Projetos Diversificados
Projetos Diversificados
Projetos elaborados de acordo com cada escola, cada região, com estrutura própria:
http://www.4shared.com/dir/3779276/5a7e74a0/Projetos_Diversificados.html
Alimentação
Animais
Artes Visuais
Brincadeiras
Circo
DATAS COMEMORATIVAS
Ecologia
Esportes
Família
Folclore
Higiene
Histórias e Contos
Identidade e Autonomia
Inclusão
Informática
Insetos
Literatura infantil
Matemática
Música
ed.infantil dowload
Cidadania Respeite ao Idoso!
Ministério Público lembra de sua responsabilidade em proteger e agir em favor do idoso no II Seminário de Prevenção à Violência contra Pessoa Idosa
Da Redação – redacao@novohamburgo.org
O Rio Grande do Sul é o estado com maior expectativa de vida do país: 75 anos. Ainda ocupa o segundo lugar com o maior número de idosos, sendo que aproximadamente 13,5% da população tem mais de 60 anos. E embora o país tenha, desde 2003, o Estatuto do Idoso, que prevê uma série de medidas que protejam e garantam os direitos dessas pessoas, ainda é preciso avançar no fortalecimento de uma rede de atendimento eficiente a estas pessoas.
O tema foi debatido nesta segunda-feira, 14, no II Seminário de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa, realizado na sede do Ministério Público. O evento é alusivo ao dia 15 de junho, que marca Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa.
“Garantir a aplicação do Estatuto é um desafio enorme, e é obrigação do Ministério Público”, afirma o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos, promotor Francesco Conti. Ele explica que é do Ministério Público a responsabilidade de proteger e agir em favor do idoso.
Os casos de violência são muitos e na maioria das situações, praticados por membros da família ou pessoas conhecidas da vítima. Segundo a Delegacia de Polícia de Proteção do Idoso de Porto Alegre (DPPI), uma média de 150 denúncias são feitas mensalmente. Somente no ano passado foram 1878, e até maio deste ano, 846. “Os agentes da polícia verificam e quase a totalidade dos casos são confirmados”, relata a escrivã Najla Santos, da DPPI.
Problemas com álcool e drogas estão presentes nesta realidade. Levantamento feito pela DPPI indica que 50% das ocorrências traziam os filhos e netos como agressores, e que estes eram usuários de drogas, especialmente o crack. Segundo Najla Santos, a estrutura para atendimento de tantas demandas, no entanto, ainda é limitada. Não há, por exemplo, uma casa de passagem para abrigar idosos vítimas de violência ou assistente social, capaz de atender situações em que o poder de polícia não basta na solução dos conflitos.
Violência psicológica, física e abandono são os atos mais freqüentes, diz a diretora-presidente do Conselho Estadual do Idoso, Eliane Blessmann, com dados do Ministério da Saúde. O promotor de Defesa dos Direitos Humanos Mauro Luiz Silva Souza defende ações preventivas e uma política de educação que valorize o idoso. Ele reforça ainda a necessidade de amenizar a valorização apenas do novo, jovem e cultivar o respeito, como forma de desfazer preconceitos.
Informações MP/RS
Foto: reprodução – MP/RS
Assuntos: abandono, abandono do idoso, ações preventivas, agressores, casa de passagem para abrigar idosos vítimas de violência, Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos, Delegacia de Polícia de Proteção do Idoso de Porto Alegre, denúncia de violência contra idoso, denúncias de violência contra idosos, desfazer preconceitos, Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, DPPI,Estatuto do Idoso, expectativa de vida, II Seminário de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa, maior número de idosos, Mauro Luiz Silva Souza, ministerio publico, Ministério Público RS, política de educação que valorize o idoso, promotor de Defesa dos Direitos Humanos, promotor de Defesa dos Direitos Humanos Mauro Luiz Silva Souza, promotor Francesco Conti, responsabilidade de proteger e agir em favor do idoso, Rio Grande do Sul, violência ao idoso, Violência Contra a Pessoa Idosa, violência contra idoso,violência física, violência psicológica
http://novohamburgo.org/site/noticias/pelo-estado/2010/06/14/cerca-de-150-denuncias-de-violencia-contra-idosos-sao-feitas-por-mes-no-rs/
http://novohamburgo.org/site/noticias/pelo-estado/2010/06/14/cerca-de-150-denuncias-de-violencia-contra-idosos-sao-feitas-por-mes-no-rs/
http://maustratosaoidosodenuncie.blogspot.com/
Reflexões para dinâmicas
Reflexões para dinâmicas em reuniões de professores, pais e mestres ♥
Importância da comunicação eficaz: Refletir sobre a importância da comunicação clara e eficaz entre professores, pais e mestres para o sucesso dos alunos. Discutir estratégias para melhorar a comunicação e garantir que todas as partes estejam cientes dos objetivos e expectativas.Trabalho em equipe: Enfatizar a importância do trabalho em equipe entre professores, pais e mestres para o sucesso dos alunos. Discutir maneiras de colaborar e se apoiar mutuamente.
Responsabilidade compartilhada: Refletir sobre a responsabilidade compartilhada de professores, pais e mestres na educação dos alunos. Discutir formas de trabalhar juntos para alcançar os objetivos de aprendizagem dos alunos.
Valorização da diversidade: Discutir a importância de valorizar e respeitar a diversidade entre os alunos, professores, pais e mestres. Refletir sobre como essa valorização pode ser incorporada nas aulas e nas relações entre todas as partes.
Criatividade e inovação: Fomentar a criatividade e a inovação entre professores, pais e mestres. Discutir maneiras de estimular essas habilidades e de aplicá-las na educação dos alunos.
Envolvimento dos pais: Discutir maneiras de envolver os pais na educação dos alunos. Refletir sobre como o envolvimento dos pais pode ser facilitado e como eles podem ser incentivados a participar ativamente do processo de aprendizagem.
Estas reflexões podem ser discutidas em dinâmicas de grupo, perguntas abertas ou debates. O objetivo é estimular a colaboração e a reflexão sobre questões importantes na educação, e encontrar maneiras de melhorar a educação para os alunos.
Reflexões sobre a educação moderna, a vida e humanidade. O uso de dinâmicas em reuniões de professores, educadores e pais e mestres vem ganhando força pois através de técnicas ou textos e vídeos, os organizadores conseguem passar uma mensagem e fixar na mente dos participantes valores para refletir e colocar em prática.
Dinâmicas para Professores e Educadores, uma maneira objetiva de estipular metas e objetivos a curto e longo prazo.Conheça o livro, Dinâmicas de Grupo para Treinamento Motivacional - Tecnicas e dinâmicas para professores e profissionais de todas as áreas, um complemento importante para seu sucesso.
E um Dia Você Aprende Que...
E UM DIA VOCÊ APRENDE QUE...
Veronica A. Shoffstall
Depois de algum tempo você aprende a sutil diferença
entre segurar uma mão e acorrentar uma alma,
E você aprende que amar não significa apoiar-see companhia não quer sempre dizer segurança,
E você começa a aprender que beijos não são contratos
e presentes não são promessas.
E você começa a aceitar suas derrotas
com sua cabeça erguida e seus olhos adiante,
com a graça de adulto, não a tristeza de uma criança,
E você aprende a construir todas as estradas hoje
porque o terreno de amanhã é demasiado incerto para planos,
e futuro tem costume de cair em meio do vôo.
Depois de algum tempo você aprende a sutil diferença
entre segurar uma mão e acorrentar uma alma,
E você aprende que amar não significa apoiar-see companhia não quer sempre dizer segurança,
E você começa a aprender que beijos não são contratos
e presentes não são promessas.
E você começa a aceitar suas derrotas
com sua cabeça erguida e seus olhos adiante,
com a graça de adulto, não a tristeza de uma criança,
E você aprende a construir todas as estradas hoje
porque o terreno de amanhã é demasiado incerto para planos,
e futuro tem costume de cair em meio do vôo.
E depois de um tempo você aprende
que até mesmo a luz do sol queima se você ficar exposto por muito tempo.
que até mesmo a luz do sol queima se você ficar exposto por muito tempo.
Então você planta seu próprio jardim e enfeita sua própria alma,
ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que você realmente pode resistir...
que você realmente é forte e que você realmente tem valor
que você realmente é forte e que você realmente tem valor
E você aprende e aprende...
com cada adeus, você aprende.
com cada adeus, você aprende.
O TEXTO ORIGINAL, EM INGLÊS
After A While
After A While
Author: Veronica A. Shoffstall (1971)
After a while, you learn the subtle difference
Between holding a hand and chaining a soul,
And you learn that love doesn't mean leaning
And company doesn't mean security,
And you begin to learn that kisses aren't contracts
And presents aren’t promises.
And you begin to accept your defeats
With your head up and your eyes open,
With the grace of an adult, not the grief of a child,
And learn to build all your roads on today
Because tomorrow's ground is too uncertain for plans,
And futures have a way of falling down in mid-flight.
And after a while, you learn
That even sunshine burns if you get too much.
So you plant your own garden and decorate your own soul,
Instead of waiting for someone to bring you flowers.
And you learn that you really can endure . . .
That you really are strong And you really do have worth
And you learn and learn . . .
With every goodbye, you learn.
Between holding a hand and chaining a soul,
And you learn that love doesn't mean leaning
And company doesn't mean security,
And you begin to learn that kisses aren't contracts
And presents aren’t promises.
And you begin to accept your defeats
With your head up and your eyes open,
With the grace of an adult, not the grief of a child,
And learn to build all your roads on today
Because tomorrow's ground is too uncertain for plans,
And futures have a way of falling down in mid-flight.
And after a while, you learn
That even sunshine burns if you get too much.
So you plant your own garden and decorate your own soul,
Instead of waiting for someone to bring you flowers.
And you learn that you really can endure . . .
That you really are strong And you really do have worth
And you learn and learn . . .
With every goodbye, you learn.
(Colaboração: YBM)
O texto em português, que é o que tem circulado na Internet,
com autoria erroneamente atribuída a Shakespeare, não é tradução fiel
do original em inglês, escrito por Veronica A. Shoffstall.
com autoria erroneamente atribuída a Shakespeare, não é tradução fiel
do original em inglês, escrito por Veronica A. Shoffstall.
Autoria desvendada por Vanessa Lampert, do blog "Autor Desconhecido"
MUDE
Edson Marques
Edson Marques
Mude,
Mas comece devagar, porque a direção é mais importante
do que a velocidade.
Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa.
Mais tarde mude de mesa.
Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua.
Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente,
observando com atenção os lugares por onde você passa.
Tome outros ônibus.
do que a velocidade.
Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa.
Mais tarde mude de mesa.
Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua.
Depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente,
observando com atenção os lugares por onde você passa.
Tome outros ônibus.
Mude por uns tempos o estilo das roupas.
Dê os teus sapatos velhos.
Procure andar descalço alguns dias.
Tire uma tarde inteira para passear livremente no campo,
ou no parque, e ouvir o canto dos passarinhos...
Veja o mundo de outras perspectivas.
Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda.
Durma no outro lado da cama... depois,
procure dormir em outras camas da casa.
Assista a outros programas de tv, compre outros jornais...
leia outros livros.
Não faça do hábito um estilo de vida.
Ame a novidade.
Durma mais tarde.
Durma mais cedo.
Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua.
Corrija a postura.
Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes,
novos temperos, novas cores, novas delícias.
Tente o novo todo dia.
O novo lado, o novo método, o novo sabor,
o novo jeito, a nova vida.
Tente.
Busque novos amigos.
Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes,
compre pão em outra padaria.
Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa.
Escolha outro mercado... outra marca de sabonete,
outro creme dental... tome banho em novos horários.
Use canetas de outras cores.
Vá passear em outros lugares.
Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes.
Troque de bolsa, de carteira, de malas, troque de carro,
compre novos óculos, escreva versos e poesias.
Jogue os velhos relógios,
quebre delicadamente esses horrorosos despertadores.
Abra conta em outro banco.
Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros,
outros teatros, visite novos museus.
Mude.
Lembre-se de que a Vida é uma só.
Se você não encontrar razões para ser livre, invente-as.
Seja criativo.
Grite o mais alto que puder no espaço vazio.
Deixem pensar que você está louco.
Aproveite para fazer uma viagem despretensiosa,
longa, se possível sem destino.
Experimente coisas novas.
Troque novamente.
Mude, de novo.
Experimente outra vez.
Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores
do que as já conhecidas, mas não é isso o que importa.
O mais importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia.
A positividade que você está sentindo agora.
Só o que está morto não muda!
Extraído do site: Ler Br
(veja a polêmica da autoria no site
A PORTA DO LADO
Por Dráuzio Varella
Em entrevista dada pelo médico Drauzio Varella, disse ele que a
gente tem um nível de exigência absurdo em relação à vida, que queremos
que absolutamente tudo dê certo, e que, às vezes, por aborrecimentos
mínimos, somos capazes de passar um dia inteiro de cara amarrada.
E aí ele deu um exemplo trivial, que acontece todo dia na vida da gente...
É quando um vizinho estaciona o carro muito encostado ao seu na
garagem (ou pode ser na vaga do estacionamento do shopping). Em vez de
simplesmente entrar pela outra porta, sair com o carro e tratar da sua
vida, você bufa, pragueja, esperneia e estraga o que resta do seu dia.
Eu acho que esta história de dois carros alinhados, impedindo a
abertura da porta do motorista, é um bom exemplo do que torna a vida de
algumas pessoas melhor, e de outras, pior.
Tem gente que tem a vida muito parecida com a de seus amigos,
mas não entende por que eles parecem ser tão mais felizes.
Será que nada dá errado pra eles? Dá aos montes. Só que, para
eles, entrar pela porta do lado, uma vez ou outra, não faz a menor
diferença.
O que não falta neste mundo é gente que se acha o último
biscoito do pacote. Que "audácia" contrariá-los! São aqueles que nunca
ouviram falar em saídas de emergência: fincam o pé, compram briga
e não deixam barato.
Alguém aí falou em complexo de perseguição? Justamente.
O mundo versus eles.
Eu entro muito pela outra porta, e às vezes saio por ela também.
É incômodo, tem um freio de mão no meio do caminho, mas é um problema
solúvel. E como esse, a maioria dos nossos problemões podem ser
resolvidos assim, rapidinho. Basta um telefonema, um e-mail, um pedido
de desculpas, um deixar barato.
Eu ando deixando de graça... Pra ser sincero, vinte e quatro
horas têm sido pouco prá tudo o que eu tenho que fazer, então não vou
perder ainda mais tempo ficando mal-humorado.
Se eu procurar, vou encontrar dezenas de situações irritantes e
gente idem; pilhas de pessoas que vão atrasar meu dia. Então eu uso a
"porta do lado" e vou tratar do que é importante de fato.
Eis a chave do mistério, a fórmula da felicidade, o elixir do
bom humor, a razão por que parece que tão pouca coisa na vida dos outros
dá errado."
Quando os desacertos da vida ameaçarem o seu bom humor, não
estrague o seu dia... Use a porta do lado e mantenha a sua harmonia.
Lembre-se, o humor é contagiante - para o bem e para o mal - portanto,
sorria, e contagie todos ao seu redor com a sua alegria.
A "Porta do lado" pode ser uma boa entrada ou uma boa saída... Experimente!
Assinar:
Postagens (Atom)
Pesquisar este blog
Em Destaque
Atividade de Páscoa para Download e imprimir
Atividade pedagógica BNCC para IMPRIMIR e DOWNLOAD
Ideias de Atividades
Pesquisar Atividade
Atividades que os professores mais gostam
-
Praia Grande » Dinâmica de Reunião de Pais Por » Silvia Rossine Editorial » Silylandia Silylandia apresenta um artigo muito b...
-
Atividade Infantil de Páscoa, Jogos e Brincadeiras ...
-
Atividades Infantis - Pedagogia MAIS RECENTE: Atividade do Dia das Mães para imprimir NOVO! Professores explicam: O que é Ativida...
-
Dicas de decoração para F es ta J un i na Com inspiração nas festas que ocorrem nesse mês, comecei a sel...
-
Agência Brasil O Ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou hoje (7) o reajuste do piso nacional do magistério para 2020. An...
Pedagogos e educadores
-
Atividades Infantis - Pedagogia MAIS RECENTE: Atividade do Dia das Mães para imprimir NOVO! Professores explicam: O que é Ativida...
-
PROJETO: OS TRÊS PORQUINHOS OS TRÊS PORQUINHOS = HISTÓRIA Numa bonita casa de campo viviam 3 porquinhos: Prático, Heito...
-
Oi meninas ! Hoje estou deixando uma sugestão de música para ensaiar com as crianças para apresentar na comemoração do Dia das Mães! Ma...
-
Dicas de decoração para F es ta J un i na Com inspiração nas festas que ocorrem nesse mês, comecei a sel...
-
Tutorial simples de como desenhar o Homem-Aranha post da série DESENHOS no Silylandia [veja toda a lista: Bob Esponja | Minions | Ho...
-
Atividade Infantil Sequencial As crianças devem Colorir o desenho Atividade de colorir - dia dos pais Atividade de Colorir e Imprimi...
-
Atividade Infantil Sequencial Ajude Maria a encontrar a sílaba de cada objeto como no exemplo da peteca: Download gratuito....
-
Atividade Infantil de Páscoa, Jogos e Brincadeiras ...
-
O bullying nas crianças Bullying na Infância Embora não seja um fenómeno recente, o bullying tem sido amplamente divulgado pelos meios de...
-
Frases de educação São os seus defeitos que fazem de você uma pessoa única. Frases sobre defeitos Defenda o professor na frente de seu filho...