Dia do Biólogo

O biólogo é um profissional que atua nos diversos campos da Biologia, ou seja, em todas as áreas que envolvem o estudo da vida. A profissão tornou-se legal após a lei nº 6.684, em 03 de setembro de 1979, ter sido sancionada. Essa lei também criou o Conselho Federal de Biologia e os Conselhos Regionais. O Dia do Biólogo foi instituído exatamente na mesma data de criação dessa lei.





Incêndio atinge o Museu Nacional no Rio de Janeiro

Notícia urgente

Um incêndio de grandes proporções tomou o Museu Nacional do Rio de Janeiro. O imenso acervo histórico-cultural brasileiro foi destruído numa tragédia nacional.

Aguarde novas atualizações.





Na Web

IBGE divulga população de 208,5 milhões de brasileiros

Quinta-feira, 30 de agosto de 2018

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) divulgou novos dados sobre a população do Brasil. a população brasileira foi estimada em 208,5 milhões de habitantes, conforme divulgado nesta quarta-feira (29).

A estimativa para 2047 é de 233 milhões de brasileiros. Em 2012 a população era de 193 milhões de pessoas de acordo com o IBGE.

PARA VOCÊ CRIANÇA


VOCÊ CRIANÇA

Você criança,

que vive a correr,
é a promessa
que vai acontecer...
é a esperança
do que poderíamos ser...
é a inocência
que deveríamos ter...

Você criança, de qualquer idade,
vivendo entre o sonho e a realidade
espargem pelas ruas da cidade,
suas lições de amor e de simplicidade!

Criança que brinca,
corre, pula e grita
mostra ao mundo,
como se deve viver
cada momento, feliz,
como quem acredita
em um mundo melhor
que ainda vai haver!

Você é como uma raio de luz
a iluminar os nossos caminhos,
assemelhando-se ao Menino Jesus,
encanta-nos com todo teu carinho!

Você é a criança,
que um dia vai crescer!
É a promessa,
que vai se realizar!
É a esperança
da humanidade se entender!
É a realidade
que o adulto precisa ver...
e também aprender a ser...




Lauro Kisielewicz









MENSAGEM DA CRIANÇA



Dizes que sou o futuro,Não me desampares no presente.

Dizes que sou a esperança da paz,Não me induzas à guerra.

Dizes que sou a promessa do bem,Não me confies ao mal.

Dizes que sou a luz dos teus olhos,Não me abandones ás trevas.

Não espero somente o teu pão,Dá-me luz e entendimento.

Não desejo tão só a festa do teu carinho,Suplico-te amor com que me eduques.

Não te rogo apenas brinquedos,Peço-te bons exemplos e boas palavras.

Não sou simples ornamento de teu carinho,Sou alguém que te bate à porta em nome de Deus.

Ensina-me o trabalho e a humildade, o devotamento e o perdão.

Compadece-te de mim e orienta-me para o que seja bom e justo.

Corrija-me enquanto é tempo, ainda que eu sofra...

Ajude-me hoje para que amanhã eu não te faça chorar.


(Meimei/ Psicografado por Chico Xavier)

Dinâmicas com os Pais



Pintura Surpresa Desenvolvimento

Cada um irá fazer sua pintura Surpresa, e escreverá num papel o que forma está vendo, o que acha que parece. Depois trocarão com alguém e este deverá dizer o que parece para ele.

Conclusão

Os pais chegarão à conclusão que cada um tem uma visão diferente de mundo, assim como as crianças, que aprendem do seu jeito, vêem as coisas de uma maneira própria, e assim como na vida, direcionam seu olhar de acordo como foram vistas, amadas, incentivadas.
Cada um aprende de um jeito diferente, num ritmo diferente…

DINÂMICAS
Uma dica é realizar dinâmicas em parceria com as disciplinas escolares, sendo esta uma ótima oportunidade para mostrar-lhes como o trabalho é realizado, inclusive, junto a seus filhos.
Sugiro que inicie pela disciplina “Artes”, assim eles terão a oportunidade de se soltar e se sentir mais à vontade para desempenhar as demais atividades.

ARTES

Distribua duas folhas de papel sulfite e dois gizes de cera para cada pai e mãe não importando a cor.

É aconselhável que se fixe a folha na carteira com fita crepe para que esta não saia do lugar.

Em seguida peça para que segurem o giz, um em cada mão, e que se mantenham com os olhos fechados. Eles deverão fazer movimentos circulares, com as duas mãos ao mesmo tempo, no ritmo da música.

O Professor deverá preparar um pot-pourri intercalando músicas com ritmo agitado e lento. Enquanto os pais estiverem desenhando ao som da música, conduza-os para que se soltem, para que entrem o ritmo da música enfim, para que viagem na atividade.
O objetivo desta dinâmica é justamente proporcionar o se sentir à vontade e feliz no ambiente escolar. Este sentimento abre as portas para uma parceria de sucesso.


Matemática


Tangran




Há quem diga que os Tangrans são os mais antigos puzzles conhecidos.

O Tangran pratica-se desde há muitos séculos na China.

É constituído por 7 peças ( um quadrado, um paralelogramo e 5 triângulos ).
Com estas 7 peças podem construir-se uma infinidade de formas diferentes.
Esta dinâmica deve ser feita em grupo para que se possa analisar, ao final, que cada um contribuindo um pouco, se chega ao resultado esperado.



Montar as figuras sugeridas.




O objetivo desta dinâmica é mostrar que apesar das diferenças (a diversidade das peças), quando trabalham em harmonia, integração, cooperação, o resultado é sempre promissor (há uma enormidade de figuras feitas com as mesmas peças).



Português

Relembrando provérbios.





Peça para que os pais se organizem em círculo.
Cada um deverá dizer um provérbio inteiro e inédito.

O pai que repetir sairá do círculo.

Se ficar pensando por mais de um minuto sairá do círculo.

O campeão dos provérbios será o que permanecer até o fim.
Após o término o pai vencedor deverá ressaltar o provérbio que melhor pode ser aplicado na parceria pais, escola e aluno.

Outros pais poderão se manifestar ressaltando outros provérbios.

O objetivo desta dinâmica é fazer com que reflitam sobre a aplicação dos mesmos.

Geografia

Faça uma viagem ilusória com os pais.


Escolha um local para visitar.

Peça para que fechem os olhos e os conduza, através da imaginação, até o destino combinado.

É interessante que seja um local conhecido por todos.

Pode ser até a rua em frente a escola.

Inicie pelo levantar da carteira, o sair da sala de reunião, sair da escola, e então faça-os “voar” através das palavras até chegar ao destino pretendido.

Depois volte, fazendo o percurso inverso, terminando o exercício com os pais entrando novamente na escola, passando pelos corredores, entrando na sala de aula e finalmente sentando na carteira.

Somente após estarem sentados é que poderão abrir os olhos.

Ao final a professora deve perguntar quem teve a sensação de realmente ter saído da escola e ter visualizado o local descrito.
O objetivo desta dinâmica é justamente trabalhar o entrosamento, a disponibilidade, a boa vontade para atingir um mesmo objetivo.

Todos demonstraram boa vontade e seguiram as regras até o término da dinâmica.

Cada um contribuiu para que a dinâmica tivesse um bom resultado.


Estes são os requisitos fundamentais para que exista a parceria entre a família e a escola, pois os dois priorizam o sucesso do aluno, que é o resultado pretendido




Ciências


Resultado da dinâmica: Montar um boneco.


A cada três grupos deverá sair um boneco, ou seja um grupo vai desenhar a cabeça, o outro grupo o tronco e o outro grupo os membros.

Um grupo não pode se comunicar e nem ver o trabalho do outro grupo.

A intenção é que o Grupo 1A, o Grupo 2A e o Grupo 3A ao juntarem as partes para montar o boneco, estas apresentem tamanho desproporcional deixando o boneco completamente deformado.

Que a cabeça fique desproporcional ao tronco e este aos membros.

O objetivo maior desta dinâmica é justamente trabalhar a maneira diferenciada que as pessoas têm ao enfocarem o mesmo assunto.

Também deixa bem claro o que a falta de comunicação e entrosamento propicia, uma vez que eles não puderam se comunicar.

Não existe nada mais familiar que o próprio corpo e cada um o representou de tamanhos e maneiras diferentes.

Porém, caso os grupos tivessem tido contato uns com os outros, ou seja, trabalhassem em harmonia, em cooperação visando um mesmo interesse, esta desproporção não teria acontecido. O objetivo desta dinâmica mostra a importância do entrosamento, da união, da comunicação para que exista a parceria entre a escola, o professor e o aluno.

1- Formar grupos com os pais.

O número de grupos deverá ser múltiplo de três.

2- Distribuir folhas de sulfite, lápis preto, borracha, lápis de cor e tesoura para cada grupo.

3- Cada grupo sorteará o comando que poderá ser ou “cabeça” ou “tronco” ou “membros”.

Obs.. Se houverem muitos grupos, para que não haja confusão vindo a prejudicar o resultado da dinâmica, é aconselhável que ao se sortear os três primeiros comandos, sendo que um é a cabeça, o outro o tronco e o outro os membros, se designe chamar grupo A, em seguida se fará o sorteio dos próximos três grupos nomeando-os de grupo B e assim por diante.

Quando se iniciar a montagem do boneco, chama-se os três representantes dos grupos A e montam o boneco, em seguida os representantes dos grupos B e assim por diante.

Somente após a montagem de todos os bonecos é que se inicia a análise enfocando o acima exposto.


Ética Jogo das bexigas



Distribua entre os pais uma bexiga para cada um.

Cada qual deverá encher a sua bexiga.

Em seguida pedir para que todos fiquem de pé e que formem um grande círculo.

Cada um deverá manter-se em movimento, andando pelo espaço feito pelo círculo não devendo se afastar do grupo.

Deverá manter sua bexiga no ar dando tapinhas.

Não poderá deixa-la cair no chão.

Caso isso aconteça, deverá pegá-la e colocá-la novamente no ar.

O Professor já deve deixar combinado antes do jogo começar que irá tocar nas costas dos participantes e que esse ao ser tocado, deverá se afastar do grupo deixando a bexiga.

Com isso, ficarão cada vez mais bexigas e cada vez menos participantes, e os que continuarem no jogo, deverão se esforçar ao máximo para manter todas as bexigas no ar.

Vai chegar um determinado momento que isso não será mais possível por mais que os participantes que restaram, se esforcem.






Objetivo da dinâmica









A importância do dividir tarefas.



Se cada um fizer a sua parte,ninguém fica sobrecarregado. Mostrar a importância da participação dos pais no processo ensino-aprendizagem do seu filho.


Referências

Gringos reagem aos atrasados do Enem

Os gringos reagiram aos vídeos dos atrasados do Enem 2016
A maior prova do país aconteceu em Novembro e milhares de pessoas se atrasaram mesmo sabendo a data da prova que se tornou um mega evento da internet.
Quem atrasou virou piada? Certamente!
Confira a reação dos Gringos a isso. 

Educação Protegida? Conheça a PEC 241

Trabalho licenciado para a Rossine Educação / Sily...L@ndia pela Agência Brasil --
Matéria por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil
 
A proposta de emenda à Constituição que limita o crescimento dos gastos públicos nos próximos 20 anos (PEC 241) protege as despesas com saúde e educação, dIsse hoje (27) a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi.

Segundo ela, a proposta traz avanços em relação aos limites constitucionais atuais ao assegurar o cumprimento de pagamentos mínimos para as duas áreas.“É importante explicar que a PEC trata do teto de gastos públicos como um todo, mas estabelece um piso para a saúde e a educação. Isso foi feito justamente para garantir um patamar mínimo de gastos e proteger as duas áreas”, disse a secretária ao explicar o déficit primário recorde de R$ 25,3 bilhões em setembro.

Segundo Ana Paula, a PEC traz um avanço em relação aos limites mínimos de gastos em vigor para a saúde e a educação. Enquanto atualmente as vinculações de receitas tratam de empenhos (autorizações de gastos) para as duas áreas, a proposta aprovada pela Câmara na terça-feira (25) estabelece os pisos com base no valor efetivamente executado. “Até então, as vinculações de receitas dizem respeitos a valores empenhados, não pagos.

A PEC foi elaborada com valores pagos. Em ambos os setores, havia muito mais empenho do que pagamento, levando a uma acumulação muito alta de restos a pagar [verbas que ficam de um ano para outro]. A PEC protegeu as duas áreas à medida que garantiu a execução, não apenas o empenho [mínimo] dos recursos”, declarou a secretária.

De acordo com o Tesouro Nacional, o governo federal atualmente empenha (autoriza) muito mais que os limites mínimos constitucionais para a saúde e a educação. Para a saúde, a Constituição estabelece um piso de 13,2% da receita corrente líquida (RCL) da União, o que representa R$ 71,161 bilhões de janeiro a setembro.

Segundo o Tesouro, o governo empenhou nos nove primeiros meses do ano R$ 71,213 bilhões, o que equivale a 13,21% da RCL. Em relação à educação, o Tesouro informou que a execução está bem acima do limite constitucional mínimo. A Constituição fixa em 18% da receita líquida de impostos (receita com impostos menos as transferências para estados e municípios) o piso de gastos para a educação. Em termos monetários, isso equivale a R$ 34,532 bilhões.

Nos nove primeiros meses do ano, a União empenhou R$ 55,414 bilhões (28,88%) e executou R$ 43,043 bilhões (22,44%). Pelo texto aprovado pela Câmara, o piso para a saúde sobe de 13,2% para 15% da RCL em 2017. Para a educação, o limite mínimo foi mantido em 18%.

A partir de 2018, no entanto, os pisos seguem apenas o crescimento da inflação do ano anterior pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Críticos da medida alegam que os pisos constitucionais cairão ao longo do tempo caso a arrecadação passe a crescer mais que a inflação nos próximos anos.

*DINÂMICAS




#Dinâmica do "O que você parece pra mim..."#


¨¨¨**¨¨¨**¨¨

Esta dinâmica pode ser empregada de duas maneiras, como interação do grupo com objetivos de apontar falhas, exaltar qualidades, melhorando a socilização de um determinado grupo.
Material: papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.Desenvolvimento: Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe. ¨
Cada participante deve ficar com uma caneta hidrocor.
Ao sinal, os participantes devem escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da dinâmica (em forma de uma palavra apenas), exemplos:
1) Qualidade que você destaca nesta pessoa;
2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
3) Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a atingir nesta dinâmica.


Autor: Desconhecido



¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨


3 # Dinâmica do Desafio#


Material: Caixa de bombom enrolada para presente.
Procedimento: colocar uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma caixa(no tamanho de uma caixa de sapato, explica-se para os participas antes que é apenas uma brincadeira e que dentro da caixa tem uma ordem a ser feita por quem ficar ccom ela quando a música parar. A pessoa que vai dar o comando deve estar de costas para não ver quem está a caixa ao parar a música, daí o coordenador faz um pequeno suspense, com perguntas do tipo: tá preparado? você vai ter que pagar o mico viu, seja lá qual for a ordem você vai ter que obedecer, quer abrir? ou vamos continuar? Inicia a música novamente e passa novamente a caixa se aquele topar em não abrir, podendo-se fazer isso por algumas vezes e pela última vez avisa que agora é para valer quem pegar agora vai ter que abrir, Ok?
Esta é a última vez, e quando o felizardo o fizer terá a feliz surpresa e encontrará um chocolate sonho de valsa com a ordem 'coma o chocolate'.
Objetivos: Essa dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios, pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que devemos ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais dificil que seja o desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória.

¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨
#Dinâmica "Tiro pela Culatra"#

Essa dinâmica, é desenvolvida exatamente como a número 3 acima. A única diferença é que ao invés de se dizer uma parte do corpo do colega da direita, deve dizer uma tarefa para que esse colega execute.
Quando todos tiverem escolhido a tarefa, Coordenador dá um novo comando:Cada pessoa deverá praticar a tarefa, exatamente como foi escolhida para o colega da direita.
É uma dinâmica bem engraçada e é muito utilizada como "quebra gelo ".

Autor: Desconhecido
¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨
#Dinâmica do Sociograma#

Esta dinâmica é, geralmente, desenvolvida a fim de se descobrir os líderes positivos e negativos de um determinado grupo, pessoas afins, pessoas em que cada um confia. É muito utilizada por equipes esportivas e outros grupos. Material: papel, lápis ou caneta.

Desenvolvimento: Distribui-se um pedaço de papel e caneta para cada componente do grupo. Cada um deve responder as seguintes perguntas com um tempo de no máximo 20-60 segundos, cronometrados pelo Coordenador da dinâmica.
Exemplo de Perguntas:1) Se você fosse para uma ilha deserta e tivesse que estar lá por muito tempo, quem você levaria dentro desse grupo?2) Se você fosse montar uma festa e tivesse que escolher uma (ou quantas desejarem) pessoa desse grupo quem você escoheria?3) Se você fosse sorteado em um concurso para uma grande viagem e só pudesse levar 3 pessoas dentro desse grupo, quem você levaria?4) Se você fosse montar um time e tivesse que eliminar (tantas pessoas) quem você eliminaria deste grupo?
Obs: As perguntas podem ser elaboradas com o fim específico, mas lembrando que as perguntas não devem ser diretas para o fim proposto, mas em situações comparativas.
De posse dos resultados, conta-se os pontos de cada participante e interpreta-se os dados para utilização de estratégias dentro de empresas e equipes esportivas.

Autor: Desconhecido
¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨
#Dimica do Emboladão#

Esta dinâmica propõe uma maior interação entre os participantes e proporciona observar-se a capacidade de improviso e socialização, dinamismo, paciência e liderança dos integrantes do grupo.
Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica. O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda.Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros olhando nos olhos (para que se despreocupem com a posição original em que se encontravam). Ao sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo" bem apertadinhos". Então, pede que todos se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida dêem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar).Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras: Pular, passar por baixo, girar e saltar.O efeito é que todos, juntos, vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique totalmente aberta.
Ao final, pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contra-regra. O Coordenador parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente!
Obs: Pode ser feito também na água.

Autor: Desconhecido
¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨

#Dinâmica do Sentar-se no Colo#


Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes:O coordenador propõe que o grupo fique de pé, de ombro-á-ombro, em círculo. Em seguida pede que todos façam 1/4 de giro para um determinado lado ficando em uma fila indiana (assim: xxxxxxxxxxxx), embora em círculo. Ao sinal o Coordenador pede que todos se assentem no colo um do outro e depois repitam para o outro lado. É bem divertido, causando muitos risos !

Autor: Desconhecido
¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨


# Dinâmica do "João Bobo"#


Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes e também pode ser observado o nível de confiança que os os participantes têm um no outro:Formam-se pequenos grupos de 8-10 pessoas. Todos devem estar bem próximos, de ombro-á-ombro, em um círculo. Escolhem uma pessoa para ir ao centro. Esta pessoa deve fechar os olhos (com uma venda ou simplesmente fechar), deve ficar com o corpo totalmente rígido, como se tivesse hipnotizada. As mãos ao longo do corpo tocando as coxas lateralmente, pés pra frente , tronco reto. Todo o corpo fazendo uma linha reta com a cabeça. Ao sinal, o participante do centro deve soltar seu corpo completamente, de maneira que confie nos outros participantes. Estes, porém devem com as palmas das mãos empurrar o "joão bobo" de volta para o centro. Como o corpo vai estar reto e tenso sempre perderá o equilíbrio e penderá para um lado. O movimento é repetido por alguns segundos e todos devem participar ao centro.
Obs: Pode ser feito também na água.

Autor: Desconhecido
¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨
#Dinâmica do Nome#


Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.Variação: Essa dinãmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pesso, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.

Autor: Desconhecido
¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨

# Dinâmica do "Escravos de Jó"#


Esta dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas que nessa atividade tem o objetivo de "quebra gelo" podendo ser observado a atenção e concentração dos participantes.
Em círculo, cada participante fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido). Primeiro o Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser:Os escravos de jó jogavam cachangá;os escravos de jó jogavam cachangá;Tira, põe, deixa o zé pereira ficar;Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (Refrão que repete duas vezes)
1º MODO NORMAL:Os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);os escravos de jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);Tira (LEVANTA O TOQUINHO), põe (PÕE NA SUA FRENTE NA MESA), deixa o zé pereira ficar (APONTA PARA O TOQUINHO NA FRENTE E BALANÇA O DEDO);Guerreiros com guerreiros fazem zigue (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA), zigue (VOLTA SEU TOQUINHO DA DIREITA PARA O COLEGA DA ESQUERDA), zá (VOLTA SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA) (Refrão que repete duas vezes).2º MODO: Faz a mesma sequência acima só para a esquerda3º MODO: Faz a mesma sequência acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.
4º MODO: Faz a mesma sequência acima em pé executando com um pé.5º MODO: Faz a mesma sequência acima com 2 toquinhos, um para cada lado.
¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨
#Dinâmica da "Escultura"#


Esta dinâmica estimula a expressão corporal e criatividade. 2 x 2 ou 3 x 3, os grupos devem fazer a seguinte tarefa:Um participante trabalha com escultor enquanto os outro (s) ficam estátua (parados). O escultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Coordenador, ou seja, pode buscar:-estátua mais engraçada-estátua mais criativa-estátua mais assustadora-estátua mais bonita, etc.
Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado juntamente com os outros grupos. Pode haver premiação ou apenas palmas.

Autor: Desconhecido
¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨
# Dinâmica da "Sensibilidade"#

Dois círculos com números iguais de participantes, um dentro e outro fora. O grupo de dentro vira para fora e o de fora vira para dentro. Todos devem dar as mãos, sentí-las, tocá-las bem, estudá-las. Depois, todos do grupo interno devem fechar os olhos e caminhar dentro do círculo externo. Ao sinal, o Coordenador pede que façam novo círculo voltado para fora, dentro do respectivo círculo. Ainda com os olhos fechados, proibido abrí-los, vão tocando de mão em mão para descobrir quem lhe deu a mão anteriormente. O Grupo de fora é quem deve movimentar-se. Caso ele encontre sua mão correta deve dizer _Esta ! Se for verdade, a dupla sai e se for mentira, volta a fechar os olhos e tenta novamente. Obs: Essa dinâmica pode ser feita com outras partes do corpo, ex: Pés, orelha, olhos, joelhos, etc. Tem o objetivo de melhorar a sensibilidade, concentração e socialização do grupo.

Autor: Desconhecido
¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨
#Dinâmica do"Mestre"#

Em círculo os participantes devem escolher uma pessoa para ser o advinhador. Este deve sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os movimentos/ mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar . O advinhador tem 2 chances para saber quem é o mestre. Se errar volta e se acertar o mestre vai em seu lugar.
Esta dinâmica busca a criatividade, socialização, desinibição e a coordenação.
¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨
# Dinâmica do "Rolo de Barbante" #

Em círculo os participantes devem se assentar.
O Coordenador deve adquirir ateriormente um rolo grande de barbante. E o primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para alguém (o coordenador estipula antes ex: que gosta mais, que gostaria de conhecer mais, que admira, que gostaria de lhe dizer algo, que tem determinada qualidade, etc.) que ele queira e justificar o porquê !
A pessoa agarra o rolo, segura o barbante e joga para a próxima. Ao final torna-se uma "teia" grande.
Essa dinâmica pode ser feita com diversos objetivos e pode ser utilizada também em festas e eventos como o Natal e festas de fim de ano.
Ex: cada pessoa que enviar o barbante falar um agradecimento e desejar feliz festas. Pode ser utilizado também o mesmo formato da Dinâmica do Presente .
¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨
#Dinâmica do "Substantivo"#


Em círculo os participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e caneta. Cada um deve escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer estipulado pelo Coordenador, sem permitir que os outros vejam. Em seguida deve-se passar o papel para a pessoa da direita para que este represente em forma de mímicas. Podendo representar uma palavra mais fácil, dividí-la e ajuntar com outra para explicar a real palavra escrita pelo participante, mas é proibido soltar qualquer tipo de som.

Autor: Desconhecido
¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨
#Dinâmica da"Verdade ou Consequência? "#
Em círculo os participantes devem estar de posse de uma garrafa que deve ficar ao centro. Ao sinal do Coordenador, alguém gira a garrafa e para quem o bico da garrafa apontar é perguntado: _Verdade ou Consequência? Caso ele escolha verdade, a pessoa onde o fundo da garrafa apontou deve perguntar algo e ele obrigatoriamente deve responder a verdade. Se ele responder consequência deve pagar uma prenda (executar uma tarefa) estipulada pela pessoa que o fundo da garrafa apontou. A que respondeu gira a garrafa.

Autor: Desconhecido
¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨

#Dinâmica do " Qualidade"#

Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa. Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a pessoa que tem esta qualidade, justificando.
Autor: Desconhecido

¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨**¨¨¨¨¨**¨¨¨¨¨**¨¨¨¨
¨#Dinâmica do " Pgadinha do Animal"#

Entrega-se a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro. Em seguida todos ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe.
Obs: todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal todos vão cair de "bumbum" no chão, causando uma grande risada geral.
Objetivo: "quebra gelo" descontração geral.
Autor: Desconhecido


A MALETA


Objetivo:Conscientização sobre a estrutura da sociedade que reforça a defesa dos interesses particulares, não estimulando o compromisso solidário.
Material:Uma maleta chaveada, chave da maleta, dois lápis sem ponta, duas folhas de papel em branco, dois apontadores iguais.

Como Fazer:a) Forma-se duas equipes. b) A uma equipe entrega-se a maleta chaveada, dois lápis sem ponta e duas folhas de papel em branco dentro da maleta. c) A outra equipe entrega-se a chave da maleta e dois apontadores iguais.d) O coordenador pede que as duas equipes negociem entre si o material necessário para cumprimento da tarefa que é a seguinte: Ambas deverão escrever: "Eu tenho Pão e Trabalho".e) A equipe vencedora será a que escrever primeiro e entregar a frase para o coordenador.f) A frase deve ser anotada no quadro ou em cartaz em letra grande e legível.







DINÂMICA DO BIZ

O Objetivo é as pessoas comerem o biz sem as mãos.

Material: 1 a 2 caixas de biz. 3 mesas, não importa como seja. É preferivel redonda.Um grupo de 4 pessoas em cada mesa, com uma pessoa atrás de cada uma.Como fazer: A pessoa que irá comer o biz deve estar com as duas mãos amarradas atrás das costas.
Ela deve abrir o biz com a boca SEM comer nem um pedaço.
O biz deve sr colocado sobre as mesas, proximo a ponta.
Não fale para as pessoas de trás que devem ajudar.
Quando aqueles que iam comer o biz abrirem, desamarre as mãos.
Ordene que coloque o biz em uma das mãos e estique sem dobrar, e tente comer o biz.
No final, revele que o objetivo da pessoa que estava atrás era ajudar o da frente a abrir.
Se na hora de comer, eles não conseguirem, passar a eles que se aproximem da pessoa que está na frente e mande um comer o do outro.
Obs.: Quem for fazer a dinâmica não deve participar.

Pesquisar este blog

Em Destaque

Atividade de Páscoa para Download e imprimir

Atividade pedagógica BNCC para IMPRIMIR e DOWNLOAD

Pesquisar Atividade

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores