Como Planejar uma Aula com uma Criança Autista

Criança autista estudando concentrada - via SilyLabs - Direitos Protegidos


❤ Conheça a criança 

Antes de planejar a aula, é importante conversar com os pais ou responsáveis da criança para entender suas habilidades, interesses e necessidades específicas. 

Crie um ambiente seguro e previsível: As crianças com autismo geralmente funcionam melhor em ambientes previsíveis e estruturados. 

Por isso, é importante ter uma rotina estabelecida e objetivos claros para a aula. Use imagens e materiais concretos: As crianças com autismo tendem a processar informações visuais melhor do que verbais. Portanto, é importante usar imagens, desenhos e outros materiais concretos para ajudar na compreensão. 

❤ Use a repetição e a rotina 

As crianças com autismo geralmente funcionam bem com rotinas estabelecidas e repetições regulares. Portanto, é importante repetir atividades e ações similares ao longo do tempo. Forneça instruções claras: Forneça instruções claras e concisas, evitando informações supérfluas. Se necessário, use desenhos ou imagens para complementar as instruções verbais. 

❤ Ofereça reforço positivo 

As crianças com autismo podem responder bem a reforços positivos, como elogios e recompensas. É importante destacar seus sucessos e recompensá-los adequadamente. 

Seja paciente e flexível: As crianças com autismo podem apresentar comportamentos desafiadores ou dificuldades de comunicação. 

É importante ser paciente e flexível, mantendo um ambiente positivo e acolhedor. Lembre-se de que cada criança com autismo é única e pode apresentar necessidades diferentes. Por isso, é importante personalizar a aula de acordo com as necessidades individuais da criança.

❤ 'Pedagogie" incluindo o PEI 

Em adicional é importante incluir no planejamento o PEI: Programa de Ensino Individualizado, LEIA MAIS CLICANDO AQUI

Pesquisar este blog

Em Destaque

Atividade de Páscoa para Download e imprimir

Atividade pedagógica BNCC para IMPRIMIR e DOWNLOAD

Pesquisar Atividade

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores