"Dia das mães" canções


HOMENAGEM ÀS MÃES

Está e a canção que iremos homenagear as mamães  e os ensaios estão sendo emocionantes devido a participação de todos sem exceção!



Tem que ser você

victor e leo

Composição: Victor Chaves

Um dia seus pés vão me levar
Onde as minhas mãos não podem chegar
Me leva onde você for
Estarei muito só sem o seu amor

Agora é a hora de dizer
Que hoje eu te amo
Não vou negar
Que outra pessoa não servirá

Tem que ser você
Sem por que, sem pra que
Tem que ser você
Sem ser necessário entender

Me leva onde você for
Estarei muito só sem o seu amor

Agora é a hora de dizer (de dizer... eh..)
Que hoje eu te amo
Não vou negar
Que outra pessoa não servirá

Tem que ser você
Sem por que, sem pra que
Tem que ser você
Sem ser necessário entender

Que hoje eu te amo
Não vou negar
Que outra pessoa não servirá

Tem que ser você
Sem por que, sem pra que
Tem que ser você

Sem ser necessário entender 


LADY LAURA
ROBERTO CARLOS

Tenho às vezes vontade de ser
Novamente um menino
E na hora do meu desespero
Gritar por você
Te pedir que me abrace
E me leve de volta pra casa
E me conte uma história bonita
E me faça dormir
Só queria ouvir sua voz
Me dizendo sorrindo
Aproveite o seu tempo
Você ainda é um menino
Apesar de distância e do tempo
Eu não posso esconder
Tudo isso eu às vezes preciso escutar de você
Mamãe, me leve pra casa
Mamãe, me conta uma história
Mamãe, me faça dormir
Mamãe!
Mamãe, me leve pra casa
Mamãe, me abrace forte
Mamãe, me faça dormir
Mamãe!
Quantas vezes me sinto perdido
No meio da noite
Com problemas e angústias
Que só gente grande é que tem
Me afagando os cabelos
Você certamente diria
Amanhã de manhã você vai se sair muito bem
Quando eu era criança
Podia chorar nos seus braços
E ouvir tanta coisa bonita
Na minha aflição
Nos momentos alegres
Sentado ao seu lado, eu sorria
E, nas horas difíceis
Podia apertar sua mão
Tenho às vezes vontade de ser
Novamente um menino
Muito embora você sempre acha que eu ainda sou
Toda vez que eu te abraço e te beijo
Sem nada dizer
Você diz tudo que eu preciso
Escutar de você.

Imaginem só, a turminha do  Berçario -  Ciclo I , entrando de pijaminha segurando um travesseirinho e cantando está deliciosa canção de ninar em homenagem as mamães.
  Qual canção? Palavra Cantada - Nana Nenê. E ao final eles tiram um coração de dentro do travesseiro feito de e.v.a e mostram para a mamãe!
Nana
Nana neném
Nana menino
Nana carneirinho
1, 2, 3

Nana
Nana neném
Nana menina
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4

Nana
Nana neném
Nana menino
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5

Nana
Nana neném
Nana menina
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5, 6

Nana
Nana neném
Nana menino
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

Nana
Nana neném
Nana menina
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Nana
Nana neném
Nana menino
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Nana
Nana neném
Nana menina
Nana carneirinho
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10




A mamãe e seus filhotes


LETRAS DAS MÚSICAS

Canguru (Beto Herrmann) Canguru da Austrália pula, pula, malha, malha. É um bicho engraçado, é um pulador danado. Pula, pula para frente, pula, pula para o lado. Marcha-ré é mais difícil, se não cuida, cai sentado.


O Macaquinho O Macaquinho subiu lá no pé da bananeira Comeu muita bananinha E pegou uma coceira A cabecinha coça,coça, coça, coça A perninha.... Qui,qui,qui,qui,qui Cá,cá,cá,cá,cá E o danado do macaco não parava de coçar


A girafa (Marco Camargo/R. Borin/Luca Salvia) Olho por cima do muroTenho muito orgulho Por que sou girafa Dos bichos sou a mais comprida Pintas na barriga Por que sou girafa Meu pescoço interessante É o mais elegante Por que sou girafa Quem quiser me acompanhar Vai ter que suar Porque sou girafa Gira gira gira fa fa fa faGira gira gira fa fa fa fa Gira gira gira fa fa fa gi Girafa

O Pato (Vinicius de Moraes - Toquinho) Qué, qué... Lá vem o PatoPata aqui, pata acolá Lá vem o pato para ver o que é que há. O pato pateta pintou o caneco, surrou a galinha Bateu no marreco Pulou no poleiro No pé do cavalo levou um coice, criou um galo Comeu um pedaço de genipapo Ficou engasgado com dor no papo Caiu no poço, quebrou a tijela, tantas fez o moço Que foi para a panela Qué, qué, qué, qué Qué, qué

A ovelha (Marco Camargo/R. Borin/Luca Salvia) Eu tô na sua roupinhaTô no seu casaco No seu cobertor Eu, toda enroladinha Eu sou a ovelha Prá te dar calor Eu sou muito engraçada Sou muito acanhadaAdoro um cafuné Eu te aqueço no inverno Com meu amor eterno Eu canto e faço mééé Mééé, Eu canto e faço méé Méé Adoro um cafunéMéé Eu canto e faço méé.

Vem, Barnabé! (Thelma Chan) Fica me olhando, De orelha em pé!Abanando o rabo, vira-lata Barnabé, Bem pequenininho, late tão agudo! Au,au,au É meu grande amigo, Barnabé felpudo!

Gatinho (Thelma Chan) Minhau... O gato eu não conheço, Mas é bonitinho! Se mamãe deixasse eu pegava ele para mim... ...nhau Minhau...

Carneirinho 1,2,3 (Paulo Tatit) Nana, nana, neném Nana menino Nana carneirinho 1,2,3 Nana, nana, neném. Nana menina Nana carneirinho 1,2,3,4 Nana, nana, neném Nana menino Nana carneirinho 1,2,3,4,5 ...



SABER VOAR
chimarruts.




Falar...(falar...)
Que bom quando é pra ti
Sonhar...(sonhar...)
Faz a vida mais feliz

E as estrelas que não posso tocar
Estão tão pertoEstão no teu olhar

Cantar...(cantar...)
Que bom quando é pra ti
Ver teu sorriso
Também me faz sorrir

Oh estrela não deixe de brilhar
Mesmo que tão longe
Sei que ela está lá

Mesmo que eu não te veja
Posso sentir quando pensa em mim
É como não ver o sol
Mas ter certeza que está la

Transformando a noite em dia
Tristezas em alegrias
E aquilo que era vazio
Foi embora pra não voltar mais

Queria saber voar
Pra lá do alto poder ver você
Te ver sorrir te ver sonhar
Coisas lindas quero te dizer

Se um anjo encontrar
Eu vou pedir pra ele te proteger
Oh estrela que me faz enxergar
Que a MAMÃE é linda de viver...



Esse é o link se por um acaso alguem não conhecer essa música... ( ou se quiserem ter para acompanhar as crianças na apresentação.

http://www.4shared.com/file/101715191/d555b735/02_-_Saber_Voar.html







Balão Mágico


Hoje é um dia tão especial
Pra você
Que não dá pra esquecer
Em vez de comemorar eu queria te agradecer
Por tudo o que me fez
Você me viu nascer, crescer e andar
E a cada passo meu cuidava de mim
Me ensinou tudo o que eu sei
E muito mais
E agora é hora de dizer o que aprendi
Minha mãe
O que passou por mim ninguém vai passar
Minha mãe
Eu sei o que sofreu por mim sem reclamar
Você daria a vida por mim
Só pra me defender
Faria qualquer coisa por mim sem se arrepender
Esse é o dom de amar que Deus te deu
Minha mãe
Valeu pelo carinho e atenção
Minha mãe
Valeu do fundo do meu coração
Pra você o seu maior presente fui eu
Então saiba que pra mim nós somos iguais
Pois você é o melhor dos presentes que Deus me deu
Mãe eu te amo demais
Você me viu nascer, crescer e andar
E a cada passo meu cuidava de mim
Me ensinou tudo o que eu sei
E muito mais
E agora é hora de dizer o que aprendi
Minha mãe
O que passou por mim ninguém vai passar
Minha mãe
Eu sei o que sofreu por mim sem reclamar
Você daria a vida por mim
Só pra me defender
Faria qualquer coisa por mim sem se arrepender
Esse é o dom de amar que Deus te deu
Minha mãe
Minha mãeValeu pelo carinho e atenção
Valeu do fundo do meu coração
Pra você o seu maior presente fui eu
Então saiba que pra mim nós somos iguais
Pois você é o melhor dos presentes que Deus me deu
Mãe eu te amo demais


********


 Video da música 


Piolho


PIOLHO

Objetivos: Trabalhando com este tema deseja-se que a criança seja capaz de:
• Compreender a importância da higiene pessoal como meio de manter a saúde
• Compreender os perigos à saúde que os piolhos e lêndeas representam
• Tomar ciência das atitudes que deverão ter para manter a higiene pessoal
• Relatar suas experiências pessoais
• Trabalhar com o tema nas diversas disciplinas

TRABALHO LÚDICO
VÍDEO: Topic: A batalha final (lêndeas e piolhos) - oferecimento Topic 
BIBLIOTECA: Leitura e dramatização do poeminha Piolho
ED. ARTÍSTICA: Desenho livre sobre o vídeo
ED. FÍSICA: Piolho na toca (versão de coelho na toca), Corrida do piolho.

PORTUGUÊS:
• Leitura e dramatização do poeminha "PIOLHO”
• Interpretação oral
• Estudo das palavras-chave (piolho, cabeça, xampu, pente): as letras, a primeira sílaba e a família silábica. 
• Palavras iniciadas pelas famílias silábicas destas palavras
• Música: Banho é bom (Castelo Ra Tim Bum)

MATEMÁTICA:
• Número de letras das palavras estudadas no poema
• Liga pontos
• Jogo das diferenças (sete erros)
• Trabalhando os numerais de 0 a 9 dentro do tema 
• Receita caseira contra piolhos e lêndeas

HISTÓRIA E GEOGRAFIA:
• Localização da parte do corpo em que o piolho se instala
• Abordar que foram dos índios que herdamos o hábito de tomar banho
• Nos lugares mais frios, as pessoas tomam menos banho (os esquimós, por exemplo, tomam banho de oito em oito meses, aproximadamente)
• Trabalhar com o mapa-mundi ou globo para ilustrar o tema
• Confecção de livrinho sobre Piolho

CIÊNCIAS:
• Higiene pessoal;
• Conversa sobre o vídeo assistido
• Campanha contra os piolhos e lêndeas
• Estudo das palavras-chave com objetivo de ampliar o conhecimento
• Desenhos livres e dirigidos. 

ÉTICA E CIDADANIA:
• Campanha contra os piolhos e lêndeas
• Saúde como um direito do cidadão

MEIO AMBIENTE:
• Higiene pessoal e do meio

AVALIAÇÃO: Observação constante da participação dos alunos nos trabalhos em grupo e individual.


¨¨¨¨¨¨¨
Tem um livro muito bom pra trabalhar sobre piolho.
Ele se chama "Com os pés na cabeça do Rei", editora do Brasil, Autor: Leonardo Mendes Cardoso.

Vale a pena conferir!
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨








EDUCAÇÃO & Banco de Dados!


Projeto - Água

Duração: 1 semestre 
Idade: a partir dos 2 anos 

-Descobrir, investigar e ampliar o conhecimento sobre água, seus estados, características e transformações. 

Material: sucata, plástico transparente ou translúcido – potes, copos, baldes, vasilhas. 

Atividades: 
-Dispor de copos transparentes, água potável, pó para suco e colheres – provar a água pura, depois modificá-la com o pó, inclusive misturando sabores. 
-Como encher um balde? Usar diferentes embalagens para encher o balde, sem interferência do adulto. Tentar carregar o balde cheio. Esvaziar da mesma forma, jogando a água nas plantas e/ou jardim. 
Possíveis perguntas: Vamos experimentar a água? Como podemos sentir o cheiro da água? E como podemos mudar a cor, o cheiro e o gosto?

-Selecionar embalagens de diferentes materiais, tamanhos e formas, buchas, esponjas, tampas, pratos. Propor que se encham bacias para brincar com barquinhos e outros. Perguntas: Qual o melhor pote a escolher? Será melhor pegar o grande, que cabe mais, ou o pequeno, onde cabe menos, e volto mais rápido? Em qual bacia devo colocar a água? 


Obs: usar potes com furos, como vasos, e observar a reação da criança até que ela descubra o que fazer. 
-Fazer chá, gelo, lavar roupa de boneca, tomar banho de esguicho, misturar água e areia, derreter gelo, lavar panelinhas, dar banho nas bonecas, fazer bolhas de sabão. Brincadeiras com bexiga d’água. 

Que perguntas podem ajudar? 
- O que aconteceu com a água? 
- Para onde foi a água? 
- O que se transformou? (gosto, estado, etc) 
- O que se deu com a água? 
- O pó virou água? 

(perguntas que recuperem a memória) 

-Assegurar acesso aos materiais e livre escolha. 

-Conversas dirigidas sobre desperdício, observação da caixa d’água e do hidrômetro. 
-Orientação para evitar desperdício na escovação de dentes e idas ao banheiro, demonstrando, na prática, o que se deve ou não fazer

ATIVIDADES PARA O DIA DA ÁGUA

Essas atividades com a água são a partir das sensações das crianças. 

VISÃO 
Que cor é a água? 
Colocar água em copos brancos e observar sua cor. 
A seguir colocar tempera colorido (cores primárias) e exploramos as cores que surgiram. 
Usar chá de marcela, café e outras substâncias. 
“A água é transparente” 

AUDIÇÃO 
_ Reproduzir em gravador (pode ser de celular, câmera digital) o som da água caindo em copo, balde, vidro, plástico. 
Colocar água em garrafinhas de vidro (cada uma com uma quantidade diferente de água) e bater nelas com um ferrinho. 
_ Comparar o som de uma gota de água caindo em diversos materiais diferentes (panela, potinho plástico, vidro, numa porção de água, na mão do amigo). 
_ Agitar as mão dentro de um tanque de água. 
_ se a escola for perto da praia (felizmente é o meu caso – morram de inveja), ir, observar o barulho das ondas, o movimento da marola, a cor da água, o cheiro... 

TATO 
Tocar na água com diversas substâncias 
Areia (meio copo de areia para um copo de água). 
Maisena (mesma medida da areia) 
Sal (três colheres de sal para um copo de água) 
Açúcar (mesma medida do sal) 
Tocar na água morna, gelada, na temperatura ambiente. 

PALADAR 
Provar água com sal, açúcar, café, chá, álcool, perfume (aproveitar para trabalhar noção matemática de muito e pouco – muito sal, muito açúcar....). 

OLFATO 
Cheirar a água pura 
Cheirar a água com diversas substâncias (vinagre, café, leite, perfume...).

OUTRAS ATIVIDADES

1. Jogo Derrete, Não Derrete. 
Usar vidrinhos vazios, tampinhas, copinhos de remédio, potinhos de tempera. 
Dentro de eles colocarem água e diversas substâncias 
(farinha, açúcar, grãos, bala, gelo, bolo tinta, giz, papel, terra, cola grama, casca de árvore, café solúvel, chocolate, leite, giz de cera, isopor, esponja, óleo, vinagre, cebola, comprimido de remédio). 
Usar etiquetas para classificar os vidrinhos e três bandejas. Em uma colocar “derrete”, na outra “não derrete” e na terceira deixar todos os recipientes com a água e a substância já misturada e classificada. 
Pode ser observado depois de algumas horas ou na aula seguinte. 
Separar nas bandejas o que derrete e o que não derrete. 

2. Transportando Água 
Como podemos transportar a água? 
Transportar a água que se encontra em um balde para pequenas vasilhas. 
Sem material: Apenas com as mãos 
“Não dá? Então o que faremos? 
Com material: peneira, garrafa, furadas, regadores, copos, funis, pires, colheres... 

3. Quantos Copos de Água Cabem Nessa Jarra? 
Colocar água em uma vasilha grande e escolher uma jarra. As crianças deverão transportar a água em copos até encher a jarra enquanto contam. 
Podem usar colheres para encher um copo. 

4. Quem Enche Primeiro? 
É a mesma atividade acima, apenas divide a turma em equipes e cada equipe tem que encher seu recipiente. Vence quem encher primeiro. 

5. Como Se Faz e o Que Acontece? 
O que acontece quando se tira cubos de gelo do congelador? 
O que se faz com cubos de gelo e como se faz cubos de gelo? 
Material: Um estoque de cubos de gelo (tirar da geladeira aos poucos) 
Recipientes diversos para fazer moldes. 
Desenvolvimento: Deixá-los brincar a vontade com o gelo e depois perguntar: 
_ Podemos fabricar gelo? Como? 
Encher novamente as formas e colocar no congelador.

6. Fogo e Água 
Nessa altura da aula, as crianças já sabem que gelo é água, então colocamos 
água em estado líquido no fogo para observarmos, depois colocamos gelo. 
Observar o vapor subindo: 
* Colocar um vidro no vapor e dar para as crian- 
ças tocarem 
* Colocar papel no vapor e observar. 


Observação: Algumas das últimas atividades foram retiradas de documento da Web, mas não tenho os créditos. Se alguém souber quem as criou, favor avisar-me.

DRAMATIZAÇÃO: O CICLO DA ÀGUA

PERSONAGENS:Vários alunos. 

DESENVOLVIMENTO 

1ª Personagem — Uma menina representando a Água 
FALA: 
— Há, como é triste ser Água...! 
— Fui feita para matar a sede, limpar, lavar, repor energia, dar vida! 
— Vejam como estou agora: 
* Fraca, cada vez mais poluída, indefesa. 
— Não sei o que fazer! 

2 ª Personagem – Um menino, representando um Ecologista 
FALA: 
— É amiga Água , tenho brigado muito para te defender, mas são poucos os que me escutam. 
Alguns homens se reúnem, discutem, falam em te proteger, que estão preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas são muitos, os que não estão, nem ai para você. 
— Não fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a consciência pela tua importância. Mostrar para eles que sem você é impossível a vida na terra, para qualquer ser vivo. 

3ª Personagem – (Menino ou menina) O Sol 
FALA: 
— É, eu estou decepcionado com a humanidade. 
— Agora, com a escassez de água, tenho que aumentar o meu calor. 
— Não consigo me controlar. 
— Estou fazendo mal a terra, sem querer. 

2ª FALA DA ÁGUA 
— Vejam meus amigos, já não consigo nem se quer seguir meu ciclo normalmente, pois falta EU, a água, muitas vezes... 
— Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor. 
-- Eu tenho que esta nas plantas e nos animais, para sair em vapor 
-- Tenho subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas. 
--Tenho que ficar geladinha, pesada, tão pesada que desço de lá como chuva, há como é gostosa essa brincadeira, trás vida e felicidade aos seres vivos. 
— Por favor!!! Cuidem de mim, eu não quero acabar, e chora. 

RETORNAM AO PALCO: O SOL, ECOLOGISTAS E OUTROS PERSONAGENS. 

Ao redor da água, começam a cantar: 

A Água é minha amiga 
Com ela posso contar 
Pra lavar e tomar banho 
E minha sede matar 
Vamos todos protegê-la 
E a natureza preservar 
Resgatar suas nascentes 
Para ela não faltar 
Não fique triste amiga Água 
De você vamos cuidar 
Conscientizar a humanidade 
Para vida que nos dás 



Fonte: Comunidade Orkut: Projetos da EducaçãoInfantil 

Dia do índio


Dia do índio
Crianças ( índios) , assentadas de pernas cruzadas, no chão, em semicírculo , em fileras ou em roda.
Na tribo ele vive
Contente e feliz,
Caçando , pescando.
Comendo raiz.
Efoi o primeiro
Habitante de Brasil,
Salve o "Dia do Índio"
Dezenove de Abril !

Cantar batendo palmas e batendo nas coxas alternadamente.
Ao final, uma criança deve dizer:
- Viva o Dia do Índio !
*¨*Conteúdo - História, coodenação motora, ritmo.
Música : Se eu fosse um peixinho
Autor : Desconhecido
*****
O grande índio
Uma criança ( índio ) sentada no centro do círculo, segurando um tambor.
As outras crianças sentadas em círculo cantam:
Veja o grande índio
O cacique da aldeia
Toca o seu tambor
Quando vê a lua cheia.

A música deve ser cantada de variadas formas: rápida/lenta/forte/lenta.
A criança do centro deve acompanhar o ritmo da música com o tambor e o restante das crianças ,
com palmas, o toque do tambor.
O tambor ele toca
Bem devagarsinho
Pra não acordar
O índio pequenino.
Repetir o comando anterior

Além da música

* Explique as crianças :
*Aldeia é onde os índios moram
*Cacique é o chefe da aldeia
*Curumim é o nome dão aos indiozinhos
*Chamam a lua de Jaci
*¨*¨*¨*
Conteúdo - Ritmo: rápido/lento;forte/fraco
Música - Marcha soldado
Gerusa Pinto

HORA DO PLANETA!




Hora do Planeta

O “A Hora do Planeta” consiste no gesto de apagar as luzes em um dia e horário pré-determinados, por uma hora, a fim de chamar a atenção de todos acerca de um sério problema ambiental: o aquecimento global, uma vez que diversos países no mundo produzem energia elétrica a partir de combustíveis fósseis como carvão, gás e diesel. Nosso país, apesar de utilizar uma energia relativamente limpa, vinda de usinas hidroelétricas, contribui bastante para este agravante caso em queimadas, poluentes oriundos de nossa economia emergente, agropecuária e derrubada de florestas. 

A “Earth Hour”, como é chamada em inglês, é uma iniciativa do WWF (“World Wildlife Fund”, ou “Fundo Mundial da Natureza”, em português): uma das mais renomadas ONG’s ambientalistas do planeta. 

Executado pela primeira vez em 2007, na capital da Austrália, teve a participação de 2,2 milhões de
pessoas. Em 2008, 371 cidades de 35 países aderiram à ideia, com cerca de 50 milhões de indivíduos. Governos, empresas e a população em geral, são convidados a participar deste ato simbólico de apelo aos problemas ambientais causados pela ação humana, e de incentivo à adoção individual e coletiva de hábitos mais sustentáveis. 

A Earth Hour pode ser considerada, também, um momento para que se celebre a Terra: o planeta de todos. Assim, concertos musicais, jantares à luz de velas, projeções de filmes com o uso de energia oriunda de bicicletas, dentre muitas outras ações, são desenvolvidas por seus participantes. 

No ano de 2009, o “Earth Hour” ocorrerá no dia 28 de março, das 20:30h às 21:30h. Atenas, Cairo, Lisboa, Buenos Aires, Edimburgo, Nova Iorque e cerca de outras 170 cidades, de 62 países já confirmaram sua adesão. 

Como em dezembro deste ano haverá a 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na Dinamarca - onde deverá ser assinado pelos países um acordo para reduzir as emissões de gases do efeito estufa – este grande apagão pode ser uma forma de demonstrar que muitos de nós, terráqueos, estamos preocupados com o futuro do planeta. 

Pela primeira vez, o Brasil participará, sendo que o Rio de Janeiro foi a primeira capital a anunciar este ato. O atual prefeito da cidade, Eduardo Paes, inclusive, declarou que o Cristo Redentor, Pão de Açúcar e a orla de Copacabana terão sua segurança reforçada, já que suas luzes não estarão funcionando neste intervalo de tempo. 

São Paulo, Brasília, Rio Branco, Belém, Porto Alegre, Curitiba, Manaus e Goiânia são as capitais que já oficializaram a participação. Alta Floresta D'Oeste (RO), Ouro Preto (MG), Castro Alves (BA), Itajaí (SC), Juazeiro do Norte (CE), Reserva do Cabaçal (MT), Sala Verde de Açailândia (MA) e Salgueiro (PE), e mais 37 cidades, distribuídas em 17 estados, também apagarão suas luzes. 

Empresas e organizações, como a Fundação Oswaldo Cruz, SESC e McDonald's e 
Brasil Escola, também farão sua parte. 
 ´

E você, fará a sua? 

Na questão ambiental não existe platéia,
ou você faz parte do problema ou da solução

Veja mais:

Pesquisar este blog

Em Destaque

Atividade de Páscoa para Download e imprimir

Atividade pedagógica BNCC para IMPRIMIR e DOWNLOAD

Pesquisar Atividade

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores