Dia do índio


Dia do índio
Crianças ( índios) , assentadas de pernas cruzadas, no chão, em semicírculo , em fileras ou em roda.
Na tribo ele vive
Contente e feliz,
Caçando , pescando.
Comendo raiz.
Efoi o primeiro
Habitante de Brasil,
Salve o "Dia do Índio"
Dezenove de Abril !

Cantar batendo palmas e batendo nas coxas alternadamente.
Ao final, uma criança deve dizer:
- Viva o Dia do Índio !
*¨*Conteúdo - História, coodenação motora, ritmo.
Música : Se eu fosse um peixinho
Autor : Desconhecido
*****
O grande índio
Uma criança ( índio ) sentada no centro do círculo, segurando um tambor.
As outras crianças sentadas em círculo cantam:
Veja o grande índio
O cacique da aldeia
Toca o seu tambor
Quando vê a lua cheia.

A música deve ser cantada de variadas formas: rápida/lenta/forte/lenta.
A criança do centro deve acompanhar o ritmo da música com o tambor e o restante das crianças ,
com palmas, o toque do tambor.
O tambor ele toca
Bem devagarsinho
Pra não acordar
O índio pequenino.
Repetir o comando anterior

Além da música

* Explique as crianças :
*Aldeia é onde os índios moram
*Cacique é o chefe da aldeia
*Curumim é o nome dão aos indiozinhos
*Chamam a lua de Jaci
*¨*¨*¨*
Conteúdo - Ritmo: rápido/lento;forte/fraco
Música - Marcha soldado
Gerusa Pinto

HORA DO PLANETA!




Hora do Planeta

O “A Hora do Planeta” consiste no gesto de apagar as luzes em um dia e horário pré-determinados, por uma hora, a fim de chamar a atenção de todos acerca de um sério problema ambiental: o aquecimento global, uma vez que diversos países no mundo produzem energia elétrica a partir de combustíveis fósseis como carvão, gás e diesel. Nosso país, apesar de utilizar uma energia relativamente limpa, vinda de usinas hidroelétricas, contribui bastante para este agravante caso em queimadas, poluentes oriundos de nossa economia emergente, agropecuária e derrubada de florestas. 

A “Earth Hour”, como é chamada em inglês, é uma iniciativa do WWF (“World Wildlife Fund”, ou “Fundo Mundial da Natureza”, em português): uma das mais renomadas ONG’s ambientalistas do planeta. 

Executado pela primeira vez em 2007, na capital da Austrália, teve a participação de 2,2 milhões de
pessoas. Em 2008, 371 cidades de 35 países aderiram à ideia, com cerca de 50 milhões de indivíduos. Governos, empresas e a população em geral, são convidados a participar deste ato simbólico de apelo aos problemas ambientais causados pela ação humana, e de incentivo à adoção individual e coletiva de hábitos mais sustentáveis. 

A Earth Hour pode ser considerada, também, um momento para que se celebre a Terra: o planeta de todos. Assim, concertos musicais, jantares à luz de velas, projeções de filmes com o uso de energia oriunda de bicicletas, dentre muitas outras ações, são desenvolvidas por seus participantes. 

No ano de 2009, o “Earth Hour” ocorrerá no dia 28 de março, das 20:30h às 21:30h. Atenas, Cairo, Lisboa, Buenos Aires, Edimburgo, Nova Iorque e cerca de outras 170 cidades, de 62 países já confirmaram sua adesão. 

Como em dezembro deste ano haverá a 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na Dinamarca - onde deverá ser assinado pelos países um acordo para reduzir as emissões de gases do efeito estufa – este grande apagão pode ser uma forma de demonstrar que muitos de nós, terráqueos, estamos preocupados com o futuro do planeta. 

Pela primeira vez, o Brasil participará, sendo que o Rio de Janeiro foi a primeira capital a anunciar este ato. O atual prefeito da cidade, Eduardo Paes, inclusive, declarou que o Cristo Redentor, Pão de Açúcar e a orla de Copacabana terão sua segurança reforçada, já que suas luzes não estarão funcionando neste intervalo de tempo. 

São Paulo, Brasília, Rio Branco, Belém, Porto Alegre, Curitiba, Manaus e Goiânia são as capitais que já oficializaram a participação. Alta Floresta D'Oeste (RO), Ouro Preto (MG), Castro Alves (BA), Itajaí (SC), Juazeiro do Norte (CE), Reserva do Cabaçal (MT), Sala Verde de Açailândia (MA) e Salgueiro (PE), e mais 37 cidades, distribuídas em 17 estados, também apagarão suas luzes. 

Empresas e organizações, como a Fundação Oswaldo Cruz, SESC e McDonald's e 
Brasil Escola, também farão sua parte. 
 ´

E você, fará a sua? 

Na questão ambiental não existe platéia,
ou você faz parte do problema ou da solução

Veja mais:

Projeto Drogas

DROGAS: FIQUE FORA!

Justificativa:
Os jovens estão cada vez mais usando tóxicos e colocando em risco sua saúde e seu futuro.
Desde o "inocente" copo de cerveja, muitas vezes, em reuniões familiares, até o contato com drogas mais pesadas, o caminho pode não ser longo.

Como impedir que esse quadro se torne mais e mais dramático?
A prevenção é um caminho seguro. Uma educação específica sobre o assunto se faz imprescindível nas escolas; é preciso conscientizar jovens e adolescentes, pais e educadores, enfim, unirmos a comunidade, para discutirmos o assunto com coragem, decisão e espírito reflexivo.
Toda a sociedade se organiza para enfrentar tão grave problema, e a história mostra que das crises é que surgiram as grandes soluções.
Acreditamos que quando alguém usa drogas, não imagina a extensão dos vícios e as conseqüências desastrosas que futuramente poderão lhe advir.
Precisamos cuidar dos nossos jovens. Orientar e direcioná-los num caminho seguro, é nosso dever como educadores e cidadãos conscientes.
Queremos lembrar a sábia advertência gravada nas páginas do evangelho: "Conheceis a verdade e a verdade vos libertará!"
Tema Transversal: Saúde - Vida familiar e social - Trabalho - Ética
Projeto:
O tema sobre drogas será abordado a partir da área de Ciências tendo outras áreas de conhecimento como apoio. A informática será utilizada sempre que possível como suporte nas atividades do Projeto.
Ciências - Português - Matemática - História - Geografia
Educação Física - Educação Religiosa
2-ObjetivoObjetivoPedagógicoGeral:

Possibilitar aos alunos através de pesquisas, análises, discussões, reflexões, a conscientização dos perigos e males que as drogas podem trazer às sus vidas.
3 - Objetivos Pedagógicos Específicos:
A – Áreas Disciplinares:
1. Ciências/Química/Física:
- Elaborar conceito de drogas.
- Classificar tipos de drogas e relatar conseqüências.
- Conhecer e relatar os primeiros socorros para usuários de drogas em crise.
- Apresentar propostas para a cura do viciado.
2. Língua Portuguesa:
- Desenvolver habilidades de leitura, interpretação, linguagem oral e produção de textos através de livros literários e textos diversos.
- Desenvolver habilidades artísticas através de apresentação de poemas, paródias e dramatizações.
- Analisar propaganda de TV, rádio e jornal alusivas ao tema.
- Construir slogans e cartaz propaganda para conscientização sobre os malefícios da droga.
3. Matemática:
- Coletar dados estatísticos sobre as drogas.
- Construir gráficos com os dados levantados.
- Analisar e construir tabelas.
- Interpretar e sintetizar os dados estudados.
- Resolver problemas operatórios utilizando os dados obtidos.
4. História:
- Pesquisar a origem da droga e discutir o consumo na sociedade atual.
- Conhecer a legislação brasileira que dispõe da lei anti-tóxicos.
- Discutir sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente em relação às drogas.
5. Geografia:
- Localizar em mapas os principais países produtores e consumidores de drogas.
- Analisar tabelas de distribuição territorial do narcotráfico.
- Discutir sobre o que diferencia os países que produzem e os que consomem drogas ( economia, questão social e climática).
6. Educação Física:
- Fazer o levantamento dos detectores utilizados para comprovar o uso da droga pelos esportistas e outros.
- Discutir fatos atuais que envolvem esportistas que fizeram uso de drogas.
- Promover uma campanha através de um campeonato com o lema "Quem pratica esportes, não usa drogas".
- Procurar patrocinadores para doação de camisetas.
B – Temas Transversais:
1 – Ensino Religioso:
· Discutir sobre o que leva o adolescente procurar refúgio nas drogas.
· Refletir sobre "O preço da liberdade é uma eterna vigilância".
· Discutir sobre a importância da escola (educação) como condutora de conhecimento e formadora de valores e conduta.
· Compreender através de reflexões sobre a importância da fé e solidariedade como forma de libertação, relação de vida e construção da cidadania.
· Organizar uma palestra informativa sobre "drogas" para pais ou responsáveis.
Avaliação
Avaliação do projeto Pedagógico
  • Avaliar a aprendizagem e os aspectos de interdisciplinariedade
  • Avaliar a participação de cada aluno, os grupos e a participação da escola.

Atividades sobre a Dengue

Aqui está uma atividade infantil sobre dengue:

  1. Conte a história: Comece contando a história de uma criança que contraiu dengue e explique o que é dengue, como é transmitida e os sintomas.

  2. Jogo de adivinhação: Peça às crianças que adivinhem os sintomas da dengue e verifique se elas estão corretas.

  3. Jogo de correspondência: Prepare cartões com imagens de objetos que possam acumular água, como vasilhames, pneus velhos e pratos de plantas, e outros cartões com imagens de objetos seguros, como vasilhames fechados e plantas sem vasilhames. Peça às crianças que correspondam as imagens corretamente, colocando os objetos perigosos em um lado e os seguros no outro. **Este jogo é fácil de ser compreendido pelas crianças e ainda assim ensina sobre a importância de evitar objetos que possam acumular água para prevenir a dengue.

  4. Atividade de grupo: Divida as crianças em grupos e peça a cada um que crie uma campanha de conscientização sobre dengue. Eles podem criar cartazes, jingles ou outras formas de compartilhar a mensagem.

  5. Apresentação: Peça a cada grupo que compartilhe sua campanha com o resto da classe.

Esta atividade ensina às crianças sobre a dengue de uma maneira divertida e interativa, além de estimular sua criatividade e trabalho em equipe. Além disso, ajuda a conscientizar as crianças sobre como evitar a dengue e a importância de manter um ambiente seguro.





Pesquisar este blog

Em Destaque

Atividade de Páscoa para Download e imprimir

Atividade pedagógica BNCC para IMPRIMIR e DOWNLOAD

Pesquisar Atividade

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores