Mais Lidas de Janeiro em Educação

Estamos estreando este quadro no Sily...L@ndia para destacar as matérias mais lidas de cada mês.
Para iniciar a lista vamos ver sobre o tão esperado REAJUSTE SALARIAL DE 12,8% que o MEC concedeu aos Professores:

Piso salarial de professores foi aprovado pelo Ministério da Educação


  1. Ministro confirma reajuste de 12,84%  no piso dos professores 
    Matéria teve leitura de 40.082 pessoas para saber sobre o novo salário dos educadores.
  2. Lei de Defesa Feminina: Mulheres poderão usar spray de pimenta e arma de choque
    A segunda matéria mais lida do mês teve mais de 6.300 leituras buscando informações sobre o novo projeto de lei que permite sim, a mulher comprar e acessórios de defesa pessoal.
  3. MEC oferece curso EAD "BNCC na Educação Infantil" com certificação

    Com mais de 4.500 leituras, a procura pelo novo curso do MEC ficou em terceiro lugar nas mais lidas de Janeiro/2020.

Pedagogia Hospitalar

Pedagogia Hospitalar é uma área de atuação pedagógica que se dedica ao ensino e desenvolvimento acadêmico de crianças e adolescentes que, por motivo de doença e/ou internamento, não podem estar presentes no ambiente escolar.

Pedagogia Hospitalar / Reprodução
O pedagogo hospitalar tem papel fundamental dentro da educação pois tem como finalidade acompanhar a criança ou adolescente no período de ausência escolar, internados em instituições hospitalares. ... A pedagogia hospitalar poderá atuar nas unidades de internação ou na ala de recreação do hospital.

O objetivo da Classe Hospitalar é um atendimento pedagógico educacional que favoreça as crianças e os jovens hospitalizados a dar continuidade à construção do seu conhecimento, trabalhando articuladamente com a equipe hospitalar, com a família, e com a escola de origem do educando

MEC oferece curso EAD “BNCC NA EDUCAÇÃO INFANTIL” com certificação

Carga horária 30 horas Ementa O curso prevê a apresentação da Base Nacional Comum Curricular – seus princípios e estrutura. Há um aprofundamento sobre as áreas e respectivos componentes curriculares, tomando algumas habilidades previstas para os anos iniciais como referência. Por fim, será abordada a reformulação de projetos pedagógicos e a implementação de currículos da educação infantil, norteados pela BNCC.



Objetivos Ao final, espera-se que o cursista:
• Conheça em profundidade a BNCC e suas premissas pedagógicas; • Perceba como a BNCC contribui para a promoção das aprendizagens de todos os estudantes – crianças, jovens e adultos; • Conheça as aprendizagens previstas para os alunos da educação infantil; • Identifique mudanças que a BNCC imprime nas práticas pedagógicas e acompanhamento da aprendizagem e desenvolvimento.

Metodologia
O curso se organiza para apresentar conceitos e princípios fundamentais e propor reflexões sobre as implicações da BNCC para a prática pedagógica. Em cada módulo, o conteúdo será apresentado, principalmente, por meio de videoaulas que esclarecerão princípios, discutirão práticas pedagógicas e abordarão exemplos.


Demais recursos – textos, imagens, animações, objetos digitais – servirão como elementos de apoio para a compreensão dos vídeos, trazendo conceitos, dados complementares e outras informações necessárias.

Ao final de cada módulo, o cursista é convidado a realizar um conjunto de atividades não avaliativas: questões fechadas com feedback automático em diferentes formatos – verdadeiro ou falso, múltipla escolha, associação – e questões abertas e reflexivas, sem resposta certa ou errada, com comentário para consideração do cursista.

O intuito das atividades é tanto o de permitir ao cursista que verifique seu entendimento do conteúdo abordado quanto o de sensibilizar e provocar reflexões a respeito de suas práticas. Ainda ao final de cada módulo também, há tópicos para discussão no fórum, disponível no ambiente virtual de aprendizagem.

Por se tratar de um curso autoinstrucional, a participação no fórum é opcional e não avaliativa, entretanto, assume-se que o espaço para troca de experiências e reflexões entre os cursistas amplia as oportunidades de aprendizagens dos cursistas.

A partir das inscrições, o início do curso será automaticamente liberado e o prazo máximo de 120 dias para conclusão do curso começará a contar assim que o cursista receber um e-mail confirmando sua inscrição. O curso é realizado 100% online.

 A declaração é emitida pelo ambiente virtual de aprendizagem do Ministério da Educação – AVAMEC, tão logo finalizado o curso. Por isso, é importante que os dados pessoais estejam corretamente preenchidos no cadastro.

Público alvo Professores de Educação Infantil LINK PARA INSCRIÇÃO: http://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/2771/informacoes?open-subscribe=true


Mochilas pesadas na infância podem acarretar problemas na fase adulta

Marcelo Camargo - Agência Brasil

O excesso de peso nas mochilas escolares e o esforço repetitivo na infância e adolescência ocasionam 70% dos problemas de coluna na fase adulta, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o ortopedista e cirurgião de coluna Luiz Cláudio Lacerda Rodrigues, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), o grande problema não é só o peso do material, mas a forma como as crianças carregam as mochilas.

Em entrevista à Agência Brasil nesta terça-feira (14), o ortopedista explicou que não existe um peso ideal. “Esse peso é sempre calculado em relação ao peso da criança. O que se recomenda é que o peso máximo para cada criança seja 10% do peso corporal.

Não ultrapasse esse peso”. Isso significa que, para uma criança que pesa 30 quilos (kg), por exemplo, o ideal é que ela carregue, no máximo, uma mochila com 3 kg. O especialista citou também que a mochila tem que ficar sempre muito justa nas costas. “As crianças têm tendência a usar mochila muito baixa e solta. Além de ela ficar puxando a criança para trás, ela fica como se estivesse batendo nas costas da criança o tempo inteiro”, comentou. A orientação é que a mochila seja usada o mais alto possível e sempre bem justa nas costas.

De acordo com o ortopedista, ao carregar as mochilas de forma errada, as crianças e os jovens são candidatos a sofrer de problemas na coluna depois de adultos. Durante essa fase, as crianças ainda estão em desenvolvimento, e a coluna é muito frágil. “Os ossos ainda não estão com a consistência totalmente dura, os discos estão em fase de amadurecimento. Então, qualquer trauma ou esforço excessivo nessa idade é lesivo para a coluna, diferente da fase adulta, que já tem uma coluna estruturada.”




Enem

Os profissionais da escola realizaram uma preparação intensiva.

Um fim de semana de comemoração é o que prometem os estudantes e todos os que fazem o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva com o anúncio do resultado individual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ocorrido nesta sexta-feira (17). Os alunos conseguiram um ótimo desempenho, inclusive com 50 deles obtendo acima de 900 pontos na prova de Redação.

A diretora da escola, Tetê Castro, relata que é um momento de gratidão a Deus, aos professores de Redação da escola, ao empenho dos alunos e a um trabalho pedagógico em completa sintonia com as matrizes e eixos educacionais. “Não é fácil atingir esse resultado. Porém, o aluno da rede pública é tão capaz quanto o da rede privada, afinal, a dedicação e um trabalho coerente, com ótimo material didático é que fazem a diferença. Acredito eu, parafraseando Fernando Pessoa, ‘estudar é preciso’. Parabéns a todos que, juntos, formam a família Didácio Silva”, comemora.

Os profissionais da escola realizaram uma preparação intensiva com os alunos, com destaque para as revisões na escola, o projeto “Redação Enem 2019, Rumo à Nota 1000” e o Pré-Enem Seduc. Cerca de 200 alunos participam de atividades voltadas para a disciplina de redação, com vistas para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Cinco estudantes da escola que fizeram o Enem conseguiram 980 pontos na Redação, dentre eles o jovem Márcio Fernandes, que comemora o resultado. “Quando acessei minha nota, fiquei muito grato porque isso é algo inédito. Só tenho a agradecer toda equipe da escola que me apoio nesse momento tão importante da minha vida. Agradeço principalmente aos diretores e professores da escola. Estou muito feliz”, relata.



Para um dos professores de Redação da escola, Erick Soares, a prova faz toda a diferença na nota final do Enem. “Iniciamos cedo esse trabalho para que os alunos pudessem ampliar os critérios de construção do texto, entendendo o contexto e avaliando diferentes temas para que se estabelecesse todo o processo de aprendizagem”, disse. A equipe de Redação do Didácio Silva é composta ainda pela professora Virgínia Castro, professor Douglas Santiago e Josué Abreu.



“No Enem de 2018, a escola teve mais de 20 notas superiores a 900 pontos e alunos treineiros com nota 960. A meta dos próximos anos é alcançar a nota 1000, além de manter todo o padrão de qualidade de ensino da instituição”, garante a diretora da escola.

Mais resultados positivos

Outras escolas da rede ainda tabulam os dados e já comemoram a divulgação das notas do Enem, com seus alunos conseguindo excelentes resultados em todas as áreas de conhecimento. Estudantes dos CETIs Professor Antônio Tarcísio (Vale Quem Tem), Pedro Coelho de Resende, Professor Ubiraci Carvalho, Dr. Fontes Ibipiapina, João Henrique de Almeida, que já contabiliza 23 notas acima de 900 na Redação e Jose Alves Bezerra, do município de Monsenhor Hipólito, já divulgaram alguns resultados dos seus alunos.

FONTE: https://www.pi.gov.br

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