Embalagens e etiquetas - Educação Infantil


Educação Infantil e 1ª série do Ensino Fundamental




INTRODUÇÃO

Por que ensinar a ler etiquetas e embalagens?
As etiquetas e embalagens são portadores de textos que cumprem a função de informar. Dizem a composição do produto, que cuidados são exigidos para seu funcionamento e manutenção, data de validade, modo de usar e de armazenar o produto... Veiculam textos escritos curtos e utilizam imagens. Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania e, se bem utilizados na alfabetização, podem trazer contribuições importantes também para os avanços dos alunos no processo de aquisição de procedimentos de leitor da escrita verbal e não-verbal.



Seqüência didática



Esta seqüência de trabalho centra-se em atividades de leitura baseadas numa proposta significativa de alfabetização. Visa, com isso, formar leitores e escritores, e não apenas decifradores do sistema.



Para organizar essa seqüência é preciso considerar:



- Os conhecimentos prévios dos alunos. Neste caso, o grau de familiaridade com esse tipo de texto. Ou seja, é preciso saber que conhecimentos os alunos já têm sobre as embalagens e etiquetas. O que imaginam que possa estar escrito e onde podemos encontrá-las.

- Os conhecimentos dos alunos sobre o sistema alfabético. Quais alunos já são capazes de ler e quais são capazes de antecipar o significado de uma mensagem apoiados em recursos como as imagens, por exemplo.



- As características concretas do grupo. Como se trata de atividades que os alunos realizarão em grupos, saber o que os alunos já sabem é fundamental para organizar bons agrupamentos.



- As diferenças individuais. Possivelmente há diferenças no grupo em relação ao conhecimento sobre os textos com os quais se trabalhará. Conhecer e levar em conta esse conhecimento é importante para se definir quais resultados de aprendizagem podem ser esperados.



OBJETIVOS



Ao final das atividades, espera-se que o aluno esteja apto a:



- Reconhecer situações em que faz sentido buscar informações nas embalagens e etiquetas.



- Identificar o tipo de informação possível de ser encontrada em cada texto desses portadores.



- Identificar as principais informações trazidas nas embalagens e nas etiquetas.



- Utilizar estratégias de leitura para buscar informações nos textos: antecipar o significado; utilizar as informações não verbais; utilizar o conhecimento de mundo; auto corrigir-se quando as antecipações não forem confirmadas pelo texto.



RECURSOS DIDÁTICOS



Embalagens de produtos diversos•



Etiquetas ou reproduções das mesmas (destas que vêm pregadas no interior• dos tênis, nas roupas de cama, de mesa e banho e nas vestimentas pessoais)



• Papel sulfite



Cola•



PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS



Cada tipo de atividade exige uma determinada organização.



1ª atividade – pequenos grupos de no máximo 4 alunos. Garanta que cada grupo tenha alunos com mais informação e aluno com menos informação.



2ª atividade – com a sala toda. Organize um círculo.



3ª atividade – em pequenos grupos. Podem ser os mesmos grupos da atividade 1. É importante que os alunos trabalhem com o mesmo grupo durante um tempo para melhorar o relacionamento com os colegas.



1º dia – atividade 1



Leve para a classe embalagens e etiquetas que você recortou. Se não for possível, faça reproduções (tire cópias de embalagens para manter as características originais do portador).Tente garantir embalagens e etiquetas de produtos que sejam comuns onde você mora.



Isso é importante para que alunos possam antecipar significados. Se o produto não for conhecido esta antecipação ficará prejudicada.



Organize grupos. Cada grupo recebe uma embalagem ou etiqueta. As crianças devem identificar qual o produto e o que deve estar escrito. Entregue a embalagem e peça ao grupo para responder:



Qual é o produto?



Para que ele serve?



O que deve estar escrito na embalagem?



Onde está o nome do produto? (Peça para que apontem).



Quais outras informações devem estar escritas?



Por que existem letras grandes e letras pequenas?



Peça para que colem a embalagem recebida no papel sulfite e apresente para a sala.



Como lição de casa, solicite aos grupos que procurem outras etiquetas e embalagens.



2º dia - atividade 2



Vamos achar a embalagem?



Recolha as embalagens trazidas pelos alunos. Cole-as na lousa. Organize um círculo com os alunos de forma que todos possam ver todas as embalagens. Diga à turma que todos vão participar de um jogo. Você diz o nome de um produto e as crianças devem procurar na lousa onde está a embalagem correspondente. Combine algumas atitudes com os alunos. Levantar a mão, por exemplo, quando achar. Se podem ou não levantar do lugar para procurar melhor. Se precisarem de dicas, devem pedi-las.



Comece o jogo. Fale o nome do primeiro produto. Você pode também iniciar por dicas: “Serve para escovar o dente”; “ Usamos quando vamos lavar o cabelo”. Chame os alunos para pegar e embalagem. Explore as informações da embalagem. Verifique o prazo de validade e discuta por que essa informação aparece na etiqueta. Leia as informações sobre a composição e armazenamento do produto e todas outras informações importantes que estão na embalagem. Discuta com os alunos o que pode acontecer com alguém que compra um produto sem ler a embalagem.



Orientação: Durante o jogo, vá chamando os alunos. Para aqueles com menos informação dê dicas do tipo “Começa com a mesma letra do seu nome”, “ Tem seis letras”.



Lição de casa: peça às crianças que perguntem aos adultos com quem moram se costumam ler as embalagens quando vão comprar algum produto.



3º dia - atividade 3



Leve para a sala de aula etiquetas diversas. Em pequenos grupos os alunos devem identificar quais mensagens devem estar escritas em cada uma delas. Pergunte onde podem ser encontradas. Explore alguns símbolos muito utilizadas por essas etiquetas, como indicações de como lavar, como passar etc.



Você pode também pedir para identificar o tamanho da roupa, se estiver trabalhando com peças de vestuário. Como eu posso fazer para ter certeza que a roupa irá me servir, sem vestir a roupa? SUGESTÕES para o Trabalho Interdisciplinar





As atividades com etiquetas e embalagens permitem fazer conexões com outras áreas de conhecimento. Ao trabalhar com embalagens, pode-se classificar os produtos por sua origem, discutir processos de industrialização e uso de tecnologia. Outra possibilidade é a conexão com a Matemática. As atividades também podem estar relacionadas com a educação para o consumo e podem possibilitar estudos temáticos: alimentação, brinquedos etc.





AVALIAÇÃO



Observe a produção dos alunos e registre-a conforme a pauta de avaliação abaixo.



Nome do aluno



Identifica o produto nas embalagens



Utiliza as imagens e o contexto para antecipar o significado



Não precisa das imagens para dar significado ao texto



Reconhece as situações de uso das embalagens e etiquetas

Educação Infantil /Formação Continuada

Você que trabalha com Educação Infantil e Séries Iniciais sabe a importância do constante estudo e aprimoramento.



Na corrida rotina diária nem sempre há tempo para estudar e realizar cursos, por isso estudar em casa, pela internet, sem horario fixo (pois voce fará o seu horario), é uma enorme vantagem.
O curso tem avaliação e certificado válido em todo o território nacional.
Se já há um Plano de Carreira em seu município, certamente você sabe que um dos pré-requisitos para aumentos salariais é a sua formação continuada e esse certificado pode ser importante na proxima avaliação.
Veja o que ele apresenta para voce;


Se você deseja entrar neste mercado de trabalho promissor da educação Infantil, aperfeiçoar-se para desempenhar melhor suas tarefas, ou se você apenas quer entender melhor como estimular seus próprios filhos, o Curso de Educação Infantil lhe fornecerá a mistura perfeita entre teoria e prática, apresentando o fundamento pedagógico da educação infantil e sugerindo uma série de atividades práticas para as diferentes idades.


Conheça as principais dificuldades das crianças e como tratá-las, como a dislexia, troca de letras, entre outras.



Organizado em dois Módulos complementares, o Curso de Educação Infantil começa definindo o que é Educação Infantil, sua história e como ela se enquadra na legislação brasileira. E ensina:
  • A diferença dos conceitos de pedagogia, educação e didática;
  • As diferentes linhas pedagógicas, como Piaget, Montessori, Vigotsky, Waldorf;Os métodos de alfabetização;
  • Como as crianças aprendem linguagem, números, ciências;
  • A diferença entre cuidar, brincar e educar;
  • A organização da rotina na sala de aula;
  • A importância da Música para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social.
Além disso, o curso traz atividades, historinhas e fábulas e sugere brincadeiras e atividades como Caça ao Objeto, Corrida com Pés Amarrados, sempre explicando como realizar a atividade e apresentando seu conteúdo pedagógico.


O Curso é inteiramente on-line, com vídeo-aulas, apoio de tutor e apostila com atividades sugeridas para imprimir e copiar.
Os principais tópicos do Curso de Educação Infantil são:
  • O Que é Educação Infantil?
  • Construção da Linguagem Oral e Escrita
  • Construção do Conhecimento Lógico-Matemático
  • Formação Pessoal e Social
  • Conhecimento de Mundo
  • Natureza e Sociedade
  • Estatuto da Criança e do Adolescente
  • A Pedagogia e a Filosofia
  • Repensando a Educação Infantil
  • O Papel dos Pais na Educação Escolar
  • Linha Tradicional
  • Linha Construtivista
  • Linha Montessoriana
  • Linha Waldorf
  • A Troca de Letras na Alfabetização
  • A Literatura Infantil
  • Métodos de Alfabetização
  • O Ensino de Matemática na Educação Infantil
  • Propostas de Livros Didáticos para o Ensino da Matemática
  • O Ensino de Matemática por meio de Jogos Infantis
  • Brincadeiras com Conteúdo
  • Mapa da Vizinhança
  • Como Estimular o Uso de Números
  • A Motricidade Infantil
  • Formando Crianças Livres de Preconceitos
  • Aprender e Brincar
  • A Ciência e a Educação Infantil
  • A Rotina na Educação Infantil
  • Avaliação na Educação Infantil
  • A Importância da Música na Aprendizagem
  • As Modalidades de Textos Infantis
  • As Fábulas e Exemplos de Fábulas
  • Contos de Fadas, Lendas e Poesia
  • Atividades para Educação Infantil
  • Dinâmicas para Educação Infantil

Acesse o link e comece hoje mesmo!!!!

Projeto Natal



Projeto Natal para Educação Infantil

I – JUSTIFICATIVA:


Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o Natal? Qual a origem desta tradição? E as origens das peculiaridades desta festa, como as meias na lareira, o pinheirinho, a bola de enfeite, o canto do galo, as castanhas, a troca de presentes, o presépio? Qual o significado histórico/religioso do Natal?


Este projeto surgiu ao pensarmos no tema Natal, no quanto ele pode ser atrativo para as crianças, nas questões acima e em tantas outras que poderão surgir na busca de respostas às mesmas. Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída , buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc.


II- Conteúdos:


1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:


• Saber sobre a origem da data, quem foi Jesus?
• Reconhecer a importância das boas ações para nossa vida.
• Compreender a importância do nascimento de Cristo para a Humanidade, e o que ele nos ensinou.
• Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos:


- Por que na ceia de Natal sempre há castanhas? (Ciências)

- Por que Papai Noel usa roupas de inverno? (Geografia)


- Por que as pessoas trocam presentes no Natal? (História Religiosa)


- Por que tem gente que como peru no Natal? (História)


- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História)


- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia)


- E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles


• Perceber a importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e compartilhando do verdadeiro espírito de Natal!




2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:


• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
• Realizar atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente.
• Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não Cristãos.
• Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças.
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
• Construir presentes artesanais que serão trocados nos amigos-secretos.
• Confeccionar enfeites para a árvore da Emei.
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.




3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS


• Que a criança saiba que o natal representa o amor de Jesus, e a importância de suas mensagens para melhorar o mundo em que vivemos.
• Que perceba o verdadeiro significado de praticar boas-ações e continue a fazê-las todos o dias de sua vida.
• Participar de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente.
• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre
• Valorizar a família,
• Desvencilhar o natal do comercial, da necessidade do presente.



II – OBJETIVOS GERAIS:


• Incentivar a criança e o jovem a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas;
• Valorizar a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas;




III- ETAPAS PREVISTAS


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


• Leitura de textos, histórias poesias que falem sobre o assunto.
• Produção coletiva de pequenos textos.
• Escrita espontânea.
• Cruzadinhas, caça-palavras.
• Atividades com alfabeto móvel.
• Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.


MATEMÁTICA


• Situações-problema envolvendo o tema.
• Estatísticas (quantos países comemoram o natal, quantos não comemoram).




NATUREZA E SOCIEDADE


• Observação do ciclo da água.
• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
• Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.
• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.
• Vídeos que abordam o tema.
• Pesquisa sobre as comemorações do Natal pelo mundo e suas peculiaridades.




ARTES VISUAIS


• Desenho livre e de observação.
• Recorte e colagem
• Dobraduras
• Releitura de obras de arte
• Modelagem com areia e argila
• Técnicas de pintura.
• Confecção de caixinhas para a troca de presentes.
• Confecção dos enfeites da árvore.
• Confecção dos tsurus pelas professoras ( 20 cada)




MÚSICA E MOVIMENTO


• Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema.
• Cd especial de natal (gravado especialmente para a data)
• Corais de músicas natalinas




AVALIAÇÃO


• Hora social e/ou exposição de trabalhos.
• Carinha das crianças.




DESENVOLVIMENTO


1ª Etapa


• Fazer um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o natal, relatando também como é comemorado o natal em sua casa, Se na família de alguma criança não possuir esta tradição, questionar os motivos deste fato.
• Assistir o vídeo sobre o nascimento do menino Jesus, e depois construir o presépio junto de cada professora,


2ª Etapa


• Cada professora confeccionará 20 tsurus e fará um pedido de natal, ou um agradecimento com a turma depois de conhecerem a lenda japonesa.
• Pendurar os Tsurus pela escola.
• Cada turma criará um cartaz do seu gosto com uma mensagem de natal criada pela turma para enfeitar as paredes do pátio.
• Cada professora encherá 20 bexigas para enfeitar a escola na semana do natal.
• Cada turma será responsável por confeccionar 10 enfeites para a árvore de natal, de acordo com as sugestões. (Ver final do plano).


3ª Etapa


• Apresentar no final do projeto (dia da confraternização final), ou uma música, dança ou peça de teatro.
• Cada turma fará um pequeno painel com atividades feitas durante o projeto para exposição.
• Fazer uma oficina com as crianças de confecção de caixinhas de presentes, que serão pintadas por eles e com balas, e serão trocadas através de amigo-secreto. Trocar bilhetes também.


Quando Somos Crianças...

Quando Somos Crianças...


Quando somos crianças conseguimos

escutar cada batida das asas da borboleta...

Dizemos todos os dias :

- Bom dia lindo sol!

(mesmo quando não o vemos...)

Quando somos crianças, enfrentamos ventanias com nosso escudo de plástico e nosso capacete colorido e não nos deixamos vencer pelo cansaço da brincadeira...

Isso é: perseverança...

Quando somos crianças, brincamos com as nuvens do céu, imaginamos bichinhos e até conseguimos sentir o doce sabor do algodão doce...

Observamos cada traço do rosto de um adulto ,

cada franzir de testa, cada sorriso...

As formiguinhas andando todas juntas nos chamam a atenção e observando as dificuldades que elas tem de alcançar o outro lado da *montanha (*montinho de terra) acabamos por tentar ajudar, construindo para elas uma ponte , feita de palito de sorvete , para que elas possam chegar mais rápido ao seu destino ...

E quando por algum motivo alguma delas não se mexe mais, procuramos enfeitar o buraquinho na terra onde vamos colocá-la com bastante folhinha verde e florzinhas coloridas e depois de tudo isso, ainda notamos que as outras formiguinhas seguem seu caminho...

Isso é: ajudar e ser solidário...

Quando somos crianças , pegamos cabinhos de flores já murchas e plantamos na terra fértil e todos os dias vamos regá-las mesmo ouvindo alguém dizer que dali nada irá nascer...

Até que um dia, nossos olhos são destemunhas de lindos brotinhos verdes nascendo destes cabinhos sem vida e neste momento, saímos correndo para chamar o mundo todo para ver ...

Isso é: acreditar ...

Quando somos crianças observamos que acima da cabeça dos adultos algumas vezes vemos um lindo arco-íris e em outros momentos tempestades cinzentas e neste momento ,apenasfazemos o desenho que estamos visualizando com lápis de cor e entregamos para eles seguindo de um longo abraço...

Isso é : observação , intuição...

Quando colhemos nossos sonhos de crianças no nosso Jardim de Infância dependendo de quem nos observa e transmite confiançanos tornamos: cientistas, artistas, médicos, bailarinas, palhaços etrapezistas ,astronautas que vão á lua,inventamos novas canções, andamos com autonomia sabendo onde queremos chegar...

Isso é: se sentir seguro e ter confiança...

Quando somos crianças percebemos quando nossas professoras, educadoras ou tias, como queiram chamar, se transformam em pontes para que de mãos dadas, rumo a novas descobertas e respeitando nosso tempo, possamos fazer de uma travessia um momento inesquecível do aprender; o Vivenciar!

Isso é : amizade ...

Isso é : respeito ...

Isso é : amor...

Confiança, intuição, perseverança, solidariedade, amizade,respeito e amor...

Colhemos no “Jardim de Infância” de nossas vidas !

Lembranças irão ficar ,dias de sol, dias de chuva, dias alegres, outros tristes, mais em cada recordação ,haverá um colorido especial, um colorido que nem o tempo poderá apagar...

Sejamos esta ponte ...

Esta mão ...

Este olhar mais atento ...

Observação : Lembranças de um Jardim de Infância

By Silvia Rossine

Pesquisar este blog

Em Destaque

Atividade de Páscoa para Download e imprimir

Atividade pedagógica BNCC para IMPRIMIR e DOWNLOAD

Pesquisar Atividade

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores