Técnicas em artes

Técnica: Textura

Momento mágico de criação.

Técnica:Contrastes com branco



Técnica: Vitral
Com fita adesiva e papel celofane

Técnica: Mosaico

Técnica: Desenho a cegas/ música

Técnica: Pintura em lixa
Em uma lixa fazer um desenho com gizão colorido.
Após, este mesmo desenho pode ser
transferido para uma camiseta passando o verso
do desenho sobre a camiseta .
Fica lindo!
Técnica:Colagem criativa

Painel com recortes coloridos de papel celofane.

Técnica:Impressão das mãos e dedinhos

Adorei!
Pintura com colagem fica está é uma mistura bem divertida!
Polvo maluco!
Técnica: Colagem divertida

Técnicas : As cores na natureza
Eu particularmente adoro estes momentos
onde podemos juntinhos descobrir novas possibilidades.
Beterraba, cenoura, folhinhas, et
As queridas canetinhas ( hidrocolor) sempre fazem
muito sucesso nas aulas

Técnica: Pintura em coador

O coador de café após ser utilizado , lavado e seco
pode ser aproveitado nas atividades artísticas.
O efeito com tinta guache fica lindo e pode ser pintado com cotonetes,
esponjinhas, dedinhos, pincel, enfim .
Após seco este papel pode ser utilizado para forrar cadernos , agendinhas, etc.
O que vale mesmo é a imaginação !

Fantoches A ARTE DE ENSINAR BRINCANDO!

FANTOCHES
A ARTE DE ENSINAR BRINCANDO
Nesta data fomos presenteamos com uma Reunião de Orientação Pedagógica – ROP , lúdica e prazerosa onde foram abordadas as experiências da palestrante Profª Sueli que atua a anos na rede Municipal de Ensino.
Reflexões do dia-a-dia escolar, papéis a preencher, conteúdos a transmitir, datas a serem observadas e compridas, horários ,enfim.
Sabemos de toda a dificuldade existente o que acaba de certa forma nos motivando ainda mais no sentido de nos tornarmos mediadores que vão além dos conteúdos a serem transmitidos , construindo, reconstruímos a todo o momento a educação.
Neste sentido a professora Sueli disposta a trazer de volta a emoção da descoberta idealizou o projeto a turma do “Smilingüido” que nasce para resgatar valores, criar e recriar a educação, transmitir saberes de forma prazerosa e dinâmica, onde voluntariamente apresenta nas escolas as histórias encantadas com sua turma.
Os fantoches em toda a sua essência tem este poder de encantar, cativar, acariciar corações e emoções escondidas sejam pequenos ou adultos; todos acabam se entregando a este mundo mágico do faz-de-conta onde as crianças se envolvem mental e emocionalmente nas histórias com fantoches, por isso é um ótimo instrumento para inserir poderosas lições que ficarão para sempre gravadas em seus corações e em sua memória..
A criança é o público mais exigente é preciso respeito, humildade e zelo no trabalho com os mesmos.
Ao manipularmos os fantoches nos tornamos invisíveis aos olhos do nosso público sendo eles os personagens principais com o poder e o dom de transmitir emoções resgatando valores tão esquecidos e por que não dizer perdidos pelo tempo.
Foi realizado em sala uma vivência com os fantoches onde pude participar e sentir a emoção de manipulá-los o que realmente e enriquecedor.
A Profª Sueli nos proporcionou momentos agradáveis e nos transportou rumo a uma viagem a nossa criança interior a qual nunca deveria deixar de existir.
Ao iniciarmos um trabalho com os fantoches devemos observar alguns fatores importantes:
1. Local adequado
A visibilidade do local onde será realizada a apresentação é de suma importância para que todos acompanhem a história;
2.Isolamento
Para que não ocorra a possibilidade de uma das crianças tocarem os fantoches;O ambiente deve ser atentamente escolhido visando ser um ambiente limpo, espaçoso e arejado.
3. Criação de personagem
Desenvolva um perfil adote um comportamento;
Mantenha a voz do personagem;
Dê a ele um nome interessante
4. Cuidado com a voz
Procurar usar a voz numa região confortável;
Ter cuidado com a dicção;
Evitar gelo antes e depois da apresentação;
Os limites de extensão da voz devem ser respeitados
5. Cuidado com o fantoche
O braço do manipulador do fantoche não pode aparecer;
O boneco deve olhar para o público;
Tomar cuidado para que os cabelos do boneco não atrapalhem a perfomance;
Movimentar sempre o boneco mesmo quando não estiver falando;
Sincronizar as palavras com o movimento da boca do fantoche;
6. Cuidados com o fantoche
Cuidar do fantoche;
Não mudar sua identidade;
Não permitir que ele seja visto antes ou depois da perfomance;
Não troque a voz do fantoche ( as crianças são muito detalhistas e observam desde o perfil do fantoche até o tom voz);
Cuidados com a história;
Conheça a história antes da perfomance ( conhecer os detalhes da história , seus intervalos e segredos e primordial para que seu desenrolar aconteça de modo harmônico ).
Não faça histórias com mais de 15 minutos;
A história escolhida deve ser clara, simples e objetiva;
Não desconsiderar a faixa etária do seu público.
Silvia Rossine

TEXTO PARA REUNIÃO DE PAIS


Este texto mostra que devemos apenas auxiliar as crianças e não fazer por elas, tudo que é feito pelo aluno tem mais valor.
A LIÇÃO DA BORBOLETA
Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo.
Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco.
Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso.
Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais.
O homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou orestante do casulo.
A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpoestava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar com o tempo.
Nada aconteceu!Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas.
Ela nunca foi capaz de voar.
O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.
Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vidas. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados.
Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido.
Nós nunca poderíamos voar...

PROJETO:BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS




PROJETO
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE ONTEM E HOJE




JUSTIFICATIVA:

Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.


OBJETIVOS DO TRABALHO:

Aumentar o repertório de brincadeiras infantil,· Participar de situações de socialização,· Participar de jogos que sejam trabalhadas regras em grupo,· Construção de brinquedos com sucatas,· Registrar de diferentes formas o brincar.


OBJETIVOS DIDÁTICOS:

Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação.- Explorar e identificar elementos da musica para se expressar, interagir com outros.- Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.- Participar de variadas situações de comunicação oral.- Participar de diversas situações de intercambio social.- Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos.


CONTEÚDOS:

Movimento:· Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras.· Percepção de estruturas rítmicas para expressar – se corporalmente por meio de brincadeiras.Natureza e Sociedade:· Participação em brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos.


Música:

· Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.Artes:· Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos.· Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para construção.


Linguagem Oral e Escrita:

Uso da linguagem oral para conversar e brincar.· Observação e manuseio de materiais impressos como livro e revistas.· Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.· Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.

Trânsito na Educação Infantil

TRÂNSITO NA EDUCAÇÃO INFANTIL



"A criança no trânsito", tem como objetivo principal proporcionar momentos de aprendizagem que possibilitam o envolvimento no trabalho preventivo sobre o trânsito, compreendendo sua utilidade, funcionamento e importância na coletividade. A melhor maneira de aprender as regras de trânsito é na prática.
Brincando. Durante este período em que o projeto é realizado, as crianças tem a oportunidade de participar de diversas atividades que contribui para o seu desenvolvimento cognitivo e social, tais como:
Construção de painéis; Jogos matemáticos envolvendo seqüenciação, contagem, relação número/quantidade, escritas numéricas e resolução de situações problema; Construção de um gráfico demonstrando o tipo de transporte utilizado pelas crianças para virem à escola; Construção de texto cooperativo, com o título "Meu papel no trânsito"; Confecção de vários tipos de veículos utilizando material reciclável (rolinhos, caixas, tampinhas...); Observação do trânsito nas proximidades da Escola; Visita de um agente de trânsito para falar sobre as regras do trânsito; Rodas de conversa e reflexões sobre o tema; DVD: "Educação no Trânsito", produzido pela Ford Veículos; Decoração dos corredores da Escola com sinais de transito e marcação da pista em duas vias. Momento de Espiritualidade: a VIDA como presente de Deus; Atividade de letramento envolvendo os nomes dos veículos; Atividades de psicomotricidade envolvendo o apito do guarda de transito, que também se constitui um sinal, e as cores da sinaleira, entre outras; As crianças também podem confeccionar a sua própria carteira de habilitação, nas categorias “motoca”, “bicicleta com/sem rodas auxiliares”, “patinete” e outros “veículos“ autorizados para crianças. O projeto pode terminar com a entrega solene das carteiras de habilitação.
em uma linda comemoração.
Como bons motoristas, todos receberam a habilitação para dirigir Durante a realização das atividades as crianças evidenciam muitos conhecimentos sobre o trânsito e as regras pertinentes, demonstrando que estão no caminho certo para se tornarem cidadãos conscientes de suas responsabilidades.
Os objetivos do projeto são totalmente alcançados, uma vez que as crianças envolvem-se
com entusiasmo na realização das atividades, ajudando, inclusive, a modificar o comportamento dos pais no trânsito. Esta constatação mostra a importância do trabalho desenvolvido na Educação Infantil, que, de forma lúdica, proporciona às nossas crianças os saberes necessários para a vida.

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