Texto de reflexão para professores "Não ficarei para sempre..."

Que grande orgulho minha querida Susana ter meu  texto postado no blog

                                                                    

Professores Solidários     http://professoressolidarios.blogspot.com/2011/03/nao-ficarei-aqui-para-sempre.html#comments




Agradeço todo o carinho e a confiança.
Fazer parte deste grupo e uma grande honra para mim!






Quando estou com meus alunos procuro ser uma pessoa melhor!

Respiro fundo , deixo meus problemas para depois....

Procuro ter r um olhar mais atento, conhecê-los melhor...

Poderei ver  crianças florindo ou murchando; isso dependerá de minha postura como profissional; como ser humano...

Quando estou com meus alunos procuro ser uma pessoa melhor!

Deixo para depois minhas tristezas, meus pensamentos aflitos ...

Trocamos energias desfazemos as ruins que se evaporam ao sabor do vento...

Sorrimos, cantamos, descobrimos novos mundos, novos planetas...
Descobrimos que juntinhos podemos olhar na mesma direção e caminhar rumo a este novo sol que surge lentamente; futuro ...

 Crio asas quando me coloco no lugar de cada aluno, tentando entender suas dificuldades, seus medos suas inseguranças...


Crio asas quando me torno uma ponte para que eles caminhem e percorram novos caminhos e se encantem com suas descobertas...
Acredito que cada ser humano  um ser mágico ,fantástico ,iluminado e tem o poder de  transformar o mundo!

Quando estou com meus alunos procuro ser uma pessoa melhor!

Tomo cuidado com minhas palavras , minhas observações , meus exemplos...

Sou humana posso errar , mas preciso me policiar...
Pois estou lidando com crianças e quando estou com eles, procuro ser uma pessoa melhor!

Melhor para mim melhor para o futuro que deixarei registrado na memória de cada um...

Não ficarei aqui para sempre, mas, posso semear a tolerância, a paciência, o afeto, o carinho, o respeito, a solidariedade , a fé e o AMOR...


  By Silvia Rossine



Familia escola: Parceria Vital




Família-escola: Parceria vital


A família é essencial para o desenvolvimento do indivíduo, independentemente da sua formação. É no meio familiar que o indivíduo tem seus primeiros contatos com o mundo externo e aprende os primeiros valores e hábitos. Tal convivência é fundamental para que a criança se insira no meio escolar sem problemas de relacionamento disciplinar, entre outros.

Para que uma criança aprenda é necessário que se respeitem várias integridades, como o desenvolvimento perceptivo-motor, perceptivo e cognitivo e a maturação neurobiológica, além de inúmeros aspectos psicossociais, como: oportunidade de experiências, exploração de objetos e brinquedos, assistência médica, nível cultural etc.

Quando a escola, o pai e a mãe falam a mesma língua e têm valores semelhantes, a criança aprende sem grandes conflitos e não joga a escola contra os pais e vice-versa.

Um passo importante para a construção de uma parceria entre a escola e a família é, sem dúvida, a identificação dessa como instituição educadora, tendo sempre o que transmitir e o que aprender. “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”, como afirmou Paulo Freire.

Para que a parceria dê certo, é preciso que haja respeito mútuo, o que favorece a confiança e demonstra competência de ambas as partes.

O sucesso e o fracasso acadêmico dividem-se em três variáveis interligadas: ambiental, psicológica e metodológica. O contexto ambiental engloba fatores relativos ao nível socioeconômico e suas relações com a ocupação e escolaridade dos pais, número de filhos etc. Os psicológico refere-se à organização familiar, ordem de nascimento dos filhos, nível de expectativa e as relações desses fatores são respostas como ansiedade, agressão, baixa autoestima, atitudes de desatenção, isolamento e não concentração. O metodológico diz respeito ao que é ensinado nas escolas e sua relação com valores como pertinência e significado, com o fator professor e como o processo de avaliação em suas várias acepções e modalidades.

A rigidez na sala de aula para crianças com dificuldades de aprendizagem é fatal. Para progredirem, tais estudantes devem ser encorajados a trabalhar ao seu próprio modo. Se forem colocados com um professor inflexível, ou que usa materiais e métodos inapropriados às suas necessidades, serão reprovados.

As dificuldades de aprendizagem aparecem quando a prática pedagógica diverge das necessidades dos alunos. Nesse aspecto, sendo a aprendizagem significativa para o aluno, esse se tornará menos rígido, mais flexível, menos bloqueado, isto é, perceberá mais seus sentimentos, interesses, limitações e necessidades.

O estresse emocional também compromete a capacidade de aprendizagem das crianças. A ansiedade em relação a dinheiro ou mudanças de residência, a discórdia familiar ou doenças podem corroer a disposição de uma criança para confiar, assumir riscos e ser receptiva a novas situações que são importantes para o sucesso na escola.

É importante, pois, o estabelecimento de uma rotina na escola. É por meio dessa rotina que são identificadas as queixas comuns na primeira infância, que, em geral, são erroneamente confundidas, por desconhecimento, com agressividade, hiperatividade e desatenção. Esses diagnósticos, quando analisados com o devido cuidado, podem revelar dados importantíssimos e que demandam orientações da própria escola.

Uma das formas de prevenção é preparar o corpo docente para a prática dos jogos e atividades lúdicas, realizando principalmente, um aprofundamento sobre a importância do ato de brincar para o desenvolvimento infantil.

A sociedade urge por uma parceria de sucesso entre famílias e escolas, a fim de construir uma educação de qualidade, que possa promover o bem-estar de todos.

Só assim se poderá alcançar uma sociedade coerente, em que seus agentes conheçam e cumpram os seus papéis em todos os processos, sobretudo, no educacional, sem deixar de lado e o familiar e o social.



Izabel Guerra
Psicopedagoga e Screener da Síndrome de Irlen


Pesquisar este blog

Em Destaque

Atividade de Páscoa para Download e imprimir

Atividade pedagógica BNCC para IMPRIMIR e DOWNLOAD

Pesquisar Atividade

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores