Dinâmica para reunião de pais

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Desconheço a autoria mas compartilho com todos vocês algumas para dinâmicas que vocês pode usar numa dinâmica de pais, aproveitem e divulguem.







Desconheço autoria, mas compartilho com vcs!


FLOQUINHOS DE CARINHO




Havia uma aldeia onde o dinheiro não entrava.
Tudo o que as pessoas compravam, tudo o que era cultivado e produzido por cada um, era trocado.
A coisa mais importante, a coisa mais valiosa, era a AMIZADE.
Quem nada produzia, quem não possuía coisas que pudessem ser trocadas por alimentos ou utensílios, dava seu CARINHO.
O CARINHO era simbolizado por um floquinho de algodão. Muitas vezes, era normal que as pessoas oferecessem floquinhos de algodão sem querer nada em troca, pois sabiam que nunca ficariam sem floquinhos.
Um dia, uma mulher muito má, que vivia fora da aldeia, convenceu um pequeno garoto a não mais dar seus floquinhos. Desta forma, ele seria a pessoa mais rica da cidade e teria o que quisesse.
Iludido pelas palavras da malvada, o menino, que era uma das pessoas mais populares e queridas da aldeia, passou a juntar CARINHOS e em pouquíssimo temo sua casa estava repleta de floquinhos, ficando até difícil de circular dentro dela.
Daí então, quando a cidade já estava praticamente sem floquinhos, as pessoas começaram a guardar o pouco CARINHO que tinham e toda a HARMONIA da cidade desapareceu. Surgiram a GANÂNCIA, a DESCONFIANÇA, o primeiro ROUBO, o ÓDIO, a DISCÓRDIA, as pessoas se XINGARAM pela primeira vez e passaram a IGNORAR umas as outras na rua.
Como era o mais querido da cidade, o garoto foi o primeiro a sentir-se TRISTE e SOZINHO, então procurou a velha para perguntar-lhe se aquilo fazia parte da riqueza que ele acumularia. Não a encontrando mais, ele tomou uma decisão: pegou uma grande carriola, colocou todos os seus floquinhos em cima e caminhou por toda a cidade distribuindo aleatoriamente seu CARINHO. A todos que dava CARINHO, apenas dizia: Obrigado por receber meu carinho.
Assim, sem medo de acabar com seus floquinhos, ele distribuiu até o último CARINHO sem receber um só de volta.
Sem que tivesse tempo de sentir-se sozinho e triste novamente, alguém caminhou até ele e lhe deu CARINHO. Um outro fez o mesmo... mais outro... e outro... até que definitivamente a aldeia voltou ao normal.


Queridos pais, 
Aceitem meu floquinho como prova do meu carinho, pois é assim que pretendo conduzir meu trabalho neste ano de 2009. 
Quero partilhar com vocês a alegria de conviver e de educar “nossos” pequeninos, com toda dedicação e prazer!
Um abraço cheio de carinho,

Aprendi no Jardim de Infância...


TEXTO REFLEXIVO PARA REUNÃO DE PROFESSORES 


TUDO O QUE HOJE PRECISO REALMENTE SABER,
 APRENDI NO JARDIM DE INFÂNCIA

Tudo o que hoje preciso realmente saber, sobre como viver, o que fazer e como ser, eu

aprendi no jardim de infância. A sabedoria não se encontrava no topo de um curso de pós-graduação, mas no montinho de areia da escola de todo dia. Estas são as coisas que aprendi lá:


1. Compartilhe tudo.
2. Jogue dentro das regras.
3. Não bata nos outros.
4. Coloque as coisas de volta onde pegou.
5. Arrume a sua bagunça.
6. Não pegue as coisas dos outros.
7. Peça desculpas quando machucar alguém.
8. Lave as mãos antes de comer e reze antes de deitar.
9. Dê descarga.
 10. Biscoitos quentinhos e leite fazem bem para você. 
11. Respeite o outro. 
12. Leve uma vida equilibrada: aprenda um pouco, pense um pouco... e desenhe.. e pinte... e cante... e dance... e brinque... e trabalhe um pouco todos os dias.
 13. Tire uma soneca às tardes. 14. Quando sair, cuidado com os carros. 15. Dê a mão e fique junto. 
16. Repare nas maravilhas da vida. 
17. O peixinho dourado, o hamster, o cãozinho e até mesmo a sementinha no copinho plástico, todos morrem... nós também.

NOTE: Pegue qualquer um desses itens, coloque-os em termos mais adultos e sofisticados e aplique-os à sua vida familiar, ao seu trabalho, ao seu governo ou ao seu mundo e verá como ele é verdadeiro, claro e firme. Pense como o mundo seria melhor se todos nós, no mundo todo, tivéssemos biscoitos e leite todos os dias por volta das três da tarde e pudéssemos nos deitar com um cobertorzinho para uma soneca. Ou se todos os governos tivessem como regra básica devolver as coisas ao lugar em que elas se encontravam e arrumassem a bagunça ao sair.
Estas são verdades, não importa a idade.
Ao sair para o mundo é sempre melhor darmos as mãos e ficarmos juntos.

Dinâmica reunião de pais

Praia Grande » Dinâmica de Reunião de Pais
Por » Silvia Rossine Editorial » Silylandia




Silylandia apresenta um artigo muito bem elaborado sobre uma dinâmica de reunião de pais, apresentamos os principais pontos para se fazer numa reunião de pais.












1- entregar para cada pais uma folha de revista, pedir para que eles amassem a folha e entreguem a professora(vc), um de cada vez.....mas ao amassar dizer uma coisa que não gosta no filho, alguma coisa que o filho faça que os pais não gostem.....depois entregam a folha amassada a professora (vc). Esta vai pegando todas as folhas e formando uma bola com elas......e vai ouvindo.......ao terminar a professora comenta que cada filho é diferente e tem alguma coisa, pelo menos uma coisa, que os pais não gostam, imagina a professora que tem todos os alunos, todos com suas diferenças e defeitos, manias.....e ela(prof.) tem que saber lidar com todos, e tb com os pais.....olha só como é difícil, para isso terá que ter o apoio destes apis, que são os que mais conhecem seus filhos, suas qualidades e defeitos......(mais ou menos isso, pode continuar falando mais coisas se quiser...)


2- entregar uma folha de sulfite para cada pais, pedir que façam um desenho e
pintem......não explicar mais nada, dar o lápis de cor para pintura tb, colocar uma musica de fundo, suave, dar um tempo para a finalização. Após desenharem e pintarem, irem entregando a professora(vc), esta pega as folhas mas não olha nem comenta.....após recolher todas as folhas, junte todas, rasgue e jogue na lata de lixo. Aí questiona os pais o que sentiram ao ter sua folha rasgada e jogada no lixo.....irão falar muitas coisas.....aí a professora coloca que é o mesmo sentimento que o launo(filhos deles) sentem quando chegam da escola contente pra contar o que aconteceu ou então trazendo os trabalhinhos feitos em aula e os pais deixam pra ver ou ouvir depois.....é como jogar no lixo.....( e aí vai falando...)


Texto reunião de pais

Desconheço autoria, mas compartilho com vcs!



FLOQUINHOS DE CARINHO


Havia uma aldeia onde o dinheiro não entrava.
Tudo o que as pessoas compravam, tudo o que era cultivado e produzido por cada um, era trocado.
A coisa mais importante, a coisa mais valiosa, era a AMIZADE.
Quem nada produzia, quem não possuía coisas que pudessem ser trocadas por alimentos ou utensílios, dava seu CARINHO.
O CARINHO era simbolizado por um floquinho de algodão. Muitas vezes, era normal que as pessoas oferecessem floquinhos de algodão sem querer nada em troca, pois sabiam que nunca ficariam sem floquinhos.
Um dia, uma mulher muito má, que vivia fora da aldeia, convenceu um pequeno garoto a não mais dar seus floquinhos. Desta forma, ele seria a pessoa mais rica da cidade e teria o que quisesse.
Iludido pelas palavras da malvada, o menino, que era uma das pessoas mais populares e queridas da aldeia, passou a juntar CARINHOS e em pouquíssimo temo sua casa estava repleta de floquinhos, ficando até difícil de circular dentro dela.
Daí então, quando a cidade já estava praticamente sem floquinhos, as pessoas começaram a guardar o pouco CARINHO que tinham e toda a HARMONIA da cidade desapareceu. Surgiram a GANÂNCIA, a DESCONFIANÇA, o primeiro ROUBO, o ÓDIO, a DISCÓRDIA, as pessoas se XINGARAM pela primeira vez e passaram a IGNORAR umas as outras na rua. Como era o mais querido da cidade, o garoto foi o primeiro a sentir-se TRISTE e SOZINHO, então procurou a velha para perguntar-lhe se aquilo fazia parte da riqueza que ele acumularia. Não a encontrando mais, ele tomou uma decisão: pegou uma grande carriola, colocou todos os seus floquinhos em cima e caminhou por toda a cidade distribuindo aleatoriamente seu CARINHO. A todos que dava CARINHO, apenas dizia: Obrigado por receber meu carinho.
Assim, sem medo de acabar com seus floquinhos, ele distribuiu até o último CARINHO sem receber um só de volta.
Sem que tivesse tempo de sentir-se sozinho e triste novamente, alguém caminhou até ele e lhe deu CARINHO. Um outro fez o mesmo... mais outro... e outro... até que definitivamente a aldeia voltou ao normal.


Queridos pais, 


Aceitem meu floquinho como prova do meu carinho, pois é assim que pretendo conduzir meu trabalho neste ano de 2009.
Quero partilhar com vocês a alegria de conviver e de educar “nossos” pequeninos, com toda dedicação e prazer!
Um abraço cheio de carinho,

Conhecendo meu corpo, minha família, minha casa







Tema: "Conhecendo meu corpo, minha família, minha casa..."
Disciplinas: Português, Matemática, História e Geografia, Ciências e demais disciplinas que integrarão este projeto e serão aplicadas por outros professores.
Duração: Setembro a Dezembro
Temas Transversais: Pluralidade cultural, Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania.




Apresentação do projeto:


Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando- se com outros seres e com todo o ambiente onde vive e identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.
Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar , enfim, a sociedade.
O grupo não só integrará trabalhos no contexto da alfabetização propriamente dita, mas seguirá o caminho da interdisciplinaridade e dos temas transversais propostos.


Justificativa:

Nesta fase da idade pré escolar é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas a sua história.
Conhecendo- se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar- se como ser modificador, crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento, seja ele, biológico, afetivo, social, familiar.
Portanto, este projeto é uma extensão do que iniciamos no 1º semestre e será mais um caminho para ampliação de vários campos do conhecimento, enfatizando e enfocando sempre a leitura, a escrita, o raciocínio, a lógica, a reflexão e a ação.



Objetivos:
. Reconhecer a importância e a necessidade de se Ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
. Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
. Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida , seu meio social e ambiental;
. Estabelecer uma relação com a sociedade;
. Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe;
. Conhecer seus antepassados;
. Identificar tipos de moradia e formas de construções;
. Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.



Conceitos:

Conhecer partes do corpo e órgãos do sentido;
Nomear as partes do corpo e os órgãos do sentido;
Reconhecer a existência de diferentes formas, quantidades, tamanhos e funções dos órgãos do nosso corpo;
Ampliar o vocabulário;
Ler e interpretar textos e imagens;
Classificar pares e ímpares;
Relacionar quantidades e números;
Resolver problemas;
Desenvolver o conceito das quatro operações fundamentais;
Ordenar partes para a formação de um todo;
Estabelecer relações de família e moradia;
Reconhecer as organizações familiares das sociedades;

Conhecer as relações entre o homem, sua saúde e todo seu ambiente.


Procedimentos:

Elaborar textos a partir do auto- conhecimento;
Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
Ler diferentes tipos de textos;
Realizar atividades diárias de higiene;
Entender o papel da escovação dentária;
Organizar rotinas de práticas de conservação da saúde;
Montar painéis;
Construir cartazes;
Confeccionar bonecos, fantoches, dedotes;
Elaborar com os alunos regras de higiene;
Desenvolver atividades lúdicas;
Dramatizar histórias;
Organizar entrevistas e pesquisas;
Registrar experiências vividas pelo grupo.


Atitudes:

Desenvolver hábitos e costumes de higiene e saúde;
Aprender a usar e proteger os órgãos do sentidos;
Valorizar a escovação diária dos dentes;
Respeitar e valorizar seu corpo, sua saúde , sua família, seu lar e todas as diferenças;
Preservar o corpo e a sua saúde;
Identificar todas as partes do corpo;
Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente;
Trocar efetiva experiências onde se estabelecerá características diferentes em termos de cor, raça, físico, pessoal, cultural, social;
Favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la;
Compreender que é um ser único e que há diferenças mesmo sendo membros de uma mesma família;
Desenvolver o auto - conceito.

Matemática

Seqüência numérica;
Ordem crescente e decrescente;
Situações- problemas;
Formas geométricas;
Altura, peso, maior, menor
Sucessor e antecessor

Ciências
Partes do corpo;
Cuidados com o corpo ;
Órgãos do sentido e suas utilidades;
Cuidados ao meio ambiente;
Limpeza e conservação do meio onde vivem.

História e Geografia

Árvore genealógica;
Membros Integrante da família;
Localização da moradia;
Partes da casa;
Diferenças da formação familiar e das moradias do outros grupos sociais;
Localização do seu espaço físico (casa, bairro, escola, rua, cidade, país);
Atividades

Textos informativos
Músicas relacionadas ao tema
Pesquisas
Jogos
Conversas e debates
Preparação de palestras e /ou entrevistas
Confecção de murais e cartazes
Recorte e colagem de gravuras
Cartazes com regras de higiene
Quebra-cabeça
Bonecos
Calendários
Literatura infantil
Atividades Matemáticas
Dobraduras
Seqüência de figuras (ordenação)
Reprodução de histórias
Recontos
Desenhos


Salada, saladinha

Projeto: "Salada, saladinha"



TEMA: verduras e legumes.
DURAÇÃO: março a novembro
PÚBLICO ALVO: Jardim II A e B

AUTORAS:Roberta kelly da Silva/ Daniela Cassia Teixeira/ Rlegilângela Regina Pimentel Flores/ Gisele Mara Faria

JUSTIFICATIVA:Por meio, da ação continua e gradual deste projeto, pretendendo fazer com os alunos descubram o valor de uma alimentação saudável, a importância da plantação para a raça humana, e a necessidade de plantarmos para colhermos, ou seja, não fazer do ato de se alimentar uma obrigação, e sim um hábito prazeroso, saudável e nutritivo.

OBJETIVOS:
Identificar diferentes tipos de alimentos;
Desenvolver a atenção e a percepção;
Estimular a criatividade e a imaginação;
Desenvolver o senso crítico;
Desenvolver a cooperação em grupo na elaboração de um plantio saudável;
Desenvolver a coordenação motora, os sentidos, as habilidades e opiniões opostas;
Trabalhar com as crianças o respeito para com a natureza e consigo mesma;
Conhecer as cores, formas, texturas, aromas e sabores, por meio, dos alimentos;
Desenvolver a consciência da necessidade de uma boa alimentação;
Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
Adquirir cuidados com a saúde e higiene;
Levar o aluno a encarar a necessidade de comer legumes, verduras e frutas como uma opção de saúde;
Aprender a plantar e colher;
Classificar e diferenciar os legumes, frutas e verduras;
Compreender o valor nutritivo dos alimentos;
Diferenciar quais as partes dos alimentos que ingerimos (raiz, folhas e frutos);
Estabelecer as diferenças entre doce, salgado e azedo.

CONTEÚDOS:

• Jogos e brincadeiras;
• Musicas e dança;
• Histórias e cantinhos;
• Plantio de diversas mudas;
• Terrário;
• Boneco de alpiste;
• Horta de garrafa pet;
• Culinária;
• Listas;
• Preservação de nosso viveiro (coleta de lixo);
• Construção com sucatas;
• Dobraduras, recortes, pintura;
• Fantoches de frutas, legumes;
• Experimentos;
• Quebra-cabeça;
• Jogo da memória e dominó;
• Bingo de frutas;
• Atividades orais e escritas;
• Confecção de livro (mundo maravilhoso)
• Técnicas de pintura;
• Máscaras;
• Massinha de modelar;
• Criação de esculturas (legumes e elementos tirados da natureza);
• Brincadeiras de feira e supermercado;
• Painel de frutas, verduras e legumes;
• Textos: parlendas, contos, adivinhas, trava-língua, rimas, poemas e receitas;
• Exposição das telas (Tarsila do Amaral);
• Passeio: a feira, ao bosque, ao horto florestal.

MATERIAIS UTILIZADOS:
• Papel (sulfite, cartolina, bubina, cartão, fantasia, crepom, laminado);
• Giz de cera e de lousa;
• Sucata (garrafa pet);
• Tesoura, cola, guache, lápis de cor, caneta hidrocor;
• E.V.A;
• Mural e cartazes;
• Horta (viveiro);
• Sementes e mudas (legumes, verduras, frutas);
• Pinturas;
• Desenhos;
• CD de músicas;
• Livros pedagógicos;
• Pote de vidro (terrário);
• Tela;
• Sala de aula, pátio, sombras das árvores, passarela, parque e outros;

CULMINÂNCIA: Feira do verde, onde poderemos expor toas as nossas plantações (viveiro) com degustações tiradas direto da terra.

AVALIAÇÃO: Contínua através da participação e interesse dos alunos.

BIBLIOGRAFIA:
• Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e Desporto. Brasília, 1998.
• Coleção Novos Caminhos: Formação Continuada na sala de aula. São Paulo: DCL, 2006.
• Revista Projetos Escolares: Educação Infantil.
• Revista Guia Prático do Professor de Educação Infantil.

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