O Significado da Páscoa

Atividade Pedagógica BNCC

O Significado da Páscoa

A Páscoa na Educação Infantil

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.

Outras atividades de Páscoa:


continuando...

A celebração do Pessach, a Páscoa judaica é uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade.

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

Feliz Páscoa em diferentes idiomas

  • Inglês: Happy Easter!

  • Espanhol: ¡Feliz Pascua!

  • Italiano: Buona Pasqua!

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

 

como surgiu o chocolate...

Quem sabe o que é "Theobroma"? Pois este é o nome dado pelos gregos ao "alimento dos deuses", o chocolate. "Theobroma cacao" é o nome científico dessa gostosura chamada chocolate. Quem o batizou assim foi o botânico sueco Linneu, em 1753.

Mas foi com os Maias e os Astecas que essa história toda começou.  O chocolate era considerado sagrado por essas duas civilizações, tal qual o ouro. Na Europa chegou por volta do século XVI, tornando rapidamente popular aquela mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. Vale lembrar que o chocolate foi consumido, em grande parte de sua história, apenas como uma bebida.

Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.

Aliás, além de afrodisíaco, o chocolate já foi considerado um pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano. Os astecas chegaram a usá-lo como moeda, tal o valor que o alimento possuía.

Chega o século XX, e os bombons e os ovos de Páscoa são criados, como mais uma forma de estabelecer de vez o consumo do chocolate no mundo inteiro. É tradicionalmente um presente recheado de significados. E não é só gostoso, como altamente nutritivo, um rico complemento e repositor de energia. Não é aconselhável, porém, consumí-lo isoladamente. Mas é um rico complemento e repositor de energia.

 

E o coelho?

A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?

No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.

Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!

 

Mas por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todo ano?

O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").

A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.

Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".

De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.

Para os curiosos, olha aí as datas da Páscoa até o ano de 2010:

  • 2000 - 23 de abril
  • 2001 - 15 de abril
  • 2002 - 31 de março
  • 2003 - 20 de abril
  • 2004 - 11 de abril
  • 2005 - 27 de março
  • 2006 - 16 de abril
  • 2007 - 08 de abril
  • 2008 - 23 de março
  • 2009 - 12 de abril
  • 2010 - 04 de abril

Vamos conhecer agora  os outros símbolos da Páscoa!

Nem só de chocolate se faz Páscoa

A Páscoa surgiu entre os pastores nômades na época pré-mosaica, anterior ao profeta Moisés. Um tempo remoto para nós, era celebrada para festejar a abertura da primavera. Naquela época as pessoas viviam apegadas apenas a pequenos rebanhos e pequenas plantações temporárias. Viajavam de um lugar para o outro sem parar e por isso eram chamadas de nômades. A proximidade da natureza fazia com que as mudanças de estação fossem motivo de festa.

A Páscoa entre os hebreus, marca a memória da saída desse povo da escravidão no Egito. Também tornou-se uma data fundamental para os cristãos quando se comemora a ressurreição de Cristo, celebrada no primeiro Domingo depois da lua cheia do equinócio de março. Equinócio é a passagem do sol pela linha do Equador quando muda de hemisfério. Essa passagem provoca mudanças climáticas. Aqui no Brasil por exemplo, no sertão nordestino as pessoas rezam pela chegada da chuva.

Por isso além do aspecto cultural, religioso há uma mudança na natureza que podemos sentir, no frescor do vento, na força da chuva. A idéia de que nossas esperanças se renovam em datas festivas carregadas de tantos significados nos deixa mais solidários, alegres e naturalmente buscamos trocar essa alegria.

Ovos representam na Páscoa o que pode nascer e vir a ser. Além das toneladas de doce chocolate, devemos adoçar nossas vidas com boas idéias, que possam germinar novas descobertas. Acreditar nessa simples possibilidade já faz da Páscoa um momento super feliz. 

Os símbolos da Páscoa

As luzes, velas e fogueiras são uma marca das celebrações pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão.

Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então acendem suas próprias velas no grande círio pascal e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais. O círio é a grande vela acesa na Aleluia, simbolizando a luz dos povos, em Cristo. Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

Em muitas partes da Europa Central e Setentrional, é costume acender-se fogueiras no cume dos montes. As pessoas reúnem-se em torno delas e cantam hinos pascais.

Ainda temos como símbolos:

 o cordeiro, que simboliza Cristo, sacrificado em favor do seu rebanho;   a cruz, que mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. No Conselho de Nicea em 325 d.C, Constantim decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então não somente um símbolo da Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica;  o pão e o vinho, simbolizando a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos.

E o ovo???


O Ovo, afinal!!!

Bem, o ovo também simboliza o nascimento, a vida que retorna. O costume de presentear as pessoas na época da Páscoa com ovos ornamentados e coloridos começou na antigüidade. Eram verdadeiras obras de arte!

Os egípcios e persas costumavam tingir ovos com as cores primaveris e os davam a seus amigos. Os persas acreditavam que a Terra saíra de um ovo gigante.


Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos na Páscoa. Em alguns países europeus, os ovos são coloridos para representar a alegria da ressurreição. Na Grã-Bretanha, costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos dados aos amigos. Na Alemanha, os ovos eram dados às crianças junto de outros presentes na Páscoa. Na Armênia decoravam ovos ocos com retratos de Cristo, da Virgem Maria e de outras imagens religiosas.

No século XIX, ovos de confeito decorados com uma janela em uma ponta e pequenas cenas dentro eram presentes populares.


Mas os ovos ainda não eram comestíveis. Pelo menos como a gente conhece hoje, com todo aquele chocolate. Atualmente, as crianças encontram ovos de chocolate ou "ninhos" cheios de doces nas mesas na manhã de Páscoa. No Brasil, as crianças montam seus próprios "cestinhos de Páscoa", enchem-no de palha ou papel, esperando o coelhinho deixar os ovinhos durante a madrugada. Nos Estados Unidos e outros países as crianças saem na manhã de Páscoa pela casa ou pelo quintal em busca dos ovinhos escondidos. Em alguns lugares os ovos são escondidos em lugares públicos e as crianças da comunidade são convidadas a encontrá-los, celebrando uma festa comunitária.

Mas depois de falar tanto em ovinhos deu vontade de comer um. 

Mas só se for de chocolate!

Olá queridas amigas e vistantes!
Para aumentar os desenhos e só clicar em cima deles ok! 
Idéia muito fofa de caixinha de fósforo.
Atualizado em 14 de março de 2024

Teorias pedagógicas de Pitágoras

Explorando as Teorias Pedagógicas de Pitágoras

Educação Além dos Números

Quando pensamos em Pitágoras, a primeira coisa que nos vem à mente são os famosos teoremas geométricos e as equações matemáticas que levam seu nome. No entanto, Pitágoras foi muito mais do que apenas um matemático brilhante. Ele também era um educador visionário, cujas teorias pedagógicas tiveram um impacto duradouro na forma como entendemos o processo de aprendizagem. Neste artigo, vamos explorar as teorias pedagógicas de Pitágoras e como elas continuam a influenciar a educação hoje.

A Importância da Matemática

Não é surpresa que Pitágoras enfatizou a importância da matemática em sua abordagem pedagógica. Ele acreditava que a matemática era a linguagem universal que poderia ser usada para entender o mundo ao nosso redor. Pitágoras ensinava seus alunos a observar padrões, a aplicar a lógica e a usar a matemática para resolver problemas práticos.

Hoje, ainda seguimos esse princípio em nossa abordagem à educação matemática. A matemática é uma parte fundamental do currículo escolar e é vista como uma habilidade essencial para o sucesso em muitas áreas da vida.

A Filosofia Pitagórica da Educação

Além da matemática, Pitágoras também defendia a educação holística, que buscava desenvolver o indivíduo como um todo. Ele acreditava que a educação não deveria se limitar apenas ao intelecto, mas também ao desenvolvimento moral e espiritual.

Pitágoras ensinava seus alunos a viverem uma vida virtuosa, baseada em princípios como a justiça, a moderação e a harmonia. Ele acreditava que o conhecimento matemático poderia ser uma ferramenta para alcançar essa harmonia, mas que também era importante cultivar a mente e o caráter.

A Importância da Comunidade

Pitágoras também valorizava a ideia de comunidade na educação. Ele fundou uma escola em Croton, na Grécia Antiga, onde os estudantes viviam em comunidade e compartilhavam experiências de aprendizagem. Essa abordagem coletiva permitia a troca de ideias e o desenvolvimento de relações interpessoais importantes.

Essa ênfase na comunidade e na colaboração continua sendo uma parte fundamental da educação moderna. Aprendemos não apenas com nossos professores, mas também uns com os outros, em um ambiente de sala de aula que promove a discussão e a interação.

As teorias pedagógicas de Pitágoras são um lembrete de que a educação vai além dos números e fórmulas matemáticas. Ele nos ensina que a educação deve abranger o desenvolvimento de habilidades intelectuais, morais e sociais. Além disso, sua ênfase na importância da comunidade e da colaboração ainda ressoa na educação moderna.

Embora tenham se passado milênios desde os dias de Pitágoras, suas ideias continuam a moldar a forma como abordamos a educação. A busca pelo conhecimento e pela harmonia, tanto em nível individual quanto coletivo, permanece como um objetivo fundamental da educação. Portanto, ao estudar as teorias pedagógicas de Pitágoras, estamos também relembrando a importância de uma educação completa e enriquecedora.

Ideias de atividades para o dia das crianças

Atividade de História e Cultura do Brasil

Sugestões de atividades para o dia das crianças

 Objetivo: Promover o patriotismo e o conhecimento da história e cultura do país entre as crianças, incentivando-as a entender e valorizar as contribuições de heróis nacionais.


Materiais Necessários:Livros sobre heróis nacionais
Papel, lápis de cor, canetinhas
Mapas do país
Computador e projetor (opcional)

Passos da Atividade:

1. Introdução (15 minutos): Comece a atividade reunindo as crianças e explicando o significado do patriotismo, ou seja, o amor e o orgulho pela sua nação. Fale sobre como heróis nacionais desempenham um papel importante na construção da história e cultura de um país.

2. Apresentação de Heróis Nacionais (20 minutos):Escolha alguns heróis nacionais significativos de seu país (por exemplo, no Brasil, pode-se mencionar Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Anita Garibaldi, entre outros).
Mostre imagens e conte histórias sobre esses heróis, destacando suas contribuições para a nação.

3. Atividade de Desenho (30 minutos):Distribua papel em branco, lápis de cor e canetinhas para as crianças.
Peça às crianças que desenhem seus heróis nacionais favoritos ou cenas que representem esses heróis.
Incentive a criatividade e a expressão pessoal.

4. Compartilhamento e Discussão (15 minutos):Peça às crianças que compartilhem seus desenhos com o grupo.
Inicie uma discussão sobre o que aprenderam sobre heróis nacionais e por que é importante valorizar sua história e cultura.

5. Atividade de Geografia (15 minutos):Mostre um mapa do país e identifique a localização de onde os heróis nacionais viveram ou fizeram suas contribuições.
Explique como a geografia pode influenciar a história de um país.

6. Encerramento (15 minutos):Converse sobre a importância do patriotismo e do respeito à história e cultura do país.
Incentive as crianças a compartilhar o que mais gostaram na atividade.

7. Tarefa de Casa (opcional):Peça às crianças que pesquisem mais sobre um herói nacional e preparem uma breve apresentação para compartilhar com a classe em uma próxima aula.

Lembrando que é importante adaptar essa atividade de acordo com a faixa etária das crianças e as especificidades culturais do país em questão. O objetivo é criar um ambiente educativo e divertido que promova o amor pelo país e seu patrimônio cultural.

Decifrando a Letra do Aluno: A Habilidade do Professor de Ler

Leitura é coisa séria

Estreando em nosso blog de educação a nova série chamada Leitura é Coisa Séria.

Meme sobre a letra de aluno e a habilidade de Professor

A Importância da Caligrafia no Processo de Aprendizado e Comunicação Escrita


A caligrafia, a arte de escrever à mão, é uma habilidade fundamental que transcende a simples capacidade de formar letras e palavras em um papel. Ela desempenha um papel crucial no processo de aprendizado e na comunicação escrita, influenciando a maneira como os alunos absorvem e processam informações.

Compreensão do Professor e a Letra do Aluno


A legibilidade da escrita de um aluno pode afetar significativamente a maneira como o professor compreende e avalia o trabalho apresentado. Uma letra clara e bem-formada não só facilita a leitura, mas também reflete o cuidado e o esforço do aluno em sua apresentação. Por outro lado, uma caligrafia ilegível pode levar a mal-entendidos e até mesmo prejudicar a avaliação do conhecimento do aluno.

Caligrafia e o Processo de Aprendizado


Estudos indicam que a prática da escrita à mão envolve habilidades motoras específicas que são acionadas apenas quando se escreve com caneta ou lápis. Essa experiência perceptivo-motora parece promover um aprendizado mais rápido e eficaz do que métodos não motores, como digitar em um teclado ou assistir a vídeos. A caligrafia engaja regiões sensoriomotoras do cérebro que não são ativadas pela digitação, o que auxilia os estudantes a aprender melhor.

Comunicação Escrita


A caligrafia é uma forma de comunicação que pode expressar individualidade e emoção. Em uma era dominada pela tecnologia digital, a escrita à mão mantém sua importância, reforçando nossas habilidades de leitura e processamento de linguagem. Escrever à mão permite desacelerar o processo de pensamento, possibilitando ao escritor refletir sobre as palavras, como elas são soletradas e a estrutura da escrita, tornando-o mais hábil no idioma que está utilizando.


A caligrafia é mais do que uma habilidade mecânica; é uma expressão de identidade pessoal e uma ferramenta poderosa para o aprendizado. Ela merece um lugar de destaque no currículo educacional, não apenas como uma forma de arte, mas como um meio essencial para desenvolver habilidades cognitivas, melhorar a memória e impulsionar a criatividade. Ao valorizar a caligrafia, educadores e alunos podem desfrutar dos benefícios que ela oferece para a comunicação escrita e o processo de aprendizado como um todo.
 

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