ATIVIDADES VARIADAS

10.jpg9.jpg8.jpg13.jpg64.jpg14.jpg128.jpg124.jpg12.jpg118.jpg117.jpg11.jpg

Ideais para cartão com mensagem sobre a Páscoa (para imprimir / download)

Ideais para cartão com mensagem sobre a Páscoa

Atividade para imprimir / download


Atividade Infantil de Páscoa




Outras atividades de Páscoa:

continuando...

Alfabeto Versos para Letras

 






B-Verso_do_B.jpgC-Verso_-_C.jpg
D-Verso_-_D.jpg
E-Verso_-_E.jpg
F-Verso_-_F.jpg
G-Verso_-_G.jpg
H-Verso_-_H.jpgI-Verso__-_I.jpgJ-Verso_-_J.jpgL-Verso_-_L.jpgM-Verso_-_M.jpgN-Verso_do_N.jpgO-Verso_do_O.jpgP-Verso_do_P.jpg
Q-Verso_do_Q.jpgR-Verso_do_R.jpgS-Verso_do_S.jpgT-Verso_do_T.jpgU-Verso_-_U.jpgV-Verso_do_V.jpgW-Verso_KYW.jpgZ-Verso_do_Z.jpgX-Verso_X.jpg

Jogos e brincadeiras


JOGOS E BRINCADEIRAS 


 Escrita com música

1) dividir os alunos em equipes de 4 elementos; 2) distribuir, entre as equipes, uma folha de papel; 3) apresentar às equipes uma música previamente selecionada pelo professor; 4) pedir que o aluno 1 de cada uma das equipes registre, na folha, ao sinal dado pelo professor, suas idéias, sentimentos, emoções apreendidas ao ouvir a música; 5) solicitar-lhe que, findo o seu tempo, passe a folha ao aluno 2, que deverá continuar a tarefa. E assim sucessivamente, até retornar ao aluno 1, que deverá ler o produto final de todo o trabalho para toda a classe.
Observação: a folha de papel deverá circular no sentido horário.

 Conversa por escrito

 1) dividir a classe em duplas; 2) entregar a cada uma das duplas uma folha de papel; 3) pedir às duplas que iniciem uma conversa entre seus elementos (ou pares), mas por escrito.
Observações: 1) a dupla poderá conversar sobre o que quiser, mas deverá registrar a conversa na folha recebida; 2) a dupla não precisará ler sua conversa à classe; apenas o fará, se estiver disposta a tanto.
Objetivo específico dessa atividade: ensejar a reflexão sobre as diferenças entre a linguagem oral e a escrita.

 Interpretando por escrito

1) dividir os alunos em equipes de 4 elementos cada uma; 2) numerá-los de 1 a 4; 3) distribuir, entre as mesmas, pequenas gravuras (se possível de pinturas abstratas); 4) solicitar que cada uma das equipes registre, por escrito, o que entendeu sobre os quadros propostos; 5) ler as interpretações obtidas.

Jogos e brincadeiras pedagógicas

JOGOS E BRINCADEIRAS


Brincando com as cores:



Vamos brincar de "Explorando as Cores"!

Divida a turma em equipes de quatro participantes;
  1. Atribua um número a cada membro de cada equipe;
  2. Distribua diferentes cores para cada equipe, como vermelho, verde, amarelo, azul, etc;
  3. Peça para cada membro da equipe registrar suas impressões sobre a cor atribuída em uma folha de papel que circulará entre os participantes;
  4. Solicite que cada equipe leia em voz alta as impressões registradas por seus membros.

Observação: Você também pode realizar a mesma atividade sem distribuir cores específicas para as equipes. Nesse caso, cada equipe deve produzir um pequeno texto sobre uma cor, sem nomeá-la, mas dando pistas para que os colegas possam descobrir qual é. Algumas equipes podem ler seus textos e, se a cor não for descoberta, você pode organizar uma discussão sobre os fatores que dificultaram a identificação.

Outra atividade que você pode fazer é a dramatização por meio de gestos ou mímica de uma cor escolhida pela(s) equipe(s).

1) dividir a classe em equipes de 4 elementos; 2) numerar os participantes de cada uma; 3) distribuir, entre elas, as cores: atribuir uma cor (vermelho, verde, amarelo, azul, etc.) a cada uma das equipes ou grupos; 4) pedir que cada um dos elementos de cada uma das equipes registre, numa folha de papel que circulará entre os participantes, suas impressões a respeito da cor recebida; 5) solicitar das equipes a leitura das impressões registradas.

Observações: a mesma atividade poderá ser realizada, mas sem a entrega de cores às equipes. Neste caso, cada um dos grupos deverá produzir um pequeno texto sobre uma cor, sem nomeá-la, mas procurando “dar pistas” a respeito da mesma, a fim de que os colegas possam descobri-la. 

Algumas equipes poderão ler seus textos e, se a cor não for descoberta, o professor poderá organizar uma discussão sobre esse fato, apontando, alguns fatores que talvez tenham dificultado a não identificação. Outra atividade com cores poderá ser a dramatização por meio de gestos, ou mímica, de uma cor escolhida pela(s) equipe(s).

Compondo um belo texto-poema


1) dividir os alunos em equipes ou grupos; 2) indicar a cada uma três substantivos - chave do poema: mar, onda, coqueiro; 3) marcar, no relógio, 10 (dez) minutos para a composição dos poemas; 5) expor, no mural de classe, os textos produzidos pelas equipes.


Cinema imaginário


1) dividir a sala em equipes ou grupos; 2) apresentar às equipes três ou quatro trechos (curtos) de trilhas sonoras de filmes; 3) solicitar que os alunos imaginem cenas cinematográficas referente às trilhas ouvidas; 4) interrogar os alunos sobre o que há de semelhante e o que há de diferente nas cenas imaginadas por eles.
“A partir das respostas a essas perguntas, o professor discutirá, com os alunos, o papel do conhecimento prévio e o das experiências pessoais e culturais que compartilhamos, para que possamos compreender textos (verbais, não-verbais, musicados, ...)

Pesquisar este blog

Em Destaque

Atividade de Páscoa para Download e imprimir

Atividade pedagógica BNCC para IMPRIMIR e DOWNLOAD

Pesquisar Atividade

Atividades que os professores mais gostam

Pedagogos e educadores