prestado o Enem 2021 e ter obtido nota superior a zero na redação. As inscrições são de 16 a 24 de fevereiro e os resultados serão divulgados em 28 de fevereiro, com a nota do Enem 2022 sendo considerada.

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50% de desconto) em instituições de ensino particulares. O candidato deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso e instituição, além de selecionar se quer participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas. 

Para se inscrever, é necessário ter cursado três anos do ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral em colégios privados, e ter renda per capita de até 3 salários mínimos. As inscrições são de 28 de fevereiro a 3 de março e os resultados serão divulgados entre 7 e 16 de março (1ª chamada) e entre 21 e 30 de março (2ª chamada), com as notas do Enem 2021 e Enem 2022 sendo consideradas.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades particulares, com a contrapartida de que os alunos paguem o financiamento após a formatura. 

O crédito pode cobrir de 50% a 100% da mensalidade, com juros que dependem da renda familiar do candidato. Para se inscrever, o candidato precisa ter participado de qualquer edição do Enem desde 2010, com média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e nota superior a zero na redação, além de ter renda familiar per capita de até 3 salários mínimos. As inscrições são de 7 a 10 de março e os resultados serão divulgados em 14 de março, com qualquer edição do Enem desde 2010 sendo considerada.

Há também instituições privadas de ensino superior que usam a nota do Enem no processo seletivo ou que oferece

Pesquisar este blog

Em Destaque

Atividade de Páscoa para Download e imprimir

Atividade pedagógica BNCC para IMPRIMIR e DOWNLOAD

Pesquisar Atividade

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores