Embalagens e etiquetas - Educação Infantil
Educação Infantil /Formação Continuada
- A diferença dos conceitos de pedagogia, educação e didática;
- As diferentes linhas pedagógicas, como Piaget, Montessori, Vigotsky, Waldorf;Os métodos de alfabetização;
- Como as crianças aprendem linguagem, números, ciências;
- A diferença entre cuidar, brincar e educar;
- A organização da rotina na sala de aula;
- A importância da Música para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social.
- O Que é Educação Infantil?
- Construção da Linguagem Oral e Escrita
- Construção do Conhecimento Lógico-Matemático
- Formação Pessoal e Social
- Conhecimento de Mundo
- Natureza e Sociedade
- Estatuto da Criança e do Adolescente
- A Pedagogia e a Filosofia
- Repensando a Educação Infantil
- O Papel dos Pais na Educação Escolar
- Linha Tradicional
- Linha Construtivista
- Linha Montessoriana
- Linha Waldorf
- A Troca de Letras na Alfabetização
- A Literatura Infantil
- Métodos de Alfabetização
- O Ensino de Matemática na Educação Infantil
- Propostas de Livros Didáticos para o Ensino da Matemática
- O Ensino de Matemática por meio de Jogos Infantis
- Brincadeiras com Conteúdo
- Mapa da Vizinhança
- Como Estimular o Uso de Números
- A Motricidade Infantil
- Formando Crianças Livres de Preconceitos
- Aprender e Brincar
- A Ciência e a Educação Infantil
- A Rotina na Educação Infantil
- Avaliação na Educação Infantil
- A Importância da Música na Aprendizagem
- As Modalidades de Textos Infantis
- As Fábulas e Exemplos de Fábulas
- Contos de Fadas, Lendas e Poesia
- Atividades para Educação Infantil
- Dinâmicas para Educação Infantil
Projeto Natal
Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o Natal? Qual a origem desta tradição? E as origens das peculiaridades desta festa, como as meias na lareira, o pinheirinho, a bola de enfeite, o canto do galo, as castanhas, a troca de presentes, o presépio? Qual o significado histórico/religioso do Natal?
Este projeto surgiu ao pensarmos no tema Natal, no quanto ele pode ser atrativo para as crianças, nas questões acima e em tantas outras que poderão surgir na busca de respostas às mesmas. Pretende-se conduzir uma série de atividades que facilitem a aquisição e construção de conhecimentos das tradições de Natal pelos alunos de forma participativa, descontraída , buscando integrar a perspectiva de diversas áreas envolvendo aspectos históricos, sociais, culturais, biológicos, comerciais, etc.
II- Conteúdos:
1. CONTEÚDOS CONCEITUAIS:
• Saber sobre a origem da data, quem foi Jesus?
• Reconhecer a importância das boas ações para nossa vida.
• Compreender a importância do nascimento de Cristo para a Humanidade, e o que ele nos ensinou.
• Conhecer os significados dos vários símbolos natalinos:
- Por que na ceia de Natal sempre há castanhas? (Ciências)
- Por que Papai Noel usa roupas de inverno? (Geografia)
- Por que as pessoas trocam presentes no Natal? (História Religiosa)
- Por que tem gente que como peru no Natal? (História)
- Qual o significado dos enfeites como pinheirinho, bolas de vidro, neve, presépio, meia na lareira, etc? (História)
- Qual pode ser o motivo dos "amigos-secretos" entre os familiares? (Economia)
- E os contos, filmes, sobre o Natal ?... Que tal ler, assistir, discutir, escrever sobre eles
• Perceber a importância de se estar junto de quem se ama, confraternizando e compartilhando do verdadeiro espírito de Natal!
2. CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
• Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao tema.
• Realizar atividades que proporcionem a confraternização, o construir conjuntamente.
• Observar as diversas tradições de comemorar o natal pelo mundo, inclusive dos países não Cristãos.
• Analisar as comemorações das famílias dos alunos e discutir sobre as diferenças.
• Ouvir músicas, assistir a vídeos que tratem do tema.
• Construir presentes artesanais que serão trocados nos amigos-secretos.
• Confeccionar enfeites para a árvore da Emei.
• Realizar atividades diversificadas que envolvam todas as áreas do conhecimento.
3. CONHECIMENTOS ATITUDINAIS
• Que a criança saiba que o natal representa o amor de Jesus, e a importância de suas mensagens para melhorar o mundo em que vivemos.
• Que perceba o verdadeiro significado de praticar boas-ações e continue a fazê-las todos o dias de sua vida.
• Participar de momentos de união que os socializem e os marquem para sempre positivamente.
• Ser um agente multiplicador de conhecimentos sobre
• Valorizar a família,
• Desvencilhar o natal do comercial, da necessidade do presente.
II – OBJETIVOS GERAIS:
• Incentivar a criança e o jovem a vivenciar o amor e o respeito pelas pessoas;
• Valorizar a convivência familiar, a vivência do amor entre as pessoas;
III- ETAPAS PREVISTAS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
• Leitura de textos, histórias poesias que falem sobre o assunto.
• Produção coletiva de pequenos textos.
• Escrita espontânea.
• Cruzadinhas, caça-palavras.
• Atividades com alfabeto móvel.
• Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado.
MATEMÁTICA
• Situações-problema envolvendo o tema.
• Estatísticas (quantos países comemoram o natal, quantos não comemoram).
NATUREZA E SOCIEDADE
• Observação do ciclo da água.
• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas.
• Experiências diversas com a água nos estados : sólido/líquido/gasoso.
• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto.
• Vídeos que abordam o tema.
• Pesquisa sobre as comemorações do Natal pelo mundo e suas peculiaridades.
ARTES VISUAIS
• Desenho livre e de observação.
• Recorte e colagem
• Dobraduras
• Releitura de obras de arte
• Modelagem com areia e argila
• Técnicas de pintura.
• Confecção de caixinhas para a troca de presentes.
• Confecção dos enfeites da árvore.
• Confecção dos tsurus pelas professoras ( 20 cada)
MÚSICA E MOVIMENTO
• Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema.
• Cd especial de natal (gravado especialmente para a data)
• Corais de músicas natalinas
AVALIAÇÃO
• Hora social e/ou exposição de trabalhos.
• Carinha das crianças.
DESENVOLVIMENTO
1ª Etapa
• Fazer um levantamento com as crianças sobre o que sabem sobre o natal, relatando também como é comemorado o natal em sua casa, Se na família de alguma criança não possuir esta tradição, questionar os motivos deste fato.
• Assistir o vídeo sobre o nascimento do menino Jesus, e depois construir o presépio junto de cada professora,
2ª Etapa
• Cada professora confeccionará 20 tsurus e fará um pedido de natal, ou um agradecimento com a turma depois de conhecerem a lenda japonesa.
• Pendurar os Tsurus pela escola.
• Cada turma criará um cartaz do seu gosto com uma mensagem de natal criada pela turma para enfeitar as paredes do pátio.
• Cada professora encherá 20 bexigas para enfeitar a escola na semana do natal.
• Cada turma será responsável por confeccionar 10 enfeites para a árvore de natal, de acordo com as sugestões. (Ver final do plano).
3ª Etapa
• Apresentar no final do projeto (dia da confraternização final), ou uma música, dança ou peça de teatro.
• Cada turma fará um pequeno painel com atividades feitas durante o projeto para exposição.
• Fazer uma oficina com as crianças de confecção de caixinhas de presentes, que serão pintadas por eles e com balas, e serão trocadas através de amigo-secreto. Trocar bilhetes também.
Quando Somos Crianças...
Quando Somos Crianças...
Quando somos crianças conseguimos
escutar cada batida das asas da borboleta...
Dizemos todos os dias :
- Bom dia lindo sol!
(mesmo quando não o vemos...)
Quando somos crianças, enfrentamos ventanias com nosso escudo de plástico e nosso capacete colorido e não nos deixamos vencer pelo cansaço da brincadeira...
Isso é: perseverança...
Quando somos crianças, brincamos com as nuvens do céu, imaginamos bichinhos e até conseguimos sentir o doce sabor do algodão doce...
Observamos cada traço do rosto de um adulto ,
cada franzir de testa, cada sorriso...
As formiguinhas andando todas juntas nos chamam a atenção e observando as dificuldades que elas tem de alcançar o outro lado da *montanha (*montinho de terra) acabamos por tentar ajudar, construindo para elas uma ponte , feita de palito de sorvete , para que elas possam chegar mais rápido ao seu destino ...
E quando por algum motivo alguma delas não se mexe mais, procuramos enfeitar o buraquinho na terra onde vamos colocá-la com bastante folhinha verde e florzinhas coloridas e depois de tudo isso, ainda notamos que as outras formiguinhas seguem seu caminho...
Isso é: ajudar e ser solidário...
Quando somos crianças , pegamos cabinhos de flores já murchas e plantamos na terra fértil e todos os dias vamos regá-las mesmo ouvindo alguém dizer que dali nada irá nascer...
Até que um dia, nossos olhos são destemunhas de lindos brotinhos verdes nascendo destes cabinhos sem vida e neste momento, saímos correndo para chamar o mundo todo para ver ...
Isso é: acreditar ...
Quando somos crianças observamos que acima da cabeça dos adultos algumas vezes vemos um lindo arco-íris e em outros momentos tempestades cinzentas e neste momento ,apenasfazemos o desenho que estamos visualizando com lápis de cor e entregamos para eles seguindo de um longo abraço...
Isso é : observação , intuição...
Quando colhemos nossos sonhos de crianças no nosso Jardim de Infância dependendo de quem nos observa e transmite confiançanos tornamos: cientistas, artistas, médicos, bailarinas, palhaços etrapezistas ,astronautas que vão á lua,inventamos novas canções, andamos com autonomia sabendo onde queremos chegar...
Isso é: se sentir seguro e ter confiança...
Quando somos crianças percebemos quando nossas professoras, educadoras ou tias, como queiram chamar, se transformam em pontes para que de mãos dadas, rumo a novas descobertas e respeitando nosso tempo, possamos fazer de uma travessia um momento inesquecível do aprender; o Vivenciar!
Isso é : amizade ...
Isso é : respeito ...
Isso é : amor...
Confiança, intuição, perseverança, solidariedade, amizade,respeito e amor...
Colhemos no “Jardim de Infância” de nossas vidas !
Lembranças irão ficar ,dias de sol, dias de chuva, dias alegres, outros tristes, mais em cada recordação ,haverá um colorido especial, um colorido que nem o tempo poderá apagar...
Sejamos esta ponte ...
Esta mão ...
Este olhar mais atento ...
Observação : Lembranças de um Jardim de Infância
By Silvia Rossine
Pesquisar este blog
Em Destaque
Atividade de Páscoa para Download e imprimir
Atividade pedagógica BNCC para IMPRIMIR e DOWNLOAD
Ideias de Atividades
Pesquisar Atividade
Atividades que os professores mais gostam
-
Praia Grande » Dinâmica de Reunião de Pais Por » Silvia Rossine Editorial » Silylandia Silylandia apresenta um artigo muito b...
-
Atividade Infantil de Páscoa, Jogos e Brincadeiras ...
-
Atividades Infantis - Pedagogia MAIS RECENTE: Atividade do Dia das Mães para imprimir ATIVIDADE ligue os pontos, figura cavalo, para imprimi...
-
Dicas de decoração para F es ta J un i na Com inspiração nas festas que ocorrem nesse mês, comecei a sel...
-
Agência Brasil O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou hoje (7) o reajuste do piso nacional do magistério para 2020. An...
Pedagogos e educadores
-
Atividades Infantis - Pedagogia MAIS RECENTE: Atividade do Dia das Mães para imprimir ATIVIDADE ligue os pontos, figura cavalo, para imprimi...
-
Oi meninas ! Hoje estou deixando uma sugestão de música para ensaiar com as crianças para apresentar na comemoração do Dia das Mães! Ma...
-
PROJETO: OS TRÊS PORQUINHOS OS TRÊS PORQUINHOS = HISTÓRIA Numa bonita casa de campo viviam 3 porquinhos: Prático, Heito...
-
A escovação bucal é um dos pilares fundamentais para a manutenção da saúde oral e geral. Uma prática diária que, embora pareça simples, carr...
-
Dicas de decoração para F es ta J un i na Com inspiração nas festas que ocorrem nesse mês, comecei a sel...
-
O bullying nas crianças Bullying na Infância Embora não seja um fenómeno recente, o bullying tem sido amplamente divulgado pelos meios de...
-
Atividade Infantil de Páscoa, Jogos e Brincadeiras ...
-
Desenho Infantil: Aprenda a Como Desenhar o Bob Esponja post da série DESENHO APRENDA DESENHO GRATUITAMENTE CURTA Assista ...
-
Frases de educação São os seus defeitos que fazem de você uma pessoa única. Frases sobre defeitos Defenda o professor na frente de seu filho...
-
Tutorial simples de como desenhar o Homem-Aranha post da série DESENHOS no Silylandia [veja toda a lista: Bob Esponja | Minions | Ho...